DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 2 de julho de 2013

À MEMÓRIA DE JOSÉ MARIA CORTES- Por Chaubet

José Maria Cortes estava na força da vida. Franco, valente, decidido, frontal, leal, voluntarioso, alguém com quem os amigos - e eram muitos- podiam contar em todas as circunstâncias. Casado há pouco tempo, não constituíra ainda a família com que sonhara. Uma estúpida e vulgar rixa impediu o seu desígnio. Maldosa e cobardemente, foi assassinado no dia 27 de junho de 2013, em Alcácer do Sal.  Atleta de eleição, habituado a enfrentar  a morte e a perigos de toda a ordem, mas sempre de forma clara e limpa, foi traiçoeiramente esfaqueado por mísero poltrão.
 Ana e João, sofrendo o maior desgosto que uns Pais podem suportar - a perda de um filho. Irmãos, restante família, amigos e companheiros, certamente choram com mágoa tão estúpida perda. Mas Rita, a companheira que escolhera para constituir família e, certamente, uma vida longa e feliz, viu igualmente
abruptamente cerceados o que a dois haviam planeado. Uma autêntica tragédia que emocionou e emociona qualquer pessoa de bons sentimentos e moralmente bem formada. As inúmeras mensagens de solidariedade e encorajamento que através da net se leem, provam-no. Mas o mundo não é perfeito. Existem muitas aberrações que tomam atitudes por vezes tão inesperadas, agressivas e insensíveis, que nos impressionam e chocam.
 Zé Maria era aficionado e um GRANDE FORCADO do G.F.A. de Montemor. Para os que se dizem defensores dos animais e advogam o fim das touradas, imperdoável pecado. Ao contrário do que apregoam, ciumentos, vaidosos, rancorosos, oportunistas sem vergonha e poder de argumentação para defender a sua discutível causa, não hesitaram em aproveitar estes tristes acontecimentos, para continuarem o seu estéril ataque à Tauromaquia. Alguns exemplos da sua reação:
 
No blogue CALDAS DA RAINHA ANTI TOURADAS - Vítor Loureiro: Temos pena...mas...menos um ignorante arruaceiro. //  Um energúmeno qualquer que responde por Felipe Reis (eufórico): Assim é que é!// Joaquina Barros Dias, sobre os forcados,(" usando palavras de salão que era para reproduzir como veem no blogue referido mas que a minha educação, apenas permite que que dê pistas para que as  identifiquem" : Eles parecem mesmo uns p........s com aqueles fatos.// Maria Helena Domingues quis ultrapassar a anterior "senhora" no seu vocabulário ordinário e conseguiu: Todos umas bestas! Impotentes! Vão-se f...r, bando de filhos da p..a. (como se pode verificar, prima a boa educação). 
 
Estranhamente, no País de brandos costumes e bons sentimentos que dizem ser o nosso, há mais comentários deste género e irei denunciá-los mas, por agora fico-me por aqui. O assunto que me levou a escrever este texto é demasiado sério e doloroso para que o esteja a desvirtuar perdendo tempo com gente tão reles. 
 
Carlos Patrício Álvares (Chaubet)