DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sintese de notícias dos sites e blogs

Campo Pequeno distinguido em Baeza (Espanha)

Rui Bento Vasques com o matador António Ferrera que apodera
A empresa do Campo Pequeno recebeu sábado, em Baeza (Jáen), o Galardão do Círculo Taurino local, premiando “La labor realizada en defensa de la Fiesta de los Toros”, referente à temporada de 2010.
A Sociedade Campo Pequeno, SA esteve representada pelo seu Director de Actividades Tauromáquicas, Rui Bento.
Nesta ocasião foi também entregue ao matador espanhol Antonio Ferrera o prémio correspondente ao “Triunfador Absoluto” da Feira de 2010, pelas faenas realizadas a 15 de Agosto, a dois toiros de Victorino Martin, aos quais cortou quatro orelhas e um rabo.

 in planetadostouros.blogspot.com

 

Praça da Chamusca: empresários entregam as chaves à Misericórdia

Membros da empresa "Arena Chamusquense" com o cabo do Grupo do Aposento, Tiago Prestes, este ano, na conferência de imprensa para apresentação da Feita Taurina da Ascenção Foto D.R.





A empresa "Arena Chamusquense", composta por um grupo de aficionados locais, entregou a cheva da praça de toiros à Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, sua proprietária, sem ter ainda liquidado as contas do arrendamento referentes a 2010 - acaba de noticiar o site "sol e sombra", de João Silva, que adianta ainda que "este não é um caso isolado" e lamenta, com razão, que as Misericórdias "vão sempre atrás das propostas mais chorudas, não olhando ao background das empresas que concorrem, sofrendo depois estes amargos de boca".
A praça de toiros da Chamusca fica assim neste momento sem empresário, sujeita à realização de novo concurso por parte da Santa Casa. Segundo o site de João Silva, as empresas de João Pedro Bolota ("Aplaudir"), Ricardo Levesinho ("Tauroleve"), António M. Cardoso ("Toiros & Tauromaquia") e Paulo Pessoa de Carvalho ("Toiros & Cultura") podem ser algumas das interessadas, pese embora o facto de a praça estar neste momento "queimada" pela gestão das últimas temporadas...

Associação de Toureiros divulga números oficiais da temporada


Realizaram-se este ano em Portugal 304 espectáculos taurinos, menos 7 que no ano anterior, mas mais de 20 foram cancelados por mau tempo, o que teria permitido, se se realizassem, que as estatísticas de 2010 ultrapassassem significativamente as da temporada passada - revela hoje a Associação Nacional de Toureiros (ex-Sindicato) na sua estatística oficial do ano tauromáquico.
Houve em arenas lusas 183 corridas à portuguesa (cavaleiros e forcados), 42 festivais, 33 corridas mistas ou a pé, 24 variedades taurinas (espectáculos de amadores), 15 garraiadas, 5 novilhadas populares e 5 novilhadas.
A empresa "Aplaudir", de João P. Bolota, foi a que mais espectáculos organizou, um total de 31, seguida pela "Toiros & Tauromaquia" de António M. Cardoso "Nené" (23), pela Sociedade Campo Pequeno (22) e por Paulo Pessoa de Carvalho (21).
Luis Rouxinol foi o cavaleiro que mais toureou em Portugal, somando 58 actuações. Entre os praticantes, a liderança coube este ano a Marcelo Mendes, com 27 exibições. Luis "Procuna" (8 corridas) foi o matador que mais actuou e João Augusto Moura e Nuno Casquinha (5 cada) os novilheiros que mais se exibiram. Entre os novilheiros praticantes, ficou na frente Paco Velásquez com 6 actuações. Pedro Paulino "China" foi o bandarilheiro que mais vezes pisou as arenas (66) e António Telles Bastos (61) foi o bandarilheiro praticante mais activo. O grupo de forcados que mais pegou foi o de Alcochete (32 corridas). Francisco Farinha, Agostinho Borges e Pedro Reinhardt foram os directores que mais corridas dirigiram (23 cada) e no que respeita aos emboladores Luis Miguel Campino (43) e José Paulo (41) foram os que mais vezes exerceram o seu ofício nas nossas praças de toiros. Alberto Dias Gama foi o moço de espadas mais activo (interviu em 32 espectáculos).


in farpasblogue.blogspot.com

Documentário sobre Mestre David repetido em Dezembro
Será no dia 8 de Dezembro, que a RTP Memória procederá à repetição do documentário sobre Mestre David Ribeiro Telles, um programa emitido no passado mês de Outubro.
que Mestre David Ribeiro Telles, uma das Figuras incontornáveis do Toureio a Cavalo em Portugal e no Mundo, abre as portas da Herdade da Torrinha e da sua vida, ao programa Retratos.
Momentos únicos de um homem que se tornou profissional do Toureio há 52 anos, exactamente no dia 18 de Maio de 1958, na Praça de Toiros do Campo Pequeno.
Um documentário da autoria de Maria João Gama, ás 19h:15m na RTP Memória.

in www.toureio.com

Os Forcados Mexicanos “A Cuerpo Limpio”
Organizado pelo grupo de Forcados Mexicanos depois de cumprirem 30 anos de ter-se formado, o grupo apresentou o livro “A Cuerpo Limpio”, numa noite em que se uniram os veteranos e as novas gerações, criando um ambiente de amizade, que resultou com um “lleno asta la bandera” no restaurante The Palm del Hotel Presidente.

O encarregado de dirigir o evento foi o cabo Gerardo del Villar, presidente da Associação de Forcados Mexicanos. O cronista taurino Heriberto Murrieta foi o encarregado de realizar o prólogo do livro e de ler algumas passagens aos presentes.
Foi seu companheiro de painel o grande forcado português João Patinhas que falou da sua experiência e do carinho que tem pelo México.
Este livro fala destes forcados, as suas emoções, o drama que viveram desde a sua fundação e as experiências por praças de todas as categorias e diferentes lugares do mundo taurino.                       

 in planetadostouros.blogspot.com