DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 6 de outubro de 2013

Elvas: Moura está mais velho, mas não está cansado nem acabado (C/Fotos)

 A Maestria de João Moura
 João Moura Jr está um Senhor Toureiro
Miguel Moura a garantia da saga mourista!
Apoteose! Três Mouras, três histórias de triunfo!

Lamentamos informar todos aqueles que afirmam que o cavaleiro João Moura está acabado, velho e cansado, mas o Mestre de Monforte está para durar e para triunfar, como se tivesse agora 18 anos.
João Moura continua a ser um caso, uma figura única e de relevo, tendo provado isso mesmo na "encerrona” de Sábado em Elvas, perante um público fiel, conhecedor das regras do toureio e orgulhoso de uma trajectória com 35 anos de alternativa e muitos outros também de glória.
Moura, o homem que encantou Madrid e outras praças do mundo taurino, não lidou seis, mas sim sete toiros, tendo espalhado arte, maestria, temple e imprimido uma brega bem típica e única com o selo da casa.
Os ferros com batida ao píton contrário, as piruetas e dois cavalos, um com ferro Inácio Ramos e outro com ferro de Pablo Hermoso de Mendonza, foram também estrelas numa corrida de sentimentos.
Lidaram-se quatro toiros de Romão Tenório que cumpriram e três de Inácio Ramos irregulares no campo da bravura.
Mexendo nos toiros como só ele sabe e encontrando espaços e terrenos também só onde ele sabe para deixar a ferragem, Moura repartiu as lides a partir dos curtos com os seus filhos, João Moura Jr no quarto toiro e com Miguel Moura no quinto toiro.
Um verdadeiro vendaval de emoções e de arte, uma escola com uma única lição: Triunfar!
A lide do sobrero foi repartida também a partir dos curtos com os filhos, desenvolvendo os três cavaleiros em praça uma atuação coroada de êxito e de recortes toureiros, onde não faltaram os palmitos para coroar a passagem.

Com um público rendido aos encantos dos três ginetes, ficou ali bem patente que o pai Moura está para durar e os filhos estão ai para agarrar o futuro e continuar a saga mourista!

No campo da forcadagem foi bonito assistir a uma selecção de forcados (antigos e actuais) de valor, comandada por esse valente rabejador de Santarém, David Romão.
Com elementos dos grupos de Santarém, Montemor, Lisboa, Évora, Portalegre, Tomar, Aposento da Chamusca, Académicos de Elvas, Monforte, Alter do Chão e Arronches, a selecção esteve brilhante na execução das sortes.
Foram solistas Lourenço Ribeiro (Santarém), João da Câmara (Montemor), Paulo Barradas Maurício (Académicos de Elvas) e Francisco Montoya (Aposento da Chamusca), todos à primeira, Nuno Toureiro (Monforte) e Ricardo Almeida (Portalegre) à segunda, tendo sido concretizada à terceira tentativa uma única pega através do forcado João Oliveira (Tomar).
Ao intervalo a Câmara de Elvas homenageou João Moura pela passagem dos 35 anos de alternativa, com o descerrar de uma lápide na entrada principal do Coliseu Comendador Rondão Almeida e, depois, houve também entrega de lembranças na arena.
Durante o intervalo Manuel da Câmara, de “Os Marialvas”, cantou dois fados dedicados a João Moura, onde destacamos o mais recente “O sonho de João Moura”, obra que está inserida no novo trabalho discográfico do grupo fadista.
Ao longo da tarde João Moura espalhou brindes pelos céus, familiares, equipa e amigos, fazendo desta forma uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para o seu sucesso.
Uma tarde/noite única, tal como foram as outras encerronas do toureiro em Santarém e Lisboa.
Uma tarde/noite de glória com a assinatura de um génio, o Menino de Oiro de Monforte.
Dirigiu com muito acerto e competência, esta corrida para recordar, o delegado técnico tauromáquico Manuel Gama.
No final, a família Moura foi passeada em ombros pela arena. Só podia ser!