DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 23 de junho de 2013

Desordem em Alcácer: José Maria Cortes esfaqueado!

Em Arronches na última sexta-feira, poucas horas antes do incidente



O cabo do grupo de Montemor, José Maria Cortes, de 29 anos, está internado desde a última madrugada, em estado grave, mas "estável", no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, na sequência de ter sofrido uma facada junto ao coração, no decorrer de uma rixa, em Alcácer do Sal.
Nesta contenda, onde estiveram envolvidas 60 pessoas, ficaram feridas 10 pessoas, entre as quais um elemento da GNR e outro forcado de Montemor, Francisco Borges, que sofreu uma facada numa perna, mas já se encontra em casa a recuperar.
Dos dois feridos graves registados nesta contenda, que iniciou pouco depois das 05:00 e só terminou depois das 07:00, tendo contado com a intervenção dos agentes especiais da GNR, um dos feridos em estado grave é o “nosso” Zé Maria”…
Vamos rezar por ele, vamos todos dar uma enorme força a este amigo nesta altura díficil.

Já a seguir publicamos a notícia na íntegra, tal e qual como os jornais generalistas e a agência Lusa contaram a história:

A desordem instalada na madrugada deste domingo numa feira em Alcácer do Sal fez dez feridos, dois dos quais em estado considerado grave. A GNR identificou ainda seis pessoas que estavam presentes no recinto.
Segundo avançou ao PÚBLICO o tenente-coronel João Nortadas, do Comando Territorial de Setúbal da GNR, o desacato terá começado cerca das 5h45 “e presume-se que tenha surgido junto a uma das tasquinhas” da Feira de Turismo e das Actividades Económicas (Pimel), que é organizada pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal.
Contudo, a mesma fonte adiantou que, apesar de as agressões com armas brancas aparentemente terem começado entre dois homens, os desacatos se alargaram aos restantes presentes, envolvendo dezenas de
pessoas que “rapidamente passaram de agredidas a agressoras”. A AGÊNCIA LUSA fala em cerca de 60 pessoas.
O balanço final é de oito feridos ligeiros (um dos quais um elemento da GNR) e dois feridos graves, que foram transportados para o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.
O chefe de equipa das Urgências do Hospital adiantou ao PÚBLICO que um dos feridos, um jovem de 29 anos ferido no tórax com uma arma branca, foi operado e está agora nos cuidados intensivos. O seu estado é muito grave mas encontra-se estável. O segundo ferido grave também se encontra estável mas teve de ser transferido para o Hospital São José, em Lisboa, para a especialidade de neurocirurgia.
Quanto às seis pessoas identificadas, João Nortadas explicou que se tratou de recolher contactos dos feridos, para a investigação do caso.
O tenente-coronel adiantou, ainda, que pelo menos um dos feridos graves hospitalizados foi levado para o bloco operatório, não se conseguindo contudo precisar o tipo de lesões. Eram já cerca das 7h00 quando a ordem foi reposta no local, com a ajuda de 13 militares da GNR e de quatro viaturas.
O caso foi enviado para o Ministério Público para ser aberta uma investigação.
Horas antes, às 2h00, ocorreu uma garraiada, um dos pontos altos do programa da Pimel, que começou na sexta-feira e que se prolonga até segunda-feira, e que, regra geral, acaba por se prolongar sempre até de madrugada, funcionando quase ininterruptamente.
Além da GNR, as operações de socorro mobilizaram também os Bombeiros de Alcácer do Sal e a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital do Litoral Alentejano, segundo a LUSA.

DT com Lusa e Público
Foto:DT e D.R.