DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Entrevista: Beja Brava está aí. Nós contamos tudo!



Por: Marco Gomes


 A Beja Brava é uma realidade que vai decorrer de 4 a 6 de Outubro em Beja no Parque da Feira. Tal como em edição anterior prevê-se que inúmeros aficionados ou simples simpatizantes se desloquem àquele espaço único, onde além de um encontro de gentes é um convívio entre os agentes diretos da tauromaquia e o seu público. Promovida pela Câmara Municipal de Beja, a Beja Brava enquadra-se no evento Experiências a Sul – vinipax|olivipax|bejagourmet|bejabrava|bejakids. O Diário Taurino foi falar com Lúcia Matos, da equipa responsável pela organização do evento.
Apostar em 2013 na Beja Brava, é sinónimo que a edição anterior teve sucesso?
Sem dúvida. Ainda que numa fase de consolidação, a Beja Brava é um projeto com forte potencial de desenvolvimento a médio prazo.
Estes acontecimentos culturais são uma mais-valia para a cidade de Beja?
Claro que sim. Todo e qualquer acontecimento que sirva o propósito de promover, divulgar e projetar a cultura de uma região é uma mais-valia. O evento Experiências a Sul – no qual se inclui a Beja Brava é um exemplo dessa mesma filosofia. No caso em apreço, recuperar memórias antigas, artes e saberes ligados ao campo bravo e sua envolvente, impulsionar uma nova ruralidade é o que se propõe.
E esta, tem capacidade de resposta a nível do alojamento e gastronomia?

Sim, ao longo dos últimos anos tem vindo a verificar-se um crescimento da oferta nestes sectores. Neste momento a cidade e o concelho tem boa capacidade de resposta para este e outros eventos. Quem visita a Beja Brava, pode pernoitar num dos vários hotéis da cidade, pensões, residenciais ou simplesmente optar por usufruir da excelente oferta que os enoturismos e turismos em espaço rural da região oferecem.
Em que moldes vai funcionar a presente edição?
A edição de 2013 procura assentar numa filosofia de aportação de valores diferenciadores relativamente à primeira. No que se refere à programação apostamos em novos conteúdos, conceitos, procuramos conferir maior qualidade ao nível dos equipamentos e originalidade ao programa. Estabelecemos desde logo importantes pontes para o futuro com parceiros de excelência como o ICAS – Instituto de la Cultural y las Artes de Sevilha e a FIBESEVILHA – palácio de exposições e congressos. Também a Câmara Municipal de Coruche em representação dos municípios com atividade taurina, o Museu Taurino de Coruche, a Associação de Criadores de Cavalos Puro Sangue Lusitano, Associação Portuguesa de Atrelagem, a Academia de Toureio do Campo Pequeno, o Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter, Escola de Toureio da Moita, Escola de Toureio de Altere a Associação de Criadores de Carne de Bovino Mertolengo entre outros se associam à edição deste ano.

Quais os principais aliciantes para a Beja Brava 2013?
Acreditamos que na globalidade a programação da Beja Brava é deveras aliciante. Evidenciar uma ou outra atividade não seria justo, pois todos os intervenientes estão fortemente empenhados no sucesso do evento. Aficionados ou simplesmente visitantes poderão durante os três dias visitar exposições temáticas, ver filmes, ouvir histórias, assistir a palestras, conversar com figuras ligadas ao campo bravo, assistir a demonstrações de toureio a pé e a cavalo, treinos de forcados, participar em aulas práticas de toureio a pé, ver espetáculos equestres, bailar sevilhanas, participar em touradas alentejanas, visitar o campo bravo, participar em provas de degustação, sessões de show cooking, ver provas de exibição e atrelagem, provas morfo funcionais de cavalos de toureio ou simplesmente passear pelo recinto e visitar os outros eventos.
Perante um programa vasto, há uma aposta nas iniciativas para a juventude…
Sim, claro. Afinal são os jovens e os mais pequeninos que vão garantir a continuidade desta memória coletiva que emerge do campo bravo. Todo o programa está concebido a pensar na componente formativa, informativa e intercativa. Exemplo disso é a atividade pratica que vai realizar-se com o Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter e o matador de touros Sérgio Santos “Parrita”. Durante duas manhãs os jovens poderão assistir a aulas sobre a história da tauromaquia e aprender a manejar os trastes de toureio a pé. De referir também as visitas guiadas à exposição Simbiose Taurina – três séculos de história, as conversas temáticas do Pasto ao Prato ou simplesmente as sessões de show cooking para crianças onde o ingrediente principal é a carne de bovino do Alentejo de raça Mertolenga.
Esta edição estará enquadrada em outras iniciativas como a Vinipax, BejaGourmet, etc, para quando uma exclusiva Beja Brava?
Julgamos que afirmar a Beja Brava como um evento de qualidade integrado no conceito Experiências a Sul é para já a melhor opção. Acreditamos sim que a Beja Brava venha a captar sinergias de outros sectores afins, nomeadamente a caça, a pesca, turismo aventura, etc.
Sendo Beja e seu concelho local de gentes da Festa, a organização sentiu o apoio necessário?

Sim e não. Sim, quando falamos da total disponibilidade dos ganadeiros da região, do grupo de forcados Amadores de Beja e de alguns particulares ligados ao campo bravo e ao mundo dos touros que desde a primeira hora acreditaram no projeto e sempre estiveram ao nosso lado. Sim, quando falamos dos Bombeiros Voluntários de Beja e da CerciBeja. Sem eles não teria sido possível.
Não, quando solicitamos apoio na modalidade de patrocínio às entidades publicas e privadas.
Que mensagem deixa aos leitores para virem até Beja de 4 a 6 de Outubro?
Que nos visitem naquele que é seguramente o melhor dos Eventos a Sul. Simplesmente porque é DE BEJA, com MUITO AMOR E SALERO, CLARO!


 Fotos:D.R.