DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Manuel Dias Gomes não pára! Hoje marcou presença no tentadero de Juan Pedro Domecq Morenés (ganadaria Parladé)









Fotos:Fernando Clemente

Ela está de regresso, não pode perder a sua reaparição!

Está mesmo a chegar para ficar e triunfar!
Vem para provocar uma verdadeira explosão!
 O seu dom é divino e vem para ficar!
Simplesmente...Isabel Ramos!
Dia 3 de Março.
Não pode perder!

Fotos:D.R.

Empresa de Salvaterra cria parceria com "Tauroleve" de Ricardo Levesinho



COMUNICADO

Exmos. Srs.
A empresa Emoção - Eventos Culturais, Lda. na qualidade de entidade concessionária e representada pelo seu sócio-gerente o Exmo. Sr. Eng. Vasco Dotti e a Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra na qualidade de proprietária e representada pelo seu Provedor, o Exmo. Sr. Armando Oliveira, assinaram hoje dia, 28 de Fevereiro de 2012, o contrato de arrendamento por 3 temporadas (2012, 2013 e 2014) com opção para mais um ano (2015) da Praça de Toiros de Salvaterra de Magos.
A empresa Emoção – Eventos Culturais, Lda. agradece publicamente à Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos a confiança depositada e ambiciona desenvolver um trabalho que respeite os termos do contrato de exploração e contribua para prestigiar ainda mais este bonito tauródromo.
Foi com alguma surpresa que verificamos ter apresentado as melhores condições, mas perante o facto de que a nossa proposta era indiscutivelmente a melhor, e naturalmente a vencedora, começamos a projetar a temporada 2012, que normalmente se inicia em Salvaterra de Magos com a tradicional Corrida do Tomate.
Embora só hoje tenha sido oficializado o contrato, já existia uma confirmação verbal da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos em que a vencedora do concurso para a exploração da Praça de Toiros tinha sido a nossa empresa. Com as atuais condições em que vivemos em Portugal e também não tendo experiência acumulada neste tipo de gestão, a empresa Emoção, Lda., sentiu necessidade de procurar ajuda para esta tarefa, tendo sempre como objetivo poder acrescentar valor à oferta que quer disponibilizar aos aficionados e público em geral.
Com este intuito e baseado na amizade e relação de confiança que existe com o Exmo. Sr. Ricardo Levesinho, (empresário que gere os destinos da Praça de Toiros “Palha Blanco” em Vila Franca de Xira), foi estabelecida uma parceria com a empresa - Tauroleve – Sociedade de Tauromaquia Letra da Neta, Lda., para organizar a 1ª Corrida de Toiros, prevista para as 17.00 horas do próximo dia 25 de Março de 2012 (Domingo).
Suportado por esta parceria será possível muito brevemente poder apresentar oficialmente o cartel desta 1ª corrida. Esta é uma relação que poderá prosseguir durante toda a temporada, assim o público venha a demonstrar apreço pelo trabalho desenvolvido, que só pode ser medido pelo volume de presenças nas bancadas dos espetáculos que pretendemos organizar.
Pretendemos realizar em SALVATERRA um trabalho na base do TOIRO de poucas palavras mas com muita EMOÇÂO.

(Vasco Dotti)

Foto:D.R.

ANA BATISTA NÃO INTEGRA O CARTEL DE 4 DE MARÇO NA PLAZA MÉXICO


 
México: Equipa de Ana Batista esclarece "queda" do cartel

Vimos por este meio agradecer o apoio constante que tem sido dado à campanha mexicana da cavaleira Ana Batista, e comunicar-lhe que no próximo dia 4 de Março, a cavaleira não estará no cartel da Plaza México, como apareceu anunciado até ao dia de ontem, Segunda-Feira 27, nos diários nacionais.

A empresa da Plaza México e os apoderados de Ana Batista, Sr. Rubén Ortega e o Matador Enrique Fraga não chegaram a um acordo económico para a participação da cavaleira na dita corrida. O que foi oferecido não chegava para cobrir os gastos, e o mínimo que se pediu à empresa, esta não pôde pagar. 

Foto:D.R.

APET ESCLARECE!


Caros aficionados,

Após algumas notícias vindas a lume que não coincidem com a realidade, pretende a APET informar que apesar da intenção manifestada pelo actual presidente de se demitir, qualquer decisão sobre o futuro desta instituição ficou pendente para dia 15 de Março data em que terá lugar a sua próxima Assembleia Geral, não havendo até aí, qualquer tipo de mudança.
Após essa Assembleia e por serem de interesse geral para a tauromaquia alguns dos assuntos em agenda, será emitido um comunicado para toda a Comunicação Social a dar conta do ocorrido.

Paulo Pessoa de Carvalho
Presidente da APET




segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Forcados de Lisboa com canal no MEO!

Canal nº 255909 – GFA de Lisboa no MEO Kanal
kanal.meo.pt
Prima o botão verde do comando MEO e insira o nº 255909 para ver o canal "GFA de Lisboa".

