DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 3 de julho de 2011

Venha debater esta situação... PARTICIPE!

Quem quiser deixar a sua opinião sobre este "número" do cavalo Morante, de Diego Ventura, faça o favor de enviar um e-mail para hteixeira.teixeira@gmail.com.
Vamos assim, durante 24 horas, desenvolver aqui no blog um "forum" sobre esta temática. Não tenha medo...participe!
Este "número" de Ventura está a dar que falar, muitas são as críticas que por aí circulam, muitos são aqueles que defendem este tipo de adornos do toureiro luso-espanhol.
Queremos ouvir a sua opinião.

Nota: Só publico opiniões devidamente identificadas e que não contenham agressões verbais.
Aguardo com expectativa!

--------------------------------------------------------------------
comentários:

esse numero será muita coisa mas não é concerteza arte de marialva...
Luís Albernú in facebook
----------------------------------------------------------------------
Caro Hugo Teixeira
Gostava que os entendidos me explicassem o que  é o toureio de Verdade?
Será aquele toureio do Corre, Espeta e Foge?
Será aquele toureio de Temple, Suspense e que leva o espectador a estar sempre com o coração nas mãos?
Será uma mistura de ambos?
Será que cravar o ferro ao estribo não é praticado em ambos? Será que é necessario terminar a sorte sempre da mesma maneira?
Será que não de pode variar?
Fica ao criterio dos entendidos?
Mas, será que estes não poderão ser imparciais?
Cumprimentos
Joaquim Pereira/Carnaxide
------------------------------------------------------------------------------------------------
Caro Aficionado Hugo Teixeira

Sou e sempre fui desde que me lembro um aficionado do mundo do toiro, não só de corridas de toiros mas sim de tudo o que engloba este magnifico animal. Sempre gostei de ver corridas de toiros, sou amante da forcadagem, de todos os grupos, não faço destinção, para mim quem veste uma jaqueta merece o meu respeito. Gosto da arte marialva, da verdadeira, sortes frontais , sortes ao piton contrario ou seja o toureio verdadeiro. Agora o que se passa é que certas corridas estão a tornar-se uma especie de numero de circo, existem cavaleiros que não querem tourear certos toiros de certas ganadarias por estes serem demasiado bravos, logo não lhes permite montar o seu numero de circo. Não gosto de ver os cavalos morder o toiro, não faz parte do espectaculo, não é nenhuma sorte mas sim uma forma de humilhar esse nobre animal que é o TOIRO BRAVO.

Com Melhores Cumprimentos
Alexandre Alferes

--------------------------------------------------------------------

Olá Hugo eu Antonio Salvador, a residir no Canada à 38 anos, e desde  miudo que sigo a tauromaquia, vi tantas figuras de Espanha no Campo Pequeno, nos anos 60 muitos portugueses, e nunca vi este tipo de toureio, para dizer a verdade este numero é de circo e não para tourear numa praça e mais na catedral do toureio em Portugal, também sou contra , como se processa a saida em ombros no Campo Pequeno, e hoje se bate palmas por tudo e por nada, e também muitos toureiros dão volta a arena não merecida , e muito mais coisas , e para terminar as palavras do Miguel Alvarenga, ao Rui Bento são  forte de mais um critico taurino  tem que saber escrever, e respeitar o proximo .
 Esta a minha opinião
E no proximo sabado dia 9 de Julho vamos ter cá o Victor Mendes na praça que vai ter o seu nome.

Antonio Salvador
 ------------------------------------------------------------------------
Boa noite,

Antes de mais digo que não é minha intenção ofender quem quer que seja...

O número do cavalo Morante (assim como por exemplo o número das palmas
do cavalo de Filipe Gonçalves) já passam para lá do que se poderá
chamar toureio equestre. É óbvio que isto é apenas a minha opinião, ou
seja, alguém que está MUITO longe de ser um entendido.

Já parece quase obrigatório que Diego Ventura faça o "número" da
dentada no toiro... e hà anos atrás, em Santarém até o fez com o toiro
completamente parado... e houve obviamente quem adorasse...
O número que até poderia ter alguma piada ao inicio (ainda que mais
parecesse um número de habilidades do que de toureio), acaba por ser
exagero quando repetida tanta vez...

É certo que quem paga bilhete quer sair contente da praça de toiros...
Más penso que há o sair contente depois d euma boa corrida e há também
o sair contente depois de um número de "malabarismos" equestres.

