DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Badajoz recebe "Galardão Prestigio 2014" esta quinta-feira em Lisboa






O “Galardão Prestígio 2014”, atribuído pela Administração da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno SA ao bandarilheiro António Badajoz, vai ser entregue quinta-feira, no início da corrida que se realiza na praça de toiros do Campo Pequeno.
António Pereira Cipriano, conhecido no mundo taurino por António Badajoz, nasceu em Coruche a 22 de Setembro de 1922 e tomou alternativa no Campo Pequeno, a 9 de Setembro de 1949, apadrinhado por Manuel Segarra.
Foi fundador, com seu irmão Manuel, da Escola de Toureio de Coruche de onde saíram matadores se toiros como Joaquim Marques, José Simões, José Falcão, Óscar Rosmano, Vítor Mendes e “Parreita Cigano”, para além de muitos bandarilheiros.
Pertenceu às quadrilha das principais figuras do toureio a pé e a cavalo de Portugal e foi o bandarilheiro português de maior renome internacional, tendo atingido grande notoriedade além fronteiras quando integrou as quadrilhas dos matadores de toiros Manuel dos Santos, Francisco Mendes, José Júlio e José Trincheira.
Profundo conhecedor do toiro, além de exímio com o capote e as bandarilhas, foi competente apoderado de várias figuras do toureio e integrou as quadrilhas dos cavaleiros Mestre João Núncio, Luís Miguel da Veiga, Jose João Zoio, Emídio Pinto, Manuel Jorge de Oliveira e Paulo Caetano.
Durante  vários anos foi “vedor” dos toiros a lidar pela empresa do Campo Pequeno.
Despediu-se das arenas, no Campo Pequeno, a 5 de Setembro de 1991.
O galardão Prestigio destina-se a premiar a carreira de um artista ou instituição, pelos relevantes serviços que tenha prestado à tauromaquia.

Foto:D.R.