Palhas regressam, onze anos depois, com uma corrida completa a Vila Franca. "Tauroleve" quer elevar a "Palha Blanco" a "Capital da Verdade"

A empresa da Praça de Toiros "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira, quer elevar o recinto a "Capital da Verdade", apostando em toiros considerados "sérios" nos seus espetáculos, com o objetivo de atrair aficionados.

"Vila Franca quer ser a capital da verdade. Sendo o toiro um elemento fundamental da festa, é essa a nossa aposta, é a aposta nessa verdade", disse hoje Ricardo Levesinho, representante da empresa "Tauroleve", em declarações à Agência Lusa.
"Nós damos uma importância fundamental ao toiro e ao seu trapio (apresentação), mas também não nos esquecemos das figuras do toureio de Portugal e Espanha para tourearem nos nossos espetáculos", acrescentou.
A Praça de Toiros de Vila Franca de Xira tem sido gerida, desde 2008, pela empresa "Tauroleve", que tem apostado na apresentação e seriedade dos toiros que saem à arena da "Palha Blanco".
Essa condição atraiu em 2011 um maior número de aficionados à praça de Vila Franca de Xira, registando-se mesmo casas com "lotação esgotada", façanha que não acontecia naquele recinto há vários anos.
Perante esses "êxitos" de bilheteira, na maioria das vezes alcançado pela seriedade dos toiros apresentados, a empresa "Tauroleve" mostra-se "confiante" para levar a efeito a temporada de 2012, apesar da crise financeira que o país atravessa.
"Estamos confiantes. Desde 2008 que temos colhido resultados do nosso trabalho e continuamos a trabalhar, a batalhar e a acreditar que os aficionados vão estar presentes neste projeto de Vila Franca, que é um projeto de todos", declarou.
Em 2012, vão pisar a arena da "Palha Blanco" ganadarias consideradas "sérias" e que "transmitem emoção", destacando-se o regresso, onze anos depois, de um curro completo da emblemática ganadaria Palha.
Pela arena de Vila Franca vão ainda passar toiros das ganadarias portuguesas de Canax Vigoroux, Oliveira e Irmão, Manuel Assunção Coimbra e Falé Filipe, entre outras.
De destacar, ainda, que, entre os dias 06 e 08 de julho decorrem as corridas de toiros inseridas no "Colete Encarnado".
Entre 06 e 09 de outubro é a vez de assinalar a "Feira de Outubro", certame que acolherá a corrida da ganadaria Palha e que servirá ainda para assinalar o 80.º aniversário dos forcados Amadores de Vila Franca.

RTP/LUSA

Os primos em Espanha



A não perder!


João Maria Branco, Francisco Zenkl e Francisco Cortes treinam em conjunto na Herdade das Barbas-Estremoz

 Branco
 Cortes
Zenkl

O treino foi em conjunto na herdade da família Cortes e no final este bonito retrato, ode se pode ver, entre outros, o pai de João Maria Branco, o bandarilheiro Albino Fernandes, João Maria Branco, Vasco Taborda Jr, Mestre José Maldonado Cortes, Vasco Taborda, Fernando Canto e Salvador Taborda.

Fotos:Fernando Clemente

Forcados de Monforte brilham em Atarfe

 O Grupo de Forcados Amadores de Monforte participou no último fim-d-semana no Certame de Rejoneo de Atarfe 2012.
O Grupo pegou novilhos/touros de Flores Tassara, sendo que foram caras Pedro Peixoto ao 1º intento e Vítor Carreiras ao 2º intento.
Uma prestação brilhante da formação alentejana.

Foto D.R.

Aplaudir informa:

Serve o presente para informar a aficion que os bilhetes para a Corrida da Inauguração Oficial da Temporada na Monumental Celestino Graça estarão à venda a partir de amanhã dia 28 nos locais habituais. Pode entretanto fazer a sua reserva através do telefone 91 4094038 ou bilhetesaplaudir@gmail.com
Os bilhetes foram colocados à venda mais cedo devido aos inumeros pedidos que nos foram endereçados para que os colocassemos atenpadamente. Lembramos que os preços dos mesmos são os mais baratos praticados em Portugal desde 7,50 euros!!!
 
Aplaudir

Rematado o cartel de Alpalhão!

 Duarte Pinto em Alpalhão

Depois de termos anunciado a Cavaleira Sónia Matias para o dia 8 de Abril, Domingo de Páscoa , para a Tradicional Corrida de Touros de Alpalhão, vimos agora dar o cartel definitivo com a inclusão de 2 jovens cavaleiros que se destacaram na passada temporada: Paulo Jorge Santos um dos portugueses que mais triunfa em Espanha e Duarte Pinto o jovem que mais se destacou em Portugal na temporada passada. Os toiros com apresentação digna e com 4 anos de idade são da afamada Ganadaria de José Luis Vasconcelos e Sousa D´Andrade. Disputam um Trofeu para a Melhor Pega os Forcados Amadores de Portalegre e Monforte.
 
Os preços são populares e estarão à venda a partir do 20 de Março com reservas através do telefone 91 4094038.
 
