DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sábado, 6 de setembro de 2014

Évora: Aqui ninguém dorme! (C/Fotos)

 Joaquim Bastinhas
 Rui Salvador
 Luís Rouxinol
 Sónia Matias
 Tomás Pinto
Miguel Moura



Emoção e risco. Estes foram os ingredientes para uma noite de toiros a sério em Évora, onde não houve tempo para “dormir” nas bancadas.
Os Fernandes de Castro pediram o BI aos toureiros que aproveitaram o desafio e estiveram enormes perante as dificuldades apresentadas.
A primeira corrida da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Évora resultou numa boa casa (cerca de ¾) e em momentos de grande emoção no ruedo.
Seria injusto destacar que este ou aquele toureiro esteve melhor do que outro. Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Sónia Matias, Tomás Pinto e Miguel Moura deram a volta aos oponentes de forma exemplar, mostraram argumentos perante as dificuldades.
Bastinhas com um toiro a tapar-se e a vir cá acima no momento do ferro esteve em grande, fechando com um grande par de bandarilhas, Rui Salvador cravou dois ou três ferros daqueles “à moda antiga” e que o celebrizaram como o toureiro dos “ferros impossíveis” e a fechar a primeira parte Luís Rouxinol enfrentou o mais bruto do festejo com galhardia, rematando a faena com um valente par a duas mãos.
De destacar que o ganadero deu volta ao ruedo após a lide do terceiro (o tal que era bruto) por vontade do diretor do festejo João Cantinho, não por vontade do público ou de um outro fator qualquer. O ganadero merecia pisar o ruedo, isso sim, após a lide do quinto, ou até mesmo no final, nunca após a lide do terceiro da ordem…Critérios.
Na segunda parte Sónia Matias teve que se entender com “uma bola de carne” reservada , atirando-se  para cima do oponente para cravar a ferragem e sacar os aplausos. Tomás Pinto (outro injustiçado, pois toureia infelizmente pouco) esteve vistoso na brega, pela forma como correu o toiro pelas tábuas, deixando bons ferros e vontade de o ver mais vezes.
Fechou e bem Miguel Moura. Boa brega, sortes com leves batidas ao píton contrário e remates das sortes, marcaram a presença deste toureiro que mostra mais maturidade. Lidou um grande toiro que teve direito, com toda a justiça, a regressar ao campo.
Resumindo: Estiveram todos bem perante um curro que pedia contas.
Mas os principais heróis da noite foram os forcados. Estiveram enormes os Amadores de Évora e São Manços, pois aguentaram fortes derrotes e fizeram frente à força e à forma como os Castros empurravam!
Por Évora foram solistas Francisco Oliveira à segunda tentativa, Ricardo Sousa ao primeiro intento e João Madeira à terceira tentativa.
Pelos Amadores de São Manços foram forcados de caras Manuel Vieira à primeira, Pedro Galhardo à quarta e João Fortunato à terceira.
Dirigiu João Cantinho, assessorado por Ana Gião Romão da Veiga.
(Em breve reportagem com as gentes da festa!)