DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Sónia Matias faz balanço da temporada 2010


 Num final de temporada taurina, onde o público encheu as praças por este pais fora faz todo o sentido fazer um balanço mais específico daquilo que foi a época da cavaleira Sónia Matias num ano de comemorações dos seus dez anos de alternativa.
Antes de mais e em jeito de objectividade e sucintamente a cavaleira teve um ano muito positivo a todos os níveis, tendo sido todavia e o mais importante não ter sofrido qualquer colhida em praça ou em treinos. Esta é antes de mais a melhor notícia de toda a temporada.
Sónia preparou a época com bastante afinco, passando todo o Inverno a experimentar cavalos novos, a treinar diariamente, procurando entender-se com os seus aliados, verificando quais os que mais se adaptavam ao seu toureio. Renovou praticamente toda a quadra. O que mais tarde se veio a verificar, in loco, é que de facto fez as escolhas certas.
Foi sem dúvida um dos seus melhores anos em termos de preparação física e dos seus cavalos, muitas horas de treinos e muita dedicação foram o culminar de uma temporada que depois se traduziu em sucesso.
Sónia Matias iniciou a temporada a 18 de Abril e terminou a 5 de Outubro. Realizou um total de 35 festejos, dos quais 29 corridas de toiros e 6 festivais. Venceu 4 Prémios para a melhor lide a cavalo nas seguintes praças: Alenquer, Povoa de Santa Iria, Santo Aleixo da Restauração e Redondo.
            Sendo este o ano de comemoração dos seus dez anos de alternativa, foi homenageada em diversas praças do país, tais como Povoa do Varzim, Nazaré, Santarém, Grândola e Montemor-o-Velho.
            Para além destas homenagens públicas e que decorreram em corridas de toiros, a cavaleira foi ainda homenageada logo no inicio da época, com um jantar na carismática Tertúlia Mexicana, onde contou com toda a sua equipa assim como com muitos dos seus colegas de toureio, família e aficionados.
            Sónia Matias participou também na primeira Feira Transfronteiriça do Toiro Bravo que decorreu na vila de Mourão, apresentando um stand com alguns dos seus trajes e objectos pessoais que marcaram a sua carreira profissional ao longo destes dez anos de alternativa.
            Um dos outros pontos altos desta época de 2010 foi o regresso a duas praças de grande importância no panorama tauromáquico em Portugal, nomeadamente a praça de toiros de Évora e o emblemático Campo Pequeno, a catedral do toureio que relembra sempre a infância e os sonhos da cavaleira.
            Sónia Matias foi ainda a primeira mulher a conceder a alternativa no Campo Pequeno, sendo madrinha do cavaleiro venezuelano José Luís Rodriguez, numa noite que marcou também esse tão desejado regresso àquela praça.
A cavaleira foi ainda entrevistada pelo Jornal Olé, pelo Jornal de Noticias, pela Revista da Companhia Sata, pelo Jornal Linhas d`Elvas e ainda pela revista social Flash. Participou em diversos programas de rádio e televisão, nomeadamente para a Rádio São Mamede, no programa “De praça a praça” e no reconhecido espaço radiofónico " Burladero de Imprensa " da Rádio Voz de Alenquer. Ainda no que diz respeito aos órgãos de comunicação Social, Sónia foi convidada pela TVI a estar no programa de maior audiência da manhã – Você na TV com Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. Esta entrevista teve como objectivo mostrar aos espectadores o álbum de fotografias da cavaleira assim como alguns dos seus trajes de eleição. Ainda em relação à televisão, esta digital, a cavaleira concedeu uma grande entrevista ao programa "A Tribuna Lusitana". Trata-se de um programa semanal que é uma referência para o meio equestre, nomeadamente em relação ao cavalo Lusitano. Esta mesma entrevista foi vista em 72 países através do site da televisão digital - ww.tribunalusitana.com.
A cavaleira participou ainda e relativamente a este meio áudio visual no programa “Especial”no Canal interactivo Q da ZON TV CABO.
Sendo a cavaleira apelidada por muitos como a cavaleira do povo, o cantor popular Nélio Pinto compôs e escreveu uma musica chamada “Olé olé Sónia Matias” que foi divulgada no youtube e ouvida por muitos dos seus admiradores e aficionados.
Não é pois possível fazer um balanço da temporada de Sónia sem referir os seus cavalos, já que foram parte fundamental dos êxitos que alcançou durante a época. O cavalo Atrevido esteve em praça 47 vezes, sendo a estrela da quadra. Demonstrou uma empatia com o publico e um entendimento com a cavaleira que fez levantar muitas vezes o público das bancadas. O Atrevido atreveu-se tantas vezes que marcou muitas corridas pela alegria contagiante que transmitia.
O cavalo Gitano esteve em praça 29 vezes e o Zebedeu 27, foram cavalos que marcaram muitos dos êxitos da cavaleira, assim como o cavalo Monforte, que permitiu a cravagem de bons ferros e valeu muitas ovações em praça. O cavalo Monforte saiu 25 vezes assim como o celebre cavalo Sultão, que apesar dos anos em que faz parte da quadra de Sónia continua a ser sempre o seu cavalo de confiança.
Relativamente às praças de toiros que a cavaleira mais pisou esta temporada, é justo referir que foram Albufeira, Nazaré e Figueira da Foz, actuando também em Setúbal, onde há muito não havia corridas, assim como em Beja e Alcochete, ambas as praças de grande importância sentimental.
Um dos momentos de viragem da carreira de Sónia Matias enquanto profissional de toureio foi a apresentação e divulgação do seu Site na internet. O sucesso foi absoluto atingindo 10 mil visitas em 5 meses, o que deu uma média de 2000 visitas por mês, apresentando neste momento mais de 13 mil visitas. Foi considerado pela crítica taurina um dos melhores sites de toureiros em Portugal, pelo facto de estar sempre actualizado com novas notícias, fotografias ou acontecimentos sobre a cavaleira. É de salientar ainda que recebemos muitas e muitas mensagens diariamente, algumas que são depois colocadas no próprio site.
Para terminar as homenagens relativas à época 2010, Sónia Matias será ainda futuramente homenageada pelo Clube Latiníssimo em Santarém e pelo Programa Taurino da Rádio Portalegre “3 Tércios”.
Depois deste balanço mais específico sobre a toda a temporada 2010 da cavaleira Sónia Matias, há que referir o mais importante de tudo e que se resume a um conjunto de factores que permitiram o êxito e a estabilidade emocional e profissional da cavaleira, um dos factores mais importantes foi sem duvida a magnifica quadra de cavalos e o intensivo trabalho que Sónia teve na sua preparação, um outro factor diz respeito à sua equipa que a acompanha sempre e a apoia nas tardes e noites de êxito ou de desilusão, à equipa dos cavalos, ao gabinete de imprensa, à sua irmã que sempre está presente, aos bandarilheiros, ao seu pai e apoderado, ao seu moço de espadas e ao seu companheiro de vida pessoal e de trabalho.
 Por ultimo há que enaltecer sempre o apoio do público que é sem duvida alguma uma peça chave no sucesso da cavaleira. Praças cheias, sorrisos, muitas palmas e flores de gente e mais gente que sempre e em todas as ocasiões não teve problema algum em apoiar Sónia. A verdade é que a cavaleira do povo é muito daquilo que o seu trabalho e o povo fez dela. Muitos foram os autógrafos, beijos, fotografias e abraços. Muitas foram as pessoas que esperaram nas portas das praças por um pequeno grande momento com a cavaleira.
A nova temporada avizinha-se, embora o Inverno seja longo, triste e chuvoso, trás com ele o trabalho árduo de treinar novos cavalos, de reinventar o toureio, de evoluir na arte. Sónia Matias prepara já a nova época, que esperemos seja tão ou mais positiva do que a anterior.
O caminho é sempre em frente na procura de perfeição que nunca se consegue, mas que sempre se sonha. Utopia ou não a cavaleira busca essa perfeição em cada ano da sua vida profissional, para que o seu público continue a ir às praças para a ver.
Haverá novidades…passaram dez anos e como a cavaleira diz “parece que foi ontem…” O tempo passa depressa, uma temporada termina e outra começa. Procura-se evoluir e continuar a marcar a história da tauromaquia em Portugal. Sónia Matias já faz parte desta história, tem o seu estilo, o seu público, o seu valor e a sua garra. Já conseguiu o seu espaço e com muito mérito.
Em relação ao site da cavaleira, continuará a dar noticias, a apresentar novidades e a estar actual. Todos os aficionados e admiradores devem continuar a visitar neste espaço que é de todos.
E para terminar este longo balanço da temporada de êxitos da cavaleira Sónia Matias, nós que tanto a admiramos, pretendemos apenas uma coisa…e simples…que continue a ser a cavaleira do coração que é e que continue a marcar a Festa em Portugal.  
No fundo e acima o que mais desejamos é que tal como em 2010 a nossa cavaleira não sofra nenhuma colhida…nem fisicamente nem emocionalmente! Pois sabemos que há colhidas do coração que por vezes são mais dolorosas que as colhidas dos toiros. Com certeza que Sónia não as terá porque o seu publico, a sua equipa, a família e os amigos estarão sempre por perto!
Que venha 2011…olé olé Sónia Matias!

G.I. Sónia Matias