Felizmente que algumas empresas taurinas vão tendo preços acessiveis a
(quase) todas as carteiras, contrariando a ideia de alguns
(pseudo)protectores dos animais que dizem que a corrida de toiros é só
para as elites...mas depois existe a falta de conhecimento e preferem
ver "circo" em vez de toureio equestre. (Penso que acontece o mesmo em
relação aos pedidos relativamente à música).

Ainda assim penso que o factor importante a ter em conta seria o bom
senso por parte dos profissionais, neste caso, dos cavaleiros...

João Campos - Moita

Nota: Volto a referir que não tenho por objectivo ofender ninguém, até
porque saber, eu não sei quase nada...
--------------------------------------------------------------------------

Caro, Hugo.

Não sei como exprimir os adornos realizados por esse cavalo. Hoje em dia qual não é o cavaleiro que não tem um cavalo a fazer acrobacias, um dia destes em vez de ser uns cavaleiros a comprar cavalos uns aos outros, temos o Vítor Hugo Cardinal a fazer propostas para comprar esses cavalos e apresenta-los no circo como grande atracção, para esse caminho seguimos. Os adornos sejam eles quais forem são sempre bem-vindos desde que não ultrapassem os limites do toureiro tradicional. Vão dizer que as pessoas pagam para ver estes malabarismos, concordo, mas quando eles passam ao ridículo e ainda por cima dão direito a sair em ombros na maior praça mundial do toureio a cavalo acho que aí alguma coisa vai mal no nosso país. Que os espanhóis gostem disso é lá com eles, em abono da verdade eles desde que espetem ferros seja lá como for, de costas, barriga ou de olhos fechados eles "comem" tudo, o pior é quando em Portugal que devia ser a casa mãe do toureiro mundial a cavalo já se começa a gostar de tudo alguma coisa vai mal.
Gostava que, quem paga bilhete e neste caso o poder de decidir se os cavaleiros dão a  volta à praça no final da lide ou não, que pensem bem, se isso faz bem à festa brava tal qual como nós a conhecemos ou se estamos a caminhar para números de circo, que a meu ver nada estão a contribuir para a corrida de toiros à portuguesa.
Viva a festa brava.


Claudio Duarte
----------------------------------------------------------------------------------------------
Considero um número igual aos que há para aí nas nossas arenas : cavalos a bater palmas, cavalos de joelho em terra, cavalos a dançar, cavalos com as mãos no estribo da trincheira, etc. etc.. Portanto não é importante o que o cavalo do Diego Ventura faz ao toiro. Importante seria se um cavaleiro da "escola nuncista", "escola lupi" ou "escola mourista" usasse esses números para "chegar" ao público. Isso é que seria uma traição à verdadeira arte de Marialva. A falta que nos faz o Eng. Sommer de Andrade para comentar estes números dos rojoneadores !
Um abraço amigo e parabéns pela iniciativa 
Joaquim Tapada 
------------------------------------------------------------------------------------

CAROS AFICIONADOS

PENSO QUE ESTES NÚMEROS DO MORDER O TOURO , CAVALOS A BATER PALMAS , PIRUETAS …… E QUALQUER DIA QUEM SABE , CAVALOS A METER FARPAS …. SÃO SITUAÇÕES QUE NADA TEM A HAVER COM TOUREIO , INFELIZMENTE SÃO ESTES NÚMEROS QUE ACTUALMENTE TRÁS GENTE ÁS PRAÇAS . RESPEITO QUEM GOSTE MAS EU NÃO ME IDENTIFICO COM ESSE TIPO DE TOUREIO . PARA QUEM FALOU DE “ENTENDIDOS” . FIQUE SABENDO QUE NO CASO MAIS CONCRETO DE DIEGO VENTURA , CAVALEIRO QUE QUANTO A MIM É 1 DOS MELHORES REJONEADORES DA ACTUALIDADE , QUE NAS POUCAS VEZES QUE ESTE NÃO TEVE OPORTUNIDADE DE ESCOLHER TOUROS ANDOU A VARRER O CHÃO , MAIS CONCRETAMENTE NO MONTIJO E NA MOITA EM QUE FOI BRUTALMENTE ASSOBIADO E VAIADO E PORQUÊ ? PORQUE HABITUOU AS PESSOAS DE TAL MANEIRA ÁS MORDIDELAS AO TOURO QUE QUANDO NÃO DÁ PARA EXECUTAR ESTE NÚMERO , O PRÓPRIO DIEGO ACUSA EXCESSIVAMENTE A PRESSÃO DE NÃO O CONSEGUIR . SEM MAIS , CUMPRIMENTOS A TODOS OS AFICCIONADOS .

TIERRI MARTINS - MONTIJO