Ovação e Palmas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Paulo Pessoa de Carvalho: Presidente demissionário da APET

 Paulo Pessoa de Carvalho comunicou ao Diário Taurino que está demissionário do cargo de presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET).
"Até ao dia 15 de Março continuo a presidir, depois decorrem as eleições", disse.
A tomada de posição do empresário foi conhecida e discutida durante a última assembleia extraordinária daquele órgão, na sexta-feira, em Lisboa (Salão Nobre do Campo Pequeno).
"A reunião foi positiva", adiantou Paulo Pessoa que revelou ainda que está "empenhado" em desenvolver "outros projectos" e dar um "maior acompanhamento" à sua vida pessoal e familiar.
O Diário Taurino apurou ainda junto de uma outra fonte que Rui Bento deverá ser o próximo presidente da APET.

Escola de Toureio de Alter: "Parrita" continua preparar futuros diestros




O matador de toiros Sérgio dos Santos "Parrita" continua a trabalhar no campo com os alunos da Escola de Toureio de Alter do Chão.
Desta feita foi na herdade do ganadero alterense Custódio Cabaço.
"Parrita" intensifica os treinos com a criançada que sonha vir a triunfar nas arenas, com o objectivos de apresentar a escola ao "mais alto nível" no fim de semana taurino de Cabeço de Vide, nomeadamente no dia 25 de Março.

Fotos:D.R.

Na Herdade do Marmeleiro (Manuel Coimbra): José Luís Gonçalves, Tó Jó e Manuel Dias Gomes marcaram presença no tentadero e bordaram o toureio. Olé!


Sónia em Alpalhão

 A empresa Ovação e Palmas informa que a cavaleira Sónia Matias estará presente no dia 8 de Abril, Domingo de Páscoa, na Praça de Toiros de Alpalhão. 
A cavaleira vai dividir o cartel com mais dois cavaleiros que brevemente serão anunciados.
A empresa liderada por Luís Miguel Pombeiro anuncia ainda que o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre também vai estar presente, dividindo a tarde com outro grupo.

Foto:D.R.

Forcados de Arronches preparam temporada em Barbacena...E já lá vão cinco treinos!



O Grupo de Forcados Amadores de Arronches voltou a treinar este fim-de-semana na praça de toiros desmontavel de Barbacena (Elvas), frente a exemplares de Pedro Tinoco.
 Este foi o 5º treino do grupo de preparação para a temporada 2012
 
Fotos:D.R.

ANA BATISTA VOLTA À MONUMENTAL MÉXICO


A cavaleira Ana Batista volta, no próximo dia 4 de Março, à Monumental México, fazendo parte de um cartel composto por quatro toureiras. 
Para além da cavaleira de Salvaterra de Magos, a pé farão o paseíllo a espanhola Mari Paz Vega, e as mexicanas Ilda Tenorio e Lupita López. 
Para cavalo anuncia-se a ganadaria de Rancho Seco, e para pé os seis toiros pertencem a Jesús Cabrera. 
Pela primeira vez a fazer campanha no México, Ana Batista debutou na maior praça de toiros do mundo, precisamente há um mês atrás, a 4 de Fevereiro, no primeiro festejo do 66.º aniversário da Plaza México, onde deixou bom sabor de boca.
Com vista ao seu segundo compromisso na Monumental México, Ana Batista tem estado a intensificar a sua preparação, toureando e matando vacas no cortijo onde está sediada desde a sua chegada a terras azetecas. 


Foto/Texto:D.R.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Festival de Homenagem a Lourenço Mourato em Santo António das Areias quase rematado!


 Alguns dos toiros a lidar no festejo
 O ganadero, Abel Correia e a responsável pela Casa do Povo local, Cristina Novo
 Almoço em Santo António das Areias para alinhavar últimos detalhes

-O Festival Taurino de Beneficência a favor da Construção do Lar de Idosos da Casa do Povo de Santo António das Areias começa a ganhar forma. O festejo, que servirá também para homenagear o saudoso critico taurino Lourenço Mourato está para já composto da seguinte forma:
21 de Abril, 16:00
Cavaleiros

João Moura
Joaquim Bastinhas
Tito Semedo
Bastinhas Jr
Miguel Moura
Outro a designar
Toiros de Rodolfo André Proença
Forcados Amadores de Cascais e Portalegre
 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Exclusivo: "Parrita" deverá confirmar alternativa em Madrid!


O matador de toiros português, Sérgio dos Santos “Parrita” deverá este ano confirmar (em Agosto) a alternativa em Madrid, apurou o Diário Taurino junto de uma fonte próxima do toureiro.
De acordo com a mesma fonte, o seu apoderado Domingos Gama reuniu hoje em Madrid com os empresários de Las Ventas, no sentido de “Parrita” confirmar esse passo importante na sua carreira na primeira praça do mundo.
Embora ainda não esteja nada confirmado, existe diálogo e as coisas estão “no bom caminho”, sublinhou a fonte.
Entretanto, “Parrita” vai fazer campanha em Espanha, estando para já previstos vários festejos em praças da região de Madrid.
Em 2012 o toureiro espera ainda pisar a arena do Campo Pequeno.

Foto:D.R.