Moita Flores o "nosso líder"
Chama-se “Em defesa da Festa Brava” e já conta com mais de 100 mil assinaturas. É uma petição que partiu da iniciativa do escritor, investigador e hoje autarca Francisco Moita Flores e que rapidamente se propagou a milhares de portugueses adeptos da tourada.
Tendo em conta o curto período decorrido desde que foi lançada, reina entre os aficionados das corridas de touros a convicção de que a cifra alcançada pela petição será amplamente ultrapassada durante o Verão.
Para Francisco Moita Flores, o número de mais de cem mil assinaturas entretanto recolhidas tem um “enorme significado que é o da imensa adesão que esta manifestação cultural suscita em Portugal, contrariando assim em toda a linha os rumores provocados pelos movimentos anti-taurinos”. E acrescenta:
“Não me surpreende que haja já mais de cem mil assinaturas a favor da petição, mas não há dúvida de que é uma tremenda vitória da liberdade, da tolerância e do respeito no seio de uma comunidade”. Para o agora autarca de Santarém, “esta iniciativa encerra ainda um elemento de incrível originalidade e que vem, também ele, atestar a raiz positiva da petição, pois, por norma, as petições costumam ser contra algo ou alguém. Ora esta é a favor. E isso também encerra um significado profundo”.
Também para os responsáveis da Prótoiro esta reacção em massa dos portugueses à realização de corrida de toiros revela, “de forma inequívoca, o entusiasmo e a importância da tourada”.