DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 25 de agosto de 2013

Alter: Palhas pedem BI a Toureiros e forcados (C/Fotos)

 Ana Batista
 Paulo Jorge Santos
Manuel Telles Bastos



A corrida de Sábado à noite em Alter do Chão fica marcada pela valentia e entrega dos forcados de Portalegre e Alter do Chão, perante um curro de toiros da divisa Palha que não foi nada fácil para os homens das jaquetas das ramagens.
Perante mais de meia casa, estiveram em praça os cavaleiros Ana Batista, Paulo Jorge Santos e Manuel Telles Bastos.
Todos estiveram bem quando foi possível e quando apresentaram recursos para isso.
Seria injusto destacar que este ou aquele triunfou porque todos tiveram momentos altos e baixos perante os Palha que pediram aos artistas o respectivo BI.
Os três cavaleiros em praça registaram bons momentos, outros nem tanto, mas perante a matéria e os
recursos disponíveis mais não podemos exigir.
Aliás, podemos!
Deveriam sair nas nossas praças mais 50 curros como este para por ordem na casa… Eu tenho a certeza que não existiam por aí tantos cavaleiros nem grupos de forcados.
Ana, Paulo e Manuel deram tudo o que tinham e a mais não eram obrigados. Cumpriram a função.
No campo da forcadagem a noite foi dura, principalmente para a rapaziada de Portalegre, pois a maioria dos toiros empurravam com violência e lá bem junto às tábuas faziam estragos com alguns derrotes.
Miguel Zagalo à terceira tentativa, Ricardo Almeida à quarta e Marco Raimundo à primeira, foram os solistas pelo grupo de Portalegre.
Pelos Amadores de Alter do Chão foram caras Diogo Bilé e João Tita num pegão, ambos à primeira.
Neste festejo estava agendada, embora de forma muito discreta a despedida do forcado Nuno Basso (foto ao lado), um jovem veterano dos Amadores de Alter.
O cabo decidiu mandar à cara do jabonero o Nuno, mais conhecido no meio taurino por “Xuxa”, mas a despedida não foi de certeza absoluta a sonhada.
Depois de brindar a todo o grupo e ao autor desta crónica, uma vez que somos familiares muito chegados e ambos nutrimos uma enorme paixão pela festa, o Nuno Basso muito emocionado foi para a cara do toiro que partiu de imediato, tendo sofrido um derrote violento, levando o forcado a cair no solo de forma feia e a sair da praça inanimado.
Viveram-se momentos de angústia e de pânico, mas passados uns valentes minutos o Nuno Basso lá recuperou na enfermaria da praça, ao lado do Dr. Gomes Esteves que o assistia.
Caro Xuxa,
 colocando de parte esta injusta despedida, todos nós vamos recordar as tuas pegas, as bonitas sortes que executaste ao longo de tantos anos, tanto no Amadores de Portalegre como, depois, onde assentas-te arraiais e fizeste carreira no grupo de Alter.
 A despedida não foi a melhor, mas a tua valentia e entrega fica para sempre entre nós. As tuas melhoras.
Após esta tentativa de um forcado que vamos recordar para sempre, o cabo do grupo de Alter, Elias Santos, concretizou a sorte à segunda tentativa.
Dirigiu Lourenço Luzio.

Texto:HT
Fotos:DT