DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Alcochete: Telles Jr. e Vasco Pinto "ofereceram" tarde de verdadeiras emoções (C/Fotos)

 João Telles Jr
 Mateus Prieto
Miguel Moura



João Telles Jr foi o grande triunfador da primeira corrida da Feira Taurina de Alcochete, com uma lide marcada pela emoção e de ataque a um toiro Rio Frio que, no final, venceu também o prémio bravura.
Neste festejo triunfaram também de forma bem vincada os Amadores de Alcochete, destacando-se a prestação do cabo Vasco Pinto, perante o toiro de Dias Coutinho (o toiro da discórdia).
Um verdadeiro herói, este jovem forcado que deu tudo e mais alguma coisa para vencer a batalha. Mas vamos por partes.
Perante meia casa bem composta, abriu praça João Telles Jr que lidou a gosto um toiro voluntarioso da casa Prudêncio.
No seu segundo, armou o taco! O astado de Rio Frio transmitia no momento do ferro, o da Torrinha atacou-o e cravou ferros de belo efeito em terrenos de compromisso. Público rendido ao toureio de Telles Jr. No final deu duas voltas acompanhado pelo forcado que também executou uma brilhante pega.
Mateus Prieto passou por Alcochete com muita dignidade. Está um toureiro mais maduro, mas infelizmente não teve toiros para poder brilhar bem alto.
O seu primeiro (Branco Núncio) era mal visto e pedia um labor reforçado. Foi isso que o cavaleiro fez, embora no momento do ferro o toiro pouco transmitisse.
O seu segundo, o tal toiro de Dias Coutinho que gerou a polémica com Francisco Palha (estão recordados?) pouco ou nada andava e no momento do ferro tapava a saída, sempre com segundas intenções… Prieto fez o que podia nos dois toiros e daí recorreu a violinos para rematar as prestações.
Miguel Moura também não teve toiros para o seu tipo de toureio. Aliás, mesmo que tivesse o êxito seria difícil de alcançar, pois uma boa parte do público de Alcochete (um grupo tipo organizado) não vai lá muito à bola com o de Monforte e com o seu estilo…
No toiro com o ferro Lupi e, depois, no Passanha, Miguel Moura primou pela brega, pelo toureio de arte, rematando as sortes com pormenores. No primeiro pecou pela colocação, situação emendada no segundo, onde os palmitos remataram uma passagem digna e toureira por terras de Alcochete.
O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete esteve enorme ao encerrar-se com os seis toiros deste concurso de ganadarias. Grande grupo de forcados!
Foram solistas Fernando Quintela, Ruben Duarte e Nuno Santana à primeira, João Gonçalves e Tomás Vale à segunda.
Como já referimos Vasco Pinto foi o herói da tarde, tendo efetuado quatro valentes tentativas de caras ao toiro de Dias Coutinho e, depois, mais três de cernelha. Enorme!
O forcado, após a corrida foi observado num hospital em Lisboa, suspeitando-se de uma lesão no maxilar, mas o mesmo já se encontra em casa a recuperar, sujeito a uma dieta líquida. Forte abraço, Vasco!
Nesta corrida levada a cabo pela Toiros e Tauromaquia de António Manuel Cardoso, a ganadaria Rio Frio venceu o troféu bravura e a de Passanha o troféu apresentação (foto em cima).