O Campo Pequeno encerrou a sua "Temporada de Abono" com uma Tourada de Gala à Antiga Portuguesa (uma evocação deste espectáculo no século XVIII), com uma enchente, sendo colocado o cartel de "Lotação Esgotada".
Assisti à tourada como milhões de portugueses através da RTP, que este ano tem tido um papel importante com as transmissões para a divulgação da Festa. No entanto, esta tourada de ontem, merece-me alguma reflexão.
Não sei quem montou esta bem conseguida operação de marketing, mas fosse quem fosse, só pode estar de parabéns. Neste país taurino em que muitas vezes cada um cuida dos seus interesses, finalmente viu-se uma estratégia organizada e que por certo vai dar frutos.
Por vezes é necessário ver a casa do nosso vizinho a arder (Catalunha/Espanha), para pormos as nossas barbas de molho, como diz o povo sabiamente.
Aproveitando as câmaras da televisão, tiveram intervenções muito positivas a favor e na defesa da Festa dos Touros a Ministra da Cultura e o seu Secretário de Estado. Só por si de grande significado, bem como foram entrevistados vultos da nossa cultura como o pintor Júlio Pomar, um apreciador das touradas onde encontra fonte de inspiração.
A grande ovação a que o Dr. Moita Flores foi sujeito por parte do público, e que se deve à sua coragem em assumir uma Petição Público na defesa da Festa, foi sintomática de que os portugueses estão atentos e empenhados neste movimento que o Presidente da Câmara Municipal de Santarém está a encabeçar.
Gostei sobretudo da intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Funchal (Madeira), pela clarividência como abordou a importância não só como factor cultural da Festa dos Touros, como do seu papel na economia nacional. Um grande Olé para esta madeirense e enhorabuena aos promotores da iniciativa.
in planetadostouros.blogspot.com
Foto:D.R.