DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Síntese notíciosa do congresso de ganaderos nos Açores até ao momento



Congresso mundial de Ganaderos

1 – Da sessão de abertura do congresso há a destacar a intervenção do Prof Maduro Dias que, numa verdadeira oração de sapiência, atravessou o mundo do toiro, a históroria desde a antiga á contemporânea, a economia a geografia e a a vertente sociológica, fundamentando assim a sua defesa da “Festa” e o porquê da aficcion Açoreana .
Maria Baldaia Rego Botelho falou mais em concreto da sua Ilha e prá sua Ilha, exaltando-a como é de louvar a uma jovem que vive as  tradições da sua terra.


2 – Do panorama económico das ganadarias, mais que real foi pertinente a Intervenção de António Francisco da Veiga Teixeira, que expôs todas as debilidades da “Festa” ( falta de emoção nas corridas,incluída) não dourando a pílula, numa intervenção tipo cardeal diabo.


3 -  Foram ouvidas palavras claras de D. Alvaro Nuñes.
Defendeu este ganadero que  o exagero do peso dos toiros lhes tira mobilidade porque o toiro grande não é fino. Mais defendeu que nas tentas há que ter muito em conta as qualidades anatómicas das rezes, porque se as rezes são bravas mas não harmoniosas, ao dar filhos menos bravos e menos bons fisicamente, estes têm mais dificuldade em mostra a menor bravura que têm.


4 – Momento de Humor:
 Porque a determinada altura o debate descambou para o papel dos vedores, foi perguntado á mesa o que pensavam destes agentes da “Festa”, ao que o Dr. Joaquim Grave respondeu resumidamente assim: Vedores? …. Há os bons e os Maus.

5 – Proposta curiosa
Falando-se dos picadores e da ineficácia das multas que além de pequenas são pagas pelos matadores, alguém propôs que se usasse um sistema tipo cartão amarelo e vermelho, com a devida suspensão do prevaricador.

6 -  Até ao momento, a organização da Tert Taur. Terceirense tem sido verdadeiramente notável.