DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 4 de agosto de 2013

As últimas da festa- Ronda (síntese) pelas últimas horas!



- Este Sábado, em Setúbal, houve toiros com pouco público nas bancadas, mas com muita competição na
arena.
Os três toureiros (Vítor Ribeiro, Moura Caetano e Telles Jr) arrearem forte!
O maior êxito, todavia,  foi para o João Moura Caetano (foto ao lado), com o cavalo Temperamento, no segundo toiro do seu lote.
Publico sempre de pé, ferros em terrenos impressionantes e chamada especial no final da volta ao ruedo. Hoje, o cavaleiro toureia em Abiul, ao lado de Rui Fernandes. A coisa promete!
Em Setúbal pegaram com bastante acerto os Amadores de Santarém e Alcochete.

- Tomar volta a abrir as suas portas no dia 17 de Agosto para acolher uma corrida com João Moura, Rui Salvador e Miguel Moura.
Forcados de Tomar e Chamusca (Amadores), toiros de Francisco Romão Tenório.
22:00.

- O grupo de forcados Amadores de Arronches triunfou este Sábado em Moiños (Galiza).
Pegou à primeira e bem Ricardo Martins. Toureou neste festejo o português David Gomes que cortou duas orelhas!

- Pedrito de Portugal vai estar aqui:



 - Pouco povo este Sábado na Póvoa de Varzim (perto de meia casita) para ver Diego Ventura…O que se passa?

- Na Nazaré brilhou este Sábado Luís Rouxinol perante cerca de ¾ de casa.
Sónia Matias esteve também em bom plano nos dois que lidou.
Toureou ainda Mateus Prieto, destacando-se no seu primeiro.

- Em Nisa casa cheia, bons toiros de Pontes Dias e boas atuações de Bastinhas, Cortes e Marcelo Mendes. Bem os forcados de Alter do Chão, Tertúlia do Montijo e Académicos de Elvas

 - O cavaleiro Marco José venceu o troféu para a melhor lide em Valverde (Évora).

O cavaleiro, agora radicado na Cidade Museu, toureou este Sábado ao lado de Rui Salvador e David Oliveira, perante um curro sério de Santiago.

Pegas rijas e valentes dos forcados de Montemor e Évora.



Já nasceu o Centro Interpretativo Tauromáquico de Monforte
Decorreu no Sábado a assinatura do contrato programa e o arranque oficial das obras do Centro Interpretativo Tauromáquico de Monforte. Estrutura orientada para a dinamização, organização e valorização de actividades relacionadas com a tauromaquia, enquanto entidade representativa da cultura local, regional e nacional. Este espaço pretende ser um local inovador ao nível nacional, transmissor de cultura tauromáquica e de valores enraizados na história e na memória de uma região. A edificação deste Centro Interpretativo surge como uma necessidade evidente de aproveitar os recursos locais e dinamizá-los como uma mais valia para diferentes sectores como o turismo, a economia e a cultura.
Este local será um espaço vivo e aberto que pretende oferecer a todos os públicos uma importante diversidade de conteúdos sobre a tauromaquia, através de parcerias com outras entidades locais, regionais, nacionais e internacionais. É objectivo da Câmara que seja um espaço de exposições, debates, convívio e divulgação da cultura histórica e social do Concelho de Monforte.
Neste local o Grupo de Forcados de Monforte também terá o seu espaço para que ali possa criar a sua sede.
Usaram da palavra além do edil de Monforte, o Engº Ricardo Carrilho e a Dra. Leonor Barradas, esta responsável pela actividade do Centro Interpretativo. A população marcou presença na abertura oficial, bem como o cavaleiro Paulo Caetano, a empresa Toiros+ (Lúcia Loureiro e Henrique Gil), alguns campinos, forcados, aficionados e público anónimo