DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O que se passa na blogosfera e nos sites...


 Foto:D.R.

Vitor Mendes participa em colóquio em Cabeza de la vaca

Sensacional charla la vivida en Cabeza la Vaca con la intervención del maestro Víctor Mendes y Ramón Niño, crítico taurino de Granada, que repasaron la situación actual de la fiesta y la carrera del torero portugués.
Excelente acogida de público tuvo la charla-coloquio que se llevó a cabo en Cabeza la Vaca el pasado viernes. El salón auxiliar del Café - Bar Taurino José María albergó una interesante charla en la que se hizo un repaso de la carrera del maestro Víctor Mendes y se habló de temas de actualidad.
Tras la apertura del coloquio a cargo de Francisco Santana, Presidente de la Peña Taurina 'El Volapié'. Antonio Girol, director de este portal, presentó a los dos intervinientes y repasó a grandes rasgos sus trayectorias profesionales. Acto seguido dio comienzo la charla.
Tanto Ramón Niño como Víctor Mendes hicieron las delicias del respetable contando anécdotas emotivas e interesantes. Ramón, emocionó a los asistentes con su verbo fácil y directo, con su defensa decidida de la fiesta al ser preguntado sobre la deriva antitaurina. Al igual que hiciese Mendes recordando sus inicios en Villafranca del Xira, cuando corría toros siendo un niño, su llegada a España de la mano de Gonzalito y los momentos más emocionantes de su excelente carrera profesional.
Pero como una imagen vale más que mil palabras, aquí pueden ver la galería del acto.

in badajoztaurina.com

 A solidariedade dos toureiros

(Fonte – Magaly Zapata)

O matador com o bandarilheiro que vai receber o rim doado
Lima -Perú. O toureiro espanhol Octávio Chacón vai doar um rim ao bandarilheiro peruano Rafael Montenegro, que actuou às suas ordens durante a boa campanha que o gaditano protagonizou no Peru. Foi durante esta campanha quando o diestro espanhol e o bandarilheiro travaram amizade.
Octávio Chacón tomou esta importante decisão depois de conhecer o precário estado de saúde do bandarilheiro, cuja diabetes lhe provocou há três anos uma insuficiência renal que o obriga desde então a submeter-se a diálise três vezes por semana. O gesto de Chacón revela os estreitos laços de amizade que unem os toureiros às suas quadrilhas e define este toureiro como uma pessoa generosa.

in planetadostouros.blogspot.com

A participação de Rui Bento Vasques no "Tendido Cero" da RTVE

 Vi e ouvi com redobrada atenção a participação de Rui Bento Vasques no programa “Tendido Cero” da RTVE(2) e nesta tarde invernosa, como que a anunciar o doloroso defeso, apetece-me falar um pouco da sua participação.
Conheço o Rui Bento desde os seus tempos de aspirante a novilheiro e acompanhei sempre de perto a sua carreira.
Em Espanha vivi jornadas que ainda hoje recordo, como a da já longínqua Feria de Aranda del Duero, em que como novilheiro alí triunfou com novilhos de Cunhal Patrício, onde também actuou Vitor Mendes, quando levava na sua quadrilha Manolo Montoliú e Martin Récio, como se fôra pouco…

