DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Projecto do PS de criação da PIDE zoófila não entra em vigor - Prótoiro



Tal como a PRÓTOIRO já havia transmitido, foi hoje a votação o Projecto-Lei do Deputado animalista Pedro Delgado Alves. Esse projecto, para além de criminalizar os maus-tratos a animais de companhia, propunha transformar as associações animalistas numa verdadeira PIDE zoófila, dando-lhes poder para denunciar, sem quaisquer custos ou responsabilidades, todas as situações, verdadeiras ou falsas, de maus tratos a animais (fossem eles de companhia ou não).
Para além desta proposta verdadeiramente persecutória e atentatória dos direitos e liberdades das pessoas, propunha o Deputado Pedro Delgado Alves:
1.    Atribuir às associações animalistas o estatuto de utilidade pública;
2.    Atribuir às associações animalistas o direito de aceder a toda e qualquer informação relacionada com animais junto de organismos oficiais;
3.    Atribuir às associações animalistas o direito de participar na definição da política legislativa em
qualquer matéria que envolva animais;
4.    Reconhecer às associações animalistas a qualidade de parceiro social junto dos poderes políticos para questões sobre animais;
5.    Isentar as associações animalistas do pagamento de impostos – inclusivamente de IRC e IVA quando vendam merchandising;
6.    Atribuir às associações animalistas o direito de antena na rádio e na televisão;
7.    Atribuir às associações animalistas o direito de receberem apoio técnico e financeiro do Estado;
8.    Atribuir aos dirigentes das associações animalistas um horário de trabalho flexível;
9.    Permitir que os dirigentes das associações animalistas faltem ao trabalho 10 dias por ano sem que essas faltas sejam consideradas injustificadas e sem que impliquem qualquer perda de retribuição.
Como bem se vê, o que este Projecto-Lei realmente pretendia era atribuir privilégios e prerrogativas a certas pessoas, sendo a protecção dos animais um mero pretexto para o efeito.
Felizmente imperou o bom senso e ficou clara, durante o debate parlamentar, a necessidade de proceder a alterações neste Projecto do PS.
Neste sentido o PSD apresentou outro projecto, que visa proteger os animais de companhia mas que não atribui qualquer privilégio às associações animalistas sendo, por isso, um projecto perfeitamente razoável.
Ambos os projectos-lei irão descer para serem alterados em Comissão, onde a PRÓTOIRO, juntamente com a Plataforma Sociedade e Animais e os restantes partidos políticos, vai trabalhar para que seja aprovada uma lei cujo único e verdadeiro propósito seja proteger os animais de companhia, mas salvaguardando a igualdade e os direitos das pessoas.

Texto:Prótoiro
Imagem/Foto:D.R.