DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O congresso está mesmo aí!

 Foto:D.R.

Discutir as temáticas e problemáticas que mais afectam o sector da festa brava e da criação de gado bravo e, ao mesmo tempo, promover a imagem dos Açores no exterior são os grandes desígnios do IX Congresso Mundial de Ganaderos de Toiros de Lide, a realizar de 21 a 23 de Outubro na Terceira, afirmou Arlindo Teles, presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (TTT) na apresentação oficial do evento.
Uma organização conjunta da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, a Associação Regional de Criadores de Toiros da Tourada à Corda e a TTT, o certame irá reunir mais de uma centena de ganaderos de todos os países taurinos e uma ganadaria da Califórnia, Estados Unidos, prevendo-se um total de 300 participantes, somando as inscrições de aficionados locais.
O congresso terá como título “Os Açores entre dois continentes taurinos”, contando com o apoio do Governo Regional, através da Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário e da Direcção Regional de Turismo, bem como das câmaras municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, para alem de patrocinadores privados.
Este congresso integra o projecto “Tauro Tour”, da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, da qual faz também parte a Rota do Toiro, incluída no programa oficial do certame.

“Grande jornada do toiro”

Joaquim Pires, director regional do Desenvolvimento Agrário, apelidou o congresso de “elevado nível” e um evento “com repercussão mundial”.
O governante afirmou que este certame é uma excelente oportunidade para os criadores da Terceira poderem trocar experiências com grandes ganadarias nacionais e internacionais, considerando que estão reunidas todas as condições para “uma grande jornada do touro bravo”.
Joaquim Pires justificou a aposta governamental como uma oportunidade de promoção do destino Açores no mercado internacional.

Aproveitar infra-estruturas

Andreia Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, realçou que este certame se insere na campanha da autarquia em trazer para o concelho congressos de nível nacional e internacional que aproveitem as infra-estruturas existentes, lembrando que este já é o segundo certame do género que a Tertúlia realiza.
Sobre as temáticas em discussão, a autarca entende que reflectem as “enormes preocupações dos nosso criadores, nomeadamente a viabilidade económica desta actividade e o bem-estar animal”.

Programa repartido

O congresso arranca dia 20, com uma visita turística ao oeste da ilha até à Mata da Serreta, tendo a sua sessão de abertura na manhã seguinte, pelas 9h30, no Teatro Angrense, seguindo-se uma conferência de um representante de uma ganadaria local.
A partir das 10h30 mesa redonda sobre “Análise da situação económica das ganadarias”, seguindo-se ao meio-dia novo debate, sobre “Exposições sobre a segurança profissional do ganadero”.
Da parte da tarde, será a vez dos participantes percorrerem a Rota do Toiro, que inclui passagens pela Praça de Toiros Ilha Terceira, o monumento ao toiro na Rotunda da Carreirinha e por todas as ganadarias da ilha.
No dia 22 de Outubro, os trabalhos tem lugar no Auditório do Ramo Grande, Praia da Vitória, começando às 9h30 com uma mesa redonda sobre “Sanidade - chegar ao toiro são e competitivo”, seguindo-se pelas 11h45 uma discussão sobre “Maneio”.
Depois do almoço, será a vez da apresentação e debate do tema “Promoção e divulgação de valores complementares na ganaderia: turismo taurino, valor ambiental e a carne do toiro de lide”, e pelas 17h30, tem inicio uma demonstração de toureiro a cavalo e forcados na Praça de Toiros.
O último dia de trabalhos, de novo no Teatro Angrense, começa com um debate sobre “Selecção”, seguindo-se “Usos e aplicações das novas tecnologias aplicadas À genética e à reprodução”.
A partir das 12h15, mesa redonda sobre “Análise da ganaderia desde a perspectiva dos meios de comunicação social” e o IX Congresso Mundial de Ganaderos encerra com um debate subordinado ao tema “A ganaderia como sector líder do fomento da união dos sectores taurino” e a apresentação de um novo organismo internacional do ganadero.

 in www.tertulia-terceirense.pt