DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Montemor: Tarde histórica para forcados, Ribeiro e Caetano (C/Fotos)

 Um grande momento de Francisco Cortes
 Simplesmente...Vítor Ribeiro!
 Boa passagem de Brito Paes
 João Moura Caetano esteve assim: Brilhante!
 Manuel Vacas de Carvalho recebeu o carinho dos montemorenses
Luís Rouxinol: O eterno guerreiro!



A corrida de homenagem ao saudoso José Maria Cortes, este Domingo, em Montemor, e de “tomada de posse” do novo cabo do grupo da terra, António Vacas de Carvalho, ficou marcada por uma grande actuação de João Moura Caetano que no final da lide deu duas merecidas voltas ao ruedo e uma outra enorme actuação recheada de tourearia de Vítor Ribeiro.
Perante casa cheia lidaram-se seis toiros de Herdeiros de Cunhal Patrício que cumpriram na generalidade, tendo o ganadero recolhido os aplausos após a lide do quinto da tarde.
Luís Rouxinol era o primeiro a entrar em praça, mas o toiro saiu diminuído fisicamente e seguiu-se Francisco Cortes, cabendo a lide do sobrero a Luís Rouxinol que desta forma fechou a corrida.
Cortes andou alegre e mexeu com o toiro, deixando boas bandarilhas curtas, rematando a sua passagem com um palmito de boa nota e “brindado” à empresa Campo e Praça que estava entre barreiras e com a seguinte mensagem (passamos a citar): “Para esta bela empresa que deu a corrida na minha terra (Estremoz) e não me contratou”…Coisas da festa.
Ironia à parte, seguiu-se em praça Vítor Ribeiro que deixou dois ferros de estalo a provocar o toiro e a atacá-lo, estando este encostado a tábuas, vindo depois no momento do ferro a revelar-se com génio e a beijar a casaca. Boa brega e bons remates das sortes marcaram também a sua passagem.
António Maria Brito Paes também esteve muito correto em Montemor. Nos compridos esteve em bom plano, nos curtos elegeu terrenos, também cravou a sesgo e imprimiu uma boa brega, mas foi nos ladeios o seu melhor no que toca aos pormenores.
João Moura Caetano armou o taco com o cavalo Temperamento!
Uma lide de sonho que rendeu duas voltas ao ruedo com o forcado João Caldeira que se despediu esta tarde (foto ao lado).
Atacando o toiro que investia pronto, Caetano pisou terrenos de risco, deixando a ferragem da ordem sob fortes ovações. Na brega também deu que falar, pois quem tem um cavalo como o Temperamento…tem tudo!
Seguiu-se o toureiro da terra, Manuel Vacas de Carvalho, que foi á porta gaiola receber o oponente, tendo desenvolvido uma lide de menos a mais, terminando a sua passagem com dois soberbos violinos e um palmito de grande nota. O público acarinhou bastante o jovem praticante.
Fechou a tarde Luís Rouxinol que lidou então o sobrero de forma limpa, guerreira e correta. À Rouxinol!
Uma lide sempre a subir e que fica rubricada por um bom palmo e um soberbo par de bandarilhas.
No capítulo das pegas a tarde foi serena e de glória para o grupo de Montemor, mas também de enorme significado. Em primeiro pela homenagem ao José Maria, depois pela “tomada de posse” do novo cabo e pela despedida desse grande forcado que dá pelo nome de João Caldeira.
Foram solistas António Vacas de Carvalho, João Romão Tavares, Francisco Borges, João Caldeira e Frederico Caldeira todos ao primeiro intento e Filipe Mendes à segunda tentativa.
De destacar que João Caldeira deu duas voltas na despedida com o cavaleiro Moura Caetano e teve ainda chamada aos médios. Um adeus de um grande forcado!
Destaque ainda para os antigos forcados do grupo que se fardaram e entraram em ação e para os campinos e cabrestos da casa Cunhal Patrício que são de excelência!
Dirigiu esta corrida de glória e emoções fortes o antigo forcado montemorense Agostinho Borges, assessorado por Feliciano Reis, também antiga glória do grupo.
José Henriques foi o cornetim de serviço neste festejo levado a cabo pela empresa Montemor é Praça Cheia de Paulo Vacas de Carvalho e Simão Comenda.

Nota: Reportagem fotográfica sobre a homenagem a José Maria Cortes e cerimónia de tomada de posse do novo cabo do grupo de Montemor num outro post.