DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 2 de setembro de 2012

Chaubet fala dos forcados de Portalegre e das suas gentes


SIMPATIA  ALTAMENTE  COMPENSADA
Tenho pelo Grupo de Forcados Amadores de Portalegre grande simpatia, desde que tive oportunidade de com ele conviver com certa assiduidade, graças a António José Batista ao tempo, Cabo do grupo.
Foi também ocasião para apreciar a hospitalidade da gente do Alto Alentejo. Nas casas de António José Batista e na do saudoso e grande aficionado Lourenço Mourato, de quem não me pude despedir como desejava e devia, fui recebido como família. Disponibilidade que nunca esquecerei. 
Depois, o contacto com os rapazes que faziam parte do GFAP na altura, entre os quais destaco José Júlio Salgado, um excelente FORCADO e o que mais companhia me fez. Essa aproximação deu-me oportunidade de verificar o amor que ele tinha pelo “seu  grupo”. E Luís Mourato tal como o Pai, um apaixonado pelo GFAP. Porém, todos os outros elementos merecem idêntica apreciação.         
Conheço o percurso sinuoso do GFAP aliás, igual ao dos grupos de forcados alentejanos mais cotados – todos eles, Montemor, Évora, Beja, devido a incompreensíveis mas violentas lutas internas, tiveram carreiras acidentadas, com suspensão de atividade por vários anos. O GFAP não fugiu a essa regra. Ao longo da sua existência, igualmente teve alguns anos de paragem.
Sendo Portalegre um verdadeiro viveiro de forcados e, dos bons, eram com frequência aliciados pelos grupos de maior valia e não resistiam. Essa razão porque, por falta de elementos, se davam tais paragens. (aliás estou a escrever a história do GFAP e, no meu ponto de vista, a razão porque se concretizam ou, concretizavam, tantas “deserções”.) Por agora só me quero referir à corrida do dia 30 de agosto de 2012 no Campo Pequeno.
Fiquei entusiasmado. Vi no Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, a concretização do que me motivou a ser forcado e considero essencial para se ter êxito - um grupo de amigos que se juntou para pegar toiros. Já vira isso durante a chefia do António José Batista. Com a ajuda de um conjunto de rapazes de grande valia, reativou o GFAP e, pelo menos enquanto tive oportunidade de o acompanhar, com grande sucesso.
 Pois nesta noite vi determinação, saber, poder, conjunto, interajuda oportuna, dada com marcante espírito de solidariedade e sacrifício. Resumindo: UM GRUPO DE FORCADOS devidamente estruturado Não admira pois o êxito obtido nessa noite de 30 de agosto de 2012 e que, segundo me informei, se tem repetido em anteriores exibições. Faço votos que esta boa qualidade e camaradagem  se mantenha,  que o interesse do GFAP seja sempre posto à frente de querelas pessoais que possam surgir. Para um velho admirador do FORCADO, é motivo de grande satisfação ver um grupo atuar com o nível apresentado pelo GFAP no Campo Pequeno.
Através da grande pega de Nelson Batista o GFAP ganhou, com toda a justiça o prémio estabelecido para a melhor pega. Todavia, se esta ganhou, a do cabo Francisco Paralta que, à antiga, foi a primeira do seu grupo e a de Ricardo Almeida, não lhe ficaram atrás. Mas merecia mais. Aí funcionou a ignorância do público e o comportamento correto mas demasiado modesto do cabo Francisco Peralta. O GFAP deveria ter sido premiado com  a volta à praça. O público não se lembrava de a conceder. Por ser justa, poderia ter tomado a iniciativa de a encetar, chamando-lhe assim a atenção. Tenho a certeza de que, naquela noite ninguém levaria a mal e seria ovacionado. Aliás, há pouco tempo, o cabo de um dos grupos mais afamados que temos, por considerar que o seu grupo deveria ser premiado dessa forma (com toda a razão, diga-se) fez precisamente isso. E a verdade é que não li qualquer censura a tal atitude. Só eu, que sou do passado, a estranhei um pouco mas, já me vou habituando a estas modernices. Que, no caso do GFAP, foi uma pena não terem aproveitado.
Mais uma vez parabéns e que o GRUPO DE FORCADOS AMADORES DE PORTALEGRE, mantenha o bom ambiente que possui e continue a somar êxitos.
Carlos Patrício Álvares (Chaubet)