DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Alter do Chão: Tarde séria perante casa cheia (C/Fotos)

António Telles
 Vítor Ribeiro
Salgueiro da Costa
Sérgio dos Santos "Parrita"
Fábio Machado


Comecemos então pelos prémios atribuídos em Alter do Chão... O júri decidiu atribuir o troféu melhor lide (troféu D. José de Athayde) a João Salgueiro da Costa e o de melhor pega (troféu Luís Saramago) a Noel Cardoso, do grupo de Montemor.
Não concordo, mas nestas coisas dos concursos é sempre assim. Compreendo, percebo, pois também já fui júri.
 Na minha óptica a melhor lide foi assinada por António Telles, frente ao “bruto” toiro da ganadaria Palha, o astado que lidou em primeiro, mas se o prémio recaísse numa lide limpa, rematada com um palmito e assinada por Vítor Ribeiro, ao quinto da tarde, não ficaria mal. Penso eu!
Agora atribuir o troféu a Salgueiro da Costa, com todo o seu valor perante o último do festejo, tendo colocado dois ou três ferros de valor (é verdade), a atacar de largo o oponente e a pisar terrenos de compromisso, não merecia de todo o galardão que lhe foi atribuído.
O próprio toureiro sentiu que nem tudo correu bem em Alter e a prova disso mesmo é que nem sequer deu volta à arena no final das suas duas actuações…Isto quer dizer alguma coisa.
Agora os forcados: Na minha opinião o troféu seria sempre entregue ao grupo de Montemor. Não seria a
Noel Cardoso, que fez uma viagem a “escorregar” pela cara do toiro e no momento de “largar” foi agarrado pelo oponente, mas sim à primeira pega daquele grupo, assinada por João Tavares.
Mas o júri decidiu, está decidido. Respeito!
Em resumo: Duas boas actuações de António Telles, principalmente a primeira, à mestre e uma boa passagem de Vítor Ribeiro, principalmente no quinto da tarde.
Salgueiro da Costa oscilou, mas foi aquele que teve os ferros da tarde e conquistou assim o conclave com o “aparato” das sortes que nem sempre foram das mais ortodoxas no momento da cravagem.
No capítulo das pegas brilharam principalmente os de Montemor. Três pegas ao primeiro intento: João Tavares, João Braga e Noel Cardoso.
Pelos de Alter: Diogo Bilé, à primeira, Gonçalo Afonso, à segunda, e de cernelha, após vários avisos, Jorge Nagy e Elias Santos resolveram com eficiência.
Os seis toiros da ganadaria Palha, de grande apresentação, não perdoaram os cavaleiros quando esses caiam em erro, já no que toca ao campo da bravura a coisa ficou um bocadinho longe....
Perante três quartos de casa esteve ainda em praça o matador Sérgio dos Santos “Parrita”.
Esteve bem de capote perante o Canas Vigouroux e rubricou duas boas tandas de derechazos, com a muleta pelo chão e a “correr” a mão. Passagem digna!
Bandarilhou Fábio Machado com eficiência, rubricando um bom terceiro par.
De destacar ainda que ao intervalo o empresário Jorge de Carvalho, nos comandos da praça de Alter do Chão há 20 anos, foi homenageado pelos proprietários do espaço, a Banda Alterense, com o descerrar de uma placa no pátio de quadrilhas. Vinte anos de JC Toiros é obra, mas o trabalho tem sido perfeito, diga-se!
Dirigiu com acerto Agostinho Borges.

HT (texto e fotos)