Duas das tentativas ao toiro que foi "vivo aos currais"
Afinal não são só os toiros espanhóis que fazem estragos nas arenas portuguesas...
Este Sábado, em Santo António das Areias (Marvão), um toiro (fotos) de Manuel Dias armou um arraial de pancadaria nos forcados de Azambuja, deixando o público nas bancadas em pânico e os forcados de garganta seca.
O toiro, o primeiro a ser lidado num espectáculo de variedades taurinas, entrava com bastante pata, chegava lá atrás batia e despejava tudo e todos.
Após quatro tentativas de caras, tendo o forcado recolhido à enfermaria e posteriormente ao hospital, foi tentada a sorte de cernelha, mas sem sucesso.
Seguiram-se ainda tentativas a sesgo e uma outra, a última, de estalo!!!!
Grande tentativa do forcado Walter (grande poder de braços), pena que o grupo não tenha ajudado...
Conclusão: Toiro devolvido aos currais.
Quanto ao espectáculo, a matéria prima dificultou a vida aos jovens toureiros que mostraram a tudo e todos que têm ainda um longo caminho a percorrer.
Perante toiros com sentido (pareceram-me avisados), a adiantarem-se aos cavalos e a revelarem bastante génio, estiveram em praça Alexandre Gomes, Tiago Lucas. Joaquim Guerra, Miguel Tavares, Rui Guerra e Maria Mira que fizeram aquilo que sabiam para poder obter o êxito...
Uma coisa é certa: Neste festejo houve emoção.
Com investida indefinida e algo perigosos para os cavaleiros e forcados, pegaram ainda neste festejo os forcados de Portalegre e de Monforte que cumpriram bem a sua função.
Em disputa estava também o troféu para a melhor lide e melhor pega, tendo o júri decidido atribuir o de melhor pega ao Grupo de Portalegre, nomeadamente à pega do quarto da ordem, uma sorte executada pelo forcado Ricardo Almeida.
Já o troféu para a melhor lide ficou deserto...
Perante meia casa, dirigiu o festejo José Tinoca, assessorado por José Guerra.
Cristina Novo, a aficionada presidente da Casa do Povo de Santo António das Areias com o forcado de Portalegre que conquistou o troféu para a melhor pega