Rui Bento Vasques, Director dos
Assuntos Taurinos do Campo Pequeno
Em Alenquer assisti à sua despedida como novilheiro e em Badajoz à sua alternativa. Na solidão do quarto de hotel mostrou-me o capote de paseo oferecido pelos aficionados italianos do Clube Taurino de Milão, se não estou em erro. Logo veio León e depois Orthez com a terrível cornada. Desloquei-me a Salamanca à Calle Segóvia, 10, onde vivia, para animá-lo quando recuperava da cornada. Tudo isto por amizade. Por isso estou à vontade para falar da sua personalidade enquanto toureiro e agora taurino.A Salamanca voltei para a sua despedida com os “patas blancas” e, uma vez mais, na solidão do quarto do hotel, houve confissões de um toureiro na hora da despedida para com o aficionado e amigo.
Sempre reconheci em Rui Bento Vasques uma grande capacidade de comunicação, um bom relacionamento com a imprensa em Portugal e Espanha. Era dos poucos toureiros que nos fazia chegar com assiduidade informação e fotos, naquela época em que não havia internet.
Por essa facilidade na comunicabilidade e domínio da língua espanhola, já sabia que Rui ia defender a capa e espada a sua dama (Campo Pequeno). Às perguntas de Frederico Arnás, Javier Hurtado e Carlos Ruiz Villasuso respondeu com conhecimento de causa. Realçou o trabalho feito no Campo Pequeno e em toda a sua envolvência, o apoio da administração e a afluência de público à praça lisboeta, mesmo em tempo de crise.
Analisou e projectou a situação do toureio e dos ganadeiros portugueses. Reconheceu como muitos reconhecem, que o êxito empresarial do Campo Pequeno assenta essencialmente na tourada à portuguesa, com cavaleiros e forcados. Sabe que é difícil registar maior afluência de público com as corridas mista, com cavaleiros, forcados e matadores ou novilheiros. Isto por muito que lhe custe a ele, enquanto matador de touros, e a nós aficionados ao toureio a pé que gostaríamos de ver mais. Esta é a triste realidade: Aqui não  se picam os touros, não se cortam orelhas...logo estamos fora do baralho.
Prometeu da sua parte um maior empenho na promoção do toureio a pé no futuro, e deixou uma promessa velada de que algo pode estar para acontecer no apoio ao jovens que querem ser toureiros a nível do Campo Pequeno. Vamos esperar para ver, como vimos e gostámos desta sua intervenção na Televisão Espanhola.

in planetadostouros.blogspot.com

Vote nos "Triunfadores 2010 Toureio.com"

Pelo quinto ano consecutivo o Toureio.com leva a efeito a eleição dos Triunfadores da temporada. Uma votação que ocorre no final de cada temporada, que ano após ano tem vindo a registar um aumento na participação dos aficionados.

Assim, a votação decorrerá entre as 00h:00m de dia 1 de Novembro e as 00h:00m do dia 15 de Novembro.
- Os “Triunfadores 2010 Toureio.com” serão anunciados no decorrer do dia 15 de Novembro.

in toureio.com 
  


Infelizmente, quase ninguém assistiu na Arena D'Évora, sábado passado, ao festival que tinha por objectivo ajudar uma importante instituição. As bancadas, para variar, evidenciavam o desolador vazio do costume naquela praça... menos gente que numa das portáteis mais pequenas...
Lamentavelmente, o empresário da praça recusou o apoio, desinteressado, que o jornal "Farpas" lhe ofereceu, com a inserção de publicidade do espectáculo em duas edições... por considerar que a posição do periódico era "negativa" em relação à Festa!
Mais "positiva" é, acredita ele, a postura deste empresário que conseguiu a proeza de atirar para a valeta o prestígio e o carisma que teve durante muitos anos a história arena de Évora... agora, quase sempre, uma praça às moscas.
É pena...

Foto D.R.

Paulo Caetano homenageado pela Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I


A Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I promove em Lisboa, no próximo dia 21 de Novembro (domingo), uma jornada de Homenagem à Cavalaria, em distintas vertentes.
Serão, naquela ocasião, distinguidos o cavaleiro Paulo Caetano (pelos seus 30 anos de alternativa, que assinalou triunfalmente esta temporada), bem como o General João de Almeida Bruno, Oficial de Cavalaria, distinguido em 1973 com a Ordem Militar da Torre e Espada e que foi um dos militares spinolistas mais destacados antes e até depois do 25 de Abril.
A cerimónia terá lugar, na data mencionada, durante um almoço, a partir das 13 horas, no Restaurante "Solmar", uma das mais emblemáticas cervejarias da capital, a 100 metros do Parque de Estacionamento dos Restauradores.

Foto João Dinis

 

 

"Heróis com Arte" - promoção de Natal


Dando iníco à Grande Promoção de Natal, o livro "Cavaleiros - Heróis com Arte", do jornalista Manuel Andrade Guerra, será comercializado até ao próximo dia 20 de Dezembro a um preço muito convidativo, apesar da qualidade da edição, profusamente ilustrada e encaderrnada com capas duras e envernizadas.
Assim, nos locais de venda directa, o custo de cada exemplar é de apenas 25 euros, o que implica um desconto de 20% relativamente ao preço anterior.
Porém, todos aqueles que pretendem receber comodamente em casa esta obra sofre Tauromaquia e História, poderão solicitá-la contra reembolso para: C.F.I., telefone 213 514 880, pagando apenas 25 euros, acrescidos dos custos de envio, pois o envelope acolchoado de protecção é oferta do Editor.
"Cavaleiros - Heróis com Arte" (uma obra imprescindível na biblioteca de qualquer aficionado!) continua a vender-se em Lisboa no Restaurante "Solmar" (ao lado do Coliseu) e também na "Cozinha - Cantinho do Pão" (Rua Ferreira Borges, 31), em Santarém (na Livraria Costa) e no Centro Histórico de Guimarães, na Livraria Ideal.



Júlio Gomes: 40 anos de alternativa


Cumprem-se na próxima terça-feira, 2 de Novembro, 40 anos sobre a data da alternativa do matador de toiros Júlio Gomes na praça mexicana de Tlaxcala em 2 de Novembro de 1970. Raúl Garcia foi o padrinho e Eloy Cavazos a testemunha. Os toiros pertenciam à ganadaria de Piedras Negras.
Natural de Forcalhos (Sabugal), onde nasceu a 19 de Maio de 1942, Júlio Gomes debutou com picadores na praça espanhola de Valência de Alcântara. Chegou a ser apoderado por "El Pipo", o famoso taurino espanhol que lançou "El Cordobés".
Regressou a Portugal depois de ter vivido muitos anos no Perú, onde casou, chegando ainda a tourear no Campo Pequeno no festival de despedida de Armando Soares.
Hoje é director de corridas.

Foto João Dinis

in farpasblogue.blogspot.com

Júlio Aparício reaparece dia 13 na Venezuela


O matador de toiros Júlio Aparício reaparece no próximo dia 13 de Novembro na Feira de Valência, na Venezuela, dois meses e meio depois de ter decidido suspender a temporada por motivos de saúde, relacionados ainda com a gravíssima cornada no pescoço sofrida na Isidrada em Madrid.
Aparício reparte cartel nesse dia com Bernardo Valência e "El Cid", frente a toiros de Rancho Grande.

Foto D.R

in farpasblogue.blogspot.com



 Manzanares, sometido a cirugía
Madrid (España). José María Manzanares fue sometido ayer a un procedimiento quirúrgico destinado a retirar "las adherencias de los tendones en el hueso". El procedimiento médico, que ya estaba previsto, se desarrolló sin complicaciones según fuentes cercanas al diestro.

La circunstancia de que los tendones estaban quedado adheridos al hueso fue descubierta el pasado 5 de octubre, cuando el torero alicantino se sometió por cuarta vez a una operación para reparar la lesión tendoniana que le tendrá alejado de los ruedos más de dos meses. Fue entonces cuando el doctor Ángel Villamor programó el procedimiento de ayer, que no puede considerarse una intervención propiamente dicha.

El resultado favorable de la cirugía no tendrá ningún efecto negativo en los plazos de recuperación de Manzanares, que está anunciado para el próximo día 29 en Quito, junto a Sebastián Castella y Cayetano en la tarde que será la de su regreso a los ruedos y la del comienzo de su campaña americana.
in mundotoro.com