DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 22 de março de 2015

Cabeço de Vide: Festival "gordo" em época de Quaresma (C/Fotos)

 Francisco Núncio
 Manuel Telles Bastos
 Miguel Moura
João Salgueiro da Costa
 Sérgio dos Santos "Parrita"
Ricardo Cravidão



O fim de semana taurino de Cabeço de Vide terminou este domingo com um festival agradável e com entrega por parte dos artistas.
Francisco Núncio, Manuel Telles Bastos e João Salgueiro da Costa lidaram toiros (bem apresentados e com idade) de Rodolfo André Proença e Miguel Moura um novilho da divisa de Romão Tenório.
Perante mais de meia casa, o espetáculo promovido pela empresa  JC Toiros de Jorge de Carvalho, contou ainda com a atuação do matador Sérgio dos Santos “Parrita” (lidou novilho de Proença) e a participação dos forcados de Montemor e Portalegre.
Francisco Núncio abriu praça e perante um volumoso toiro teve que andar esforçado para cravar os ferros ao astado que não investia. Valeu o seu esforço e entrega.
Manuel Telles Bastos teve por diante um toiro que se deixou, embora com pouca força, lá foi colaborando na lide e deixando o toureiro construir faena clássica.
Miguel Moura esteve em grande plano. Puxou do seu toureio, pisou terrenos de risco e deixou a ferragem com remates vistosos do agrado do conclave. Terminou com palmitos perante uma boa ovação.
Fechou a parte equestre João Salgueiro da Costa. Bons pormenores de brega, mexendo com o toiro e ferros de frente, como mandam as regras da casa. Acarinhado pelo público, o de Valada vem com ganas de triunfo esta temporada. Mostrou isso em Cabeço de Vide.
Na parte apeada,” Parrita” esteve correto de capote e na muleta esteve em bom plano por duas séries. O novilho, pouco dado a faenas redondas, foi “explorado ao máximo” pelo toureiro agora radicado em Alter do Chão.
No capítulo das pegas a tarde foi tranquila para os Amadores de Montemor e Portalegre, estando de uma maneira mais correta os capitaneados por Francisco Paralta.
Por Montemor foram solistas Luís Valério e Francisco Godinho, ambos à segunda tentativa e por Portalegre Cláudio Cruz e André Neves, ao primeiro intento.
Dirigiu com acerto (pela primeira vez) Marco Gomes.
Extra festival  atuou no decorrer de uma aula prática de toureio o cavaleiro Ricardo Cravidão que deixou alguns bons apontamentos, havendo ainda pela frente um longo caminho a percorrer. Mas valeu a pena ver!
Pegaram os forcados de Cabeço de Vide ao terceiro intento o novilho de Proença lidado por Cravidão.