DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Última Hora: Forcados de São Manços repreendidos pela ANGF

             Forcados de São Manços repreendidos pela ANGF   Foto:D.R.

A notícia/comunicado da ANGF foi publicada no site do Grupo de Forcados Amadores de Santarém (GFAS) e explica que os forcados de São Manços vão ser repreendidos por terem "desrespeitado" uma norma da agremiação.
O caso passou-se numa corrida em São Manços, e nós com a devida vénia ao GFAS e à ANGF publicamos o seu conteúdo.

Caros Associados na ANGF,

Em 30 de Novembro de 2002, na Assembleia Geral que se realizou na Estação Zootécnica Nacional, ficou decidido, entre todos os Grupos de Forcados, qual a ordem em que os Grupos pegavam as reses bravas nos espectáculos tauromáquicos.

Vimos relembrar o que ficou decidido:
1)       A primeira rés brava que sair à praça é pegada pelo Grupo de Forcados mais velho (o que sai à direita nas cortesias);
2)       A segunda rés brava que sair à praça é pegada pelo segundo Grupo de forcados mais velho;
3)       A terceira rés brava que sair à praça é pegada pelo terceiro Grupo de forcados mais velho;
4)       A quarta rés brava que sair à praça é pegada pelo quarto Grupo de forcados mais velho;
5)       Depois de todos os Grupos de Forcados presentes no espectáculo tauromáquico terem pegada uma rés brava, e no caso de haver mais rés bravas para serem pegadas, a situação volta ao início, pegando a quinta rés brava que sair à praça o Grupo de Forcados mais velho e, assim, sucessivamente.

Esta é a norma que deverá ser seguida.
Porém, no sorteio, se os cabos dos Grupos de Forcados presentes no espectáculo tauromáquico combinarem de forma diferente, será o que ficar então combinado nessa altura.
Se nada for combinado no sorteio, aplica-se a norma.

No passado sábado, dia 28 de Agosto, na corrida realizada na Praça de Toiros de S. Manços, o Grupo de Forcados Amadores de S. Maços infringiu esta regra, pois deveriam ter pegado a 2ª, 4ª e 6ª rés brava que saiu à praça e não a 2ª, 3ª e 5ª rés brava que saiu à praça. Não só não respeitou a norma como não respeitou o Grupo mais velho em Praça.

Assim e por ter desrespeitado uma norma interna da ANGF, e por esse facto, será emitida e enviada uma repreensão escrita para o Grupo de Forcados Amadores de S. Manços.

Pedimos o favor dos senhores cabos terem a maior atenção neste assunto, para não criarem situações de desconforto para com os espectadores.

No caso de haver dúvidas em alguma situação no que às actuações dos Grupos de Forcados diz respeito, deve ser o Grupo de Forcados mais antigo no espectáculo tauromáquico (o que sai á direita nas cortesias) que deverá decidir, por bom senso e de acordo com as regras da ANGF, as quais como sabem são votadas por todos os cabos, o que tiver de ser decidido na altura, ficando este com a responsabilidade da sua execução.

É de todo evitável que se criem situações como as que se passaram em S. Manços para bem dos Grupos de Forcados presentes e da ANGF.

A Direcção da Associação Nacional de Grupos de Forcados