DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

segunda-feira, 30 de maio de 2011

João, perdeste o Passapé, mas ganhaste o respeito e pintaste a verdade em Madrid

 Após a morte trágica do cavalo Passapé, em Madrid, temos que reflectir e também ver o lado positivo da questão, ou seja, a dignidade, a verdade, o sentimento e a pureza do toureio interpretado por João Moura Caetano nessa mesma tarde.
Nós temos que dar a relevância devida ao facto de ele, João Moura Caetano, ter posto na arena de Madrid uma dimensão de toureio com a máxima verdade, dando a vantagem aos touros, toureando em terrenos de verdadeiro risco, no fundo e a meu ver, mostrando o que é o verdadeiro toureio a cavalo que hoje anda tão adulterado com números acessórios que, no entanto, o publico parece permitir e valorizar.
João Moura Caetano arriscou e deu a dimensão do verdadeiro toureio de frente e conquistou com essa naturalidade o respeito do público de Madrid.
Independentemente da perda do Passapé, Caetano deixou uma marca, um estilo, uma história e acima de tudo respeito e consideração naquela arena.
Também eu chorei e sofri com a morte do Passapé, mas também eu me alegrei e fiquei orgulhoso pela dignidade e verdade do teu toureio. 
Se a festa fosse interpretada como aquele quadro que pintaste em Madrid, talvez a história fosse bem diferente...Para melhor, com verdade e acima de tudo  com muita maestria.
Um grande abraço, compadre João!

Foto:D.R.