No sorteio que decorreu na Herdade do Martim Tavares: Francisco Romão Tenório e o cabo dos Amadores de Arronches, Ricardo Nunes
Francisco Romão Tenório com Agostinho Borges, Vasco Lucas e José Guerra
ALGUNS DOS TOIROS DE FRANCISCO ROMÃO TENÓRIO PARA LIDAR EM 2011
Momentos antes da corrida...em casa do Ganadero/homenageado
Abel Correia, apoderado de João Moura, Vasco Lucas e Agostinho Borges
Antes da corrida já se brindava em homenagem ao Ganadero de Arronches
Para mais tarde recordar...Francisco Romão Tenório e os seus "meninos" antes de rumarem para a praça.
A corrida, a homenagem e o triunfo dos Mouras
A noite de quarta feira, em Arronches, traduziu-se num enorme êxito para todos os intervenientes. Os Mouras estiveram em grande, numa corrida para mouristas e para aficcionados aos cavalos.
Francisco Romão Tenório não poderia ter recebido melhor presente num dia tão espacial para si...
Grande quadra tem o Moura pai e os seus filhos, Moura Jr e Miguel. Com "máquinas" daquelas é difícil ultrapassar tal gente.
Perante uma casa completamente esgotada (caso único em Arronches), os toiros com a divisa do homenageado saíram bem apresentados e cumpriram bem (principalmente o 5º e o 6º), ou seja, no conto geral contribuíram para o triunfo do clã Moura.
Não vou falar dos ferros, nem das montadas dos três cavaleiros. Quero apenas frisar que a noite mourista foi brindada com ladeios de grande valor, grandes momentos de brega, ferros ao estribo bem rematados e por entradas arriscadas nos terrenos pertencentes ao inimigo. Por outras palavras, João Moura, João Moura Jr e Miguel Moura cumpriram as regras, abriram o livro e fizeram a interpretação correcta das sortes e das leis do toureio a cavalo. Por isso são diferentes, por isso um deles é o REI, Moura Jr o potencial sucessor e o Miguel a certeza de que a casa Moura vai continuar a reinar na festa por muitos e muitos anos.
Os forcados de Arronches e de Monforte estiveram também em bom, Dois grupos simpáticos que aproveitaram a oportunidade da melhor forma e também brilharam numa noite divertida e com ambiente.
No intervalo do festejo (antes dos Mouras terem deliciado tudo e todos com uma lide a "três dimensões"-os três toureiros dentro de praça a lidar o último da corrida, o ganadero foi homenageado pela autarquia de Arronches, pelos forcados de ambos os grupos, por Abel Correia, pelos bombeiros de Arronches e pela Caixa Agrícola Mutuo de Arronches, entre outros.
Francisco Romão Tenório descerrou ainda uma placa que fica para sempre na "sua" praça de toiros e leu um emotivo discurso, bem ao jeito de um homem bom.
Resta dizer que dirigiu e bem a corrida Agostinho Borges, assessorado pelo Dr. José Guerra.
P.S: Um forte abraço para o homenageado e um grande beijo para a Tia Margarida, pela forma simples e bastante simpática (só como eles sabem) como me receberam no Monte do Martim Tavares.