João Telles também participou nesta iniciativa
Vasco Pinto: Cabo dos Amadores de Alcochete
O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete e o cavaleiro tauromáquico João Palha Ribeiro Telles estiveram na sexta feira na Escola Salesiana do Estoril, a fim de promover duas palestras sobre o tema Tauromaquia.
Este é um projecto sobre Cultura no âmbito da disciplina de Área de Projecto, em que três alunas da referida escola remeteram o convite e que foi aceite por ambas as partes.
O projecto intitulado CULTURA | FOLLOW ME consistiu numa sensibilização destinada à camada mais jovem da escola, 11º e 12º, em que ambos os intervenientes falaram de forma mais especifica sobre a sua arte. No caso dos Amadores de Alcochete, representado pelo seu cabo Vasco Pinto e pelo forcado Diogo Van den Toorn, realizaram uma apresentação em que ilustraram não só a história e a origem da figura do forcado, como também explicaram detalhes sobre a farda, tipos de pegas e formas de pegar toiros. Tentando transmitir principalmente a essência de ser forcado, e os laços e princípios que regem um grupo de forcados.
No fim a plateia colocou diversas questões, todas elas pertinentes, que revelaram algum conhecimento de causa.
Os Forcados Amadores de Alcochete em tempos realizaram este tipo de iniciativas, com sessões no Museu Municipal de Alcochete para alunos do ensino primário. Contudo, à que salientar a importância deste tipo de iniciativas, não só com o fim de criar novos aficionados como também uma forma de esclarecimento sobre o que é a Festa Brava.
Fotos:D.R.