DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 29 de março de 2011

Fim-de-semana super taurino em Cabeço de Vide (C/FOTOS)




















Jornada de antologia taurina foi a que se viveu em Cabeço de Vide no dia 26 e 27 de Março. Super organização do Município de Fronteira, onde uma vez mais o vereador António Gomes, meteu mãos à obra e teve o sucesso absoluto.
No dia 26 logo cedo a jornada com treino dos forcados de Alter do Chão e os Académicos de Elvas frente a reses de Rodolfo Proença, com a presença de público bastante assinalável.
Durante a tarde assistiu-se a uma aula prática de tauromaquia, com reses de excelente nota de Francisco Luís Caldeira, e onde o finíssimo matador Javier Valverde a demonstrar arte e poderio com o capote e com a muleta. O matador Salamanquino Juan Diego também esteve à altura das reses que teve de enfrentar.
O novilheiro Manuel Dias Gomes, que foi triunfador de alguns troféus na temporada anterior, não teve tanta sorte com o lote, no entanto mostrou ofício e que está em condições dos desafios que se adivinham, alguns do lado de lá da fronteira.
Na antiga estação de comboios, foi inaugurada a exposição “Tauromaquia ontem e hoje”, seguindo-se um interessante colóquio sobre a promoção e defesa da Festa. O apresentador do programa Arte e Emoção José Cáceres, foi o moderador de serviço e os oradores Cavaco Faísca, António Valente, Pedro Figueiredo, João Queirós e Marco Gomes, com um público que preencheu por completo o espaço, debateram durante mais de 2.30h, com intervenções pertinentes.
Pela noite dentro quase 300 pessoas jantaram e homenagearam o Dr. João Mendes de Almeida e o Engº Ricardo Mota.
Já no dia 27 com o tempo a ameaçar chuva, começou a demonstração de pegas de cernelha e ferra de reses bravas do ganadeiro João Buinho. O grupo de Forcados Amadores de Portalegre apresentou várias parelhas de cernelheiros.
A demonstração de toureio a cavalo esteve a cargo de Filipe Vilhais, Cláudia Almeida e Andreia Oliveira.
Filipe Vilhais agora que está prestes a tirar a alternativa, mostrou estar preparado para tal.
A cavaleira amadora esteve em pleno desembaraço e com noção de querer ser alguém no mundo do toureio. A debutante Andreia Oliveira, apresentou algum nervosismo inicial, por ser a sua apresentação em público, no entanto com o decorrer da lide foi demonstrando argumentos suficientes para continuar a sua carreira.
Por seu lado a Escola de toureio Joaquim Gonçalves, coadjuvou as lides e Duarte José foi a estrela no toureio apeado com arrojo e determinação.
Com 4 pegas ao primeiro intento o GFA de Portalege (juvenis) mostraram ter muitos recursos para continuar a engrossar a sua listagem de forcados, agora composta por seis elementos do Clube Taurino do Agrupamento de escolas do concelho de Alter do Chão.
Certamente para o ano mais uma iniciativa deverá acontecer com a determinação do vereador António Gomes.
            
Texto: Marco Gomes

Fotos: Município de Fronteira