Do bandarilheiro António Pedro recebi uma mensagem no Facebook na sequência de um texto aqui publicado e identificado (tenho endereço e outros dados), em que um aficionado mostrou-se algo crítico com as contratações efectuadas para a feira de aniversário da praça de Vila Franca, reivindicando a presença de toureiros da terra no certame.
Esse aficionado, que também assina por António Pedro (há muitos) não é, segundo o popular bandarilheiro a sua pessoa, ou seja ele próprio...
António Pedro quer clarificar esta questão e eu passo a publicar a mensagem que recebi esta tarde do popular bandarilheiro no Facebook:
"amigo Hugo, sabes que eu sou pessoa de bem, peço-te por favor que esclareças as pessoas que não tenho nada a haver com o mail que te enviaram o meu nome e Antonio Pedro Santos Santana alguém se anda a servir do meu nome um abraço e o meu obrigado"
o e-mail da polémica assinado por um "outro" António Pedro:
Opinião de um aficionado sobre a elaboração dos carteis da feira de Outubro em vila franca.
Grande feira de outubro, está aí á porta já!! Excelente o trabalho da empresa em escolher ganaderias com apresentação e trapio, capaz de envergonhar praças que se dizem de primeira...........Pena está é na elaboração dos cartéis, que na minha opinião, como aficionado que sou, não foi de forma alguma bem conseguida!! Permitam-me que manifeste a minha indignação nalguns pontos. Em primeiro lugar, acho completamente descabido a não integração de alguns toureiros vilafranquenses na feira, pois um deles triunfou no colete encarnado, logo era mais que lógico haver um lugar para ele na feira de outubro, outro deles tem triunfado forte do outro lado da fronteira, para alem disso da ultima vez que toureou
Isto até pode parecer disparate para alguns, mas se estiverem atentos á tauromaquia mundial, verão que em qualquer feira dita importante, ou uma feira media, integram sempre os toureiros da terra, alguns casos até é a unica corrida que esses toureiros fazem durante toda a temporada, mas na terra deles têm lugar e são acarinhados! Todos sabemos que já lá vai o tempo em que a tauromaquia tinha valores e ética, e já lá vai o tempo dos taurinos e aficionados de solera, assim como já lá vai o tempo do aficionado da Palha Blanco que não deixava passar em branco situações como estas, também já lá vai o tempo em que os toureiro se valiam dos seus triunfos para poderem tourear mais corridas.
A modernidade dos tempos fez com que hoje em dia os toureiros se valham mais do seu poder económico e da sua influência no meio para tourear, do que do seu verdadeiro valor em frente aos toiros, porque o tempo em que o toiro punha cada um no seu sitio, tambem já lá vai; hoje em dia quem poe cada um no seu sitio são os favores, e as jogadas empresarias dos empresários/ apoderados que fazem favores uns aos outros e trocas de corridas, como quem diz: "metes o meu toureiro na tua praça, que eu depois ponho o teu, numa praça minha", isto tudo normalmente sem importar falar de questões monetárias, porque estas tambem ja valeram alguma coisa mas foi noutros tempos.
Ficam agora algumas perguntas por responder: será que ha toureiros a integrar a feira de Outubro de 2011 que merecem la estar? Ha toureiros que integram a feira de outubro que triunfaram de forma a merecerm a oportunidade? Será que os toureiros de Vila Franca se resumem á 2 elementos da Familia telles, ao Maestro Vitor Mendes e ao Antonio Joao Ferreira? Numa terra Mãe de toureiros não me digam que os unicos que prevalecem são os que foram referidos anteriormente, sim, porque estes são os unicos toureiros de Vila Franca que integram a Feira de outubro de 2011.
A derradeira pergunta é: Será que vale a pena alguns toureiros trabalharem arduamente invernos e tragarem temporadas difcéis, corridas de toiros complicadas, e ainda assim triunfarem, para quando chega a altura verem que nem a sua propria terra lhes dá valor???
Á empresa Tauroleve, espero que continuem com o excelente trabalho que têm feito até agora, e que aceitem, a meu ver, esta crítica construtiva, e que não caiam no conformismo empreserial em que caíu a nossa tauromaquia, dos favores e dos comodismos dos toureiros abastados que compram sectores inteiros de bilhetes que oferecem aos aficionados ocasionais, que chegam ao intervalo da corrida e pensam que ja terminou....... a Palha Blanco por tudo aquilo que é não merece isso, a aficion não merece isso e a tauromaquia não merece isso. Um Bem haja a empresa, pois acredito que estamo todos aqui para o bem e a continuação da verdadeira festa.
Foto:D.R.