DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Monforte: Guerra armada! Polémica com a corrida de 18 de Agosto


Dizem, em Monforte, que os "deuses devem estar loucos" porque João Moura não vai marcar presença na corrida de 18 de Agosto. Segundo apurámos, o toureiro não entra no cartel porque alegadamente não aceita tourear com João Moura Caetano.
Esta situação está a deixar a população algo revoltada, pois queriam ver o "filho da terra" assinalar 35 anos de alternativa na sua vila.
Como as críticas à empresa Toiros +, promotora do evento, têm subido de tom nos últimos dias e vários são os sectores que apontam também o dedo à câmara municipal neste processo, o autarca de Monforte, Miguel Rasquinho (na foto) enviou às redacções este comunicado:



Esclarecimento sobre realização
da CORRIDA DE TOUROS
18 de agosto - Monforte

 No surgimento de certas opiniões vindas, recentemente, a público, através das redes sociais, sites e blogs, alguns com ligações ao meio tauromáquico, relativas à corrida de touros, a realizar em Monforte, no próximo dia 18 de agosto, a Câmara Municipal de Monforte entendeu prestar os seguintes esclarecimentos:

- A CMM, em sua reunião do dia 06/03/2013, procedeu à abertura de concurso público para a cedência da exploração de Praça de Touros João Moura “Pai”, em Monforte;
- Na reunião de 03/04/2013 registou-se que, por falta de interessados, o concurso ficava deserto;
- No dia 12/04/2013 o Município de Monforte recebeu uma carta remetida pela empresa Toiros+ a manifestar interesse na realização de uma corrida no dia 17 de agosto (posteriormente alterada para dia 18) e na qual garantia que seriam convidadas as ”novas gerações” de toureiros das famílias Moura, Caetano e Bastinhas, bem como o Grupo de Forcados Amadores de Monforte;
- Em reunião de Câmara do dia 17/04/2013 foi deliberado, por unanimidade, autorizar a utilização da praça mediante o pagamento de 1.000,00€, os quais, por proposta do Presidente do referido Executivo, seriam distribuídos, em partes iguais, pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte e Santa Casa da Misericórdia de Monforte, tendo esta decisão sido comunicada à empresa Toiros+ no dia 18/04/2013;
- Portanto, em consequência dessa deliberação tomada relativamente à cedência da Praça de Touros, a Câmara Municipal de Monforte não pode, obviamente, ser responsabilizada ou ter qualquer intervenção na organização desta corrida de touros e, muito menos, na elaboração do respetivo cartel.

Foto:D.R.