DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Montijo: Agora falo eu! (versão light)



O puritanismo cá do burgo ficou chocadíssimo com a minha pessoa quando escrevi, recentemente, um artigo de opinião sobre a DEMONSTRAÇÃO DE PEGