DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Guerra em Estremoz: Aficionados contestam entrega da praça a Caçoete e Barata Gomes




A Tertúlia Tauromáquica de Estremoz contestou em carta enviada ao presidente da câmara daquela cidade alentejana a entrega da exploração da praça a uma empresa, nomeadamente à Campo e Praça, de Albino Caçoete e António Manuel Barata Gomes.
O Diário Taurino teve acesso à carta e publica o documento na integra já a seguir.
Guerra em Estremoz! Todos aos abrigos anti-nucleares!!!!!!





TTE - Tertúlia Tauromáquica de Estremoz
Quinta do Alto da Assumada
7100-150 Estremoz
Cont. 509392911
Telm.: 963722552

Exmo. Sr. Presidente do Município Luís Mourinha                     
 Exmo. Vice-presidente Francisco Ramos


                                                                                                 Estremoz, 29/01/2013 

Assunto: Concessão da Praça de Toiros

          Após reunião do dia 29 de janeiro de 2012 pelas 10 horas em que marcou presença o Sr. presidente do Município juntamente com o Presidente da TTE e o Presidente da Assembleia Geral vem a TTE por este meio manifestar o nosso desagrado sobre o processo de cedência para exploração da nova praça de toiros de Estremoz.

             Fundamentamos o nosso desagrado nos seguintes pontos:

1.         Sendo a TTE uma associação do concelho de vertente tauromáquica e com um exemplar trabalho desenvolvido ao longo de três anos de existência lamentamos não termos ido convidados para discussão do processo de cedência da praça de toiros.


2.         Desde a nossa fundação temos provas dadas no meio taurino quer em organização e divulgação de Festivais Taurinos e Corridas de toiros em praças portáteis, como temos uma boa relação com todos os taurinos, apoderados, toureiros e ganadeiros, pessoas que sempre apoiaram e ajudaram para a divulgação da Tauromaquia em Estremoz no interregno em que não havia praça de toiros em Estremoz.



3.         Como Estremocenses e conhecedores profundos do meio taurino não compreendemos como vai ser cedida a praça de toiros a título gratuito a uma empresa formada á 5 dias em que os seus sócios não eram nada mais que capitalistas de uma outra empresa, não levando em conta o Município o trabalho e desenvolvido pela TTE em benefício do nome da cidade de Estremoz e da Tauromaquia.


4.         A TTE lamenta esta atitude pois sempre nos manifestamos em reuniões e cartas entre a TTE e o Município o nosso interesse em cedência da praça de toiros para exploração direta pela TTE em igualdade de condições para com outros interessados, pois assim seria um processo conjunto entre o Município, a TTE e os aficionados de Estremoz, aqueles que como têm conhecimento tanto lutaram e deram a cara na defesa da recuperação da praça de toiros de Estremoz.



5.         Ao longo destes anos demostramos espirito organizativo e responsável em todos os eventos que realizamos e que são de conhecimento de Vossas excelências, ganhamos o respeito da fina flor da Tauromaquia Nacional, não compreendemos que uma empresa recém formada de fora de Estremoz venha realizar os espetáculos de reabertura da praça, onde a TTE pela relação que tem com todos os taurinos tem condições de exploração direta do recinto.


6.         Sempre nos fizeram sentir que quando a praça funcionasse teríamos uma palavra para aqueles que nos ajudaram como pessoal de curros, transportes de toiros, porteiros, gráficas, colagens, patrocinadores, artistas, ganadeiros, etc.… É agora?


7.         Como conhecedores das preferências da Aficion Estremocense iniciamos em 2010 um trabalho de recuperação de uma Aficion que já não existia. É lamentável depois de todo o nosso esforço a TTE não ser convidada a discutir um processo que desde o início nele nos envolvemos.
   É lamentável não ter sido levado em linha de conta o nosso trabalho desenvolvido quando é reconhecido a nível Nacional e elogiado por muitos aficionados, pois nós quando nos constituímos foram para fazermos alguma coisa pela Tauromaquia não para termos um local para beber copos.
    Quando em final de temporada juntamos a Aficion Nacional em Estremoz todos nos Honram com a sua presença e nos seus discursos nos pediam que continuássemos neste trabalho.


   Concluímos que fomos excluídos e ignorados de um processo que por mérito próprio tínhamos lugar de destaque como acontece na cidade de Redondo que os cinco anos que não pode levar a praça a concurso a entregou a uma associação tauromáquica do concelho que ali tem realizado um trabalho notável.
   Depois de tudo o que temos realizado pela promoção, defesa e divulgação da festa brava em Estremoz não poderíamos estar mais desagradados com esta situação.

   Como Munícipes gostaríamos que nos dessem a conhecer quais os fundamentos que levaram o Município a levar por diante esta concessão!

   Mais uma vitória para os anti taurinos ao saberem que os taurinos de Estremoz foram ignorados e ultrapassados num processo onde por direito próprio tinham todo o direito de se manifestarem, como quando foi visionado o projeto da praça, fomos nós que detetamos as anomalias que tinha para o bom funcionamento do recinto como praça de toiros.

   Esperamos que há tempo para remediar o erro pois não podemos aceitar que a praça da nossa terra seja entregue a uma empresa que nada fez pela festa brava em Estremoz, sem que os estremocenses sejam ouvidos e em conjunto serem discutidas ideias para o bom funcionamento e êxito desta nova etapa da nossa praça de toiros.

   Com os melhores cumprimentos,

 Atenciosamente,

            O Presidente da TTE                                             O Vice Presidente da Assembleia Geral
                 Marco Pernas                                                                           Manuel rola



 Fotos:D.R