DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 9 de março de 2011

À UNHA NA HERDADE DA PELICA - PONTES DIAS (C/Fotos)


Caros amigos,
estive recentemente na Herdade da Pelica (Portalegre) a assistir à ferra de gado manso.
As condições climatéricas, infelizmente, não deixaram ferrar o gado bravo, fica para a próxima...Em principio para o mês de Abril.
Mas mesmo assim assisti a grandes momentos...
Presentes no evento, estiveram forcados antigos e actuais dos valorosos Forcados Amadores de Lisboa, tais como os populares Boia, Rijo, Bombeiro, Casaca e o meu grande amigo João Vasco Lucas e outros mais...Gente Boa!
Muitos foram aqueles que sonham ser forcados que marcaram também presença nesta ferra...O destaque maior nas cernelhas vai para o Duarte Palha (que sonha com o ouro), mas tem um jeitão enorme e sem esforço nenhum para esta sorte...À unha!
João Pedro Tavares, dos Amadores de Montemor, voltou a mostrar porque razão é um dos melhores forcados deste país...É um forcado completíssimo e poderoso, tanto de caras como de cernelha.
A Madalena Dias Gomes também voltou a fazer das suas na arena improvisada da Pelica... Tem cá uma raça esta rapariga!
Neste dia em cheio, marcou também presença o secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle e a sua simpática família (Ver outra notícia).
Quero agradecer à família Pontes Dias, em particular ao José Luís Gomes, à Engª Fernanda Dias e ao patriarca da casa, Senhor Agostinho Pontes Dias, o convite.
São estes os convívios que ficam na minha memória, são estes os momentos que eu gosto de passar junto daqueles que eu estimo e admiro.
Lamento que o tempo tenha pregado uma partida, pois se assim não fosse, o Manuel Dias Gomes de certeza absoluta que havia de tourear uma novilha para que todos ficássemos inspirados para receber mais uma temporada.
Para finalizar...o almoço.
Mais uma vez o cozido estava excelente e os doces uma verdadeira tentação!
Mas a companhia e amizade foi o prato forte desta jornada que culminou com uma visita pela herdade.
Obrigado!

O Ganadero Agostinho Pontes Dias

O novilheiro Manuel Dias Gomes

João Vasco Lucas e Madalena Dias Gomes...sempre bem dispostos!

José Luís Gomes e Elísio Summavielle atentos ao desenrolar da ferra

Engª Fernanda Dias a ferrar um dos exemplares