DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 24 de junho de 2012

Arronches: O São João foi taurino e a três dimensões (C/Fotos)






















Em Arronches a noite foi de festa. Boas lides, numa noite de São João que terminou a três dimensões….já lá vamos.
Miguel Moura fazia neste festejo a sua despedida como cavaleiro amador.
Dia 8 de Julho, pelas 18:30, tira a prova de praticante em Santa Eulália e, naquela arena de Arronches, bordou o toureio para se despedir em beleza.
Esteve bem a bregar, a ladear, a colocar o novilho em sorte e a cravar. Terminou a sua prestação com as célebres “dentadas” e palmitos para aquecer os motores de um público algo frio para com os toureiros.
João Moura Pai, que repartia depois o restante festejo mano a mano com Bastinhas Jr manteve a toada.
Boa brega, sortes de largo, a atacar o oponente, a cravar a quiebro e a rematar como manda as regras, bem ao jeito da Casa Moura. No seu segundo, um toiro mais “encabronado”, Moura lidou. O oponente tapava as saídas e o Maestro deu a volta ao manso que apresentava algum sentido.
Marcos Tenório “Bastinhas Jr” está também um senhor toureiro. Bem a lidar, a colocar o oponente e a cravar com firmeza e acerto. Domina o par de bandarilhas, os violinos e os palmitos, ingredientes suficientes para deixar a praça completamente entregue.
Boa e agradável passagem do jovem toureiro, que monta muito bem a cavalo, por terras de Arronches.
O festejo sorria aos intervenientes (Mouras e Bastinhas) e para culminar a noite, esperava-se uma lide a duo entre João Moura Pai e Marcos Bastinhas, mas assim não foi…
Após uns ferrinhos destes dois, juntou-se também o Miguel à festa. O toiro até estava “doido” com tanta arte.
A função a três dimensões não foi fácil, mas resultou. O público gostou e quando assim é quem somos nós para dizer tecer qualquer tipo de comentário…
Nas pegas a noite foi rija e de êxito para os amadores de Portalegre e Arronches.
Boas pegas de caras por parte dos dois grupos, gente nova a dar cartas e a mostrar que o distrito de Portalegre é um “viveiro de forcados”.
Por Portalegre pegaram João Martins, Miguel Zagalo e Nelson Batista e por Arronches Paulo Florentino, David Palmeiro e Manuel Cardoso.
Lidaram-se toiros de Francisco Romão Tenório que cumpriram bem a função.
Dirigiu Lourenço Luzio.
Cerca de 3/4 de casa.