DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Fórum Mundial da Tauromaquia (1º dia) - C/Fotos



 Abertura do Fórum
Família Albino Fernandes presente!
 Arlindo Telles a discursar
Paco Aguado no uso da palavra
Revista de toiros açoriana também marca presença
O convívio entre os congressistas

“Os valores da tauromaquia” é o tema aglutinador do Fórum Mundial da Tauromaquia que está a decorrer na Ilha Terceira. O primeiro dia de trabalhos decorreu na bonita cidade de Praia da Vitoria, perante uma moldura humana composta por aficionados, ganaderos, toureiros, forcados e gente anonima que se juntou para assistir ao Fórum.
Primeiro dia de trabalho com abertura oficial pelas entidades locais e palavras de forte carácter por parte de Dr. Arlindo Teles, e o primeiro painel subordinado ao tema “ Os valores ecológicos da Ganadaria Brava”, intervenções de Eduardo Dias, Mauro Dias, Pedro Correia e Paulo Silva, sendo moderador de turno José Parreira. Visão diversificada de vários intervenientes onde o Touro foi rei e as suas influências no ecossistema. Afirmações que ficaram deste painel e que atestam a força da tauromaquia “sou indígena da minha terra e preciso de Touros”, “Sou Terceirense preciso de Touros na minha cultura”, sendo que estas afirmações são feitas por pessoas que nem sequer aficionados são.
O segundo painel foi um estudo muito bem elaborado pelo Fernando Gil Cabrera intitulado “Os valores culturais da criação do Toiro e a sua evolução genética”, sendo que Paco Aguado foi o moderador de serviço.
Já pela tarde a mesa redonda abordou o tema “Os valore integradores da Tauromaquia. Os Toiros na América”.  O jornalista espanhol David Plaza fez a apresentação dos palestrantes Latino-Americanos. O jornalista equatoriano fez uma apresentação notável daquele país americano, dizendo que existe uma visão anacrónica do espectáculo taurino e que é necessário” devolver a Festa ao povo”. O escritor colombiano Victor Diusabá  apresentou um painel interessante sobre La Santamaria e outras praças, sendo que nas praças de touros de Medelin e Manizales o dinheiro das corridas de touros serve para ajudar os hospitais locais. Juan António de Labra viajou do México para apresentar um trabalho sobre a historia do toureio mexicano.
Para fechar o primeiro dia de trabalhos, projectou-se o filme “O combate e a esperança”, onde o realizador Jaques Boyer fez a introdução e o matador francês Richard Milian e o jornalista francês Vincent Bourg falaram sobre o filme e a luta dos toureiros franceses nos anos setenta. Fez apresentação do painel Alvaro Acevedo.
Com o emblemático Clube de Golfe da cidade de Angra como cenário para um jantar convívio terminou o primeiro dia de trabalhos, onde actuou o grupo “Fado Madrinho”.

Texto e Fotos Marco Gomes