DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sábado, 11 de dezembro de 2010

João Salgueiro deu lição a jovens aficionados


 Salgueiro e Marco Gomez
 Salgueiro e Marco Gomez
 
Salgueiro durante a sessão de autógrafos

              Com uma plateia bastante heterogénea em termos de idades, mas com um denominador comum – a aficion – o cavaleiro João Salgueiro foi professor da sua arte no Agrupamento de Escolas do Concelho de Alter.


              Casa cheia, como seria de esperar, público entusiasmado, Salgueiro dialogante e o resultado foi uma tarde de aprendizagens do que é a arte de lidar a cavalo.


           A iniciativa esteve a cargo do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alter do Chão, e decorreu no dia 9 nas bibliotecas escolares da Escola EB 2,3/Sec. Padre José Agostinho Rodrigues e da Escola de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão. Nestes espaços, o cavaleiro de Valada teve a oportunidade de num diálogo franco e aberto com os alunos falar da sua trajectória enquanto cavaleiro tauromáquico, dos seus receios perante a crise que a Festa atravessa e não se coibiu, quando confrontado com tal, de abordar a temática dos toiros “nhoc nhoc”. Foi um Salgueiro alegre, descontraído e com a sabedoria que a vida lhe tem dado tentou transmitir aos mais novos o porquê de defender esta tradição tão peculiar do povo português que é a corrida de touros à portuguesa. Também houve espaço para o visionamento de imagens sobre o cavaleiro e também sobre marcos importantes da nossa tauromaquia – Mestre João Branco Núncio e Mestre Baptista. No final os alunos não quiseram deixar o cavaleiro sem lhe entregar algumas lembranças feitas por eles, bem como as habituais fotos, beijinhos e autógrafos.


              Salgueiro saiu satisfeito de Alter, quase convicto que seja um até breve, pois confessou que muito gostaria de tourear nesta terra já no dia 25 de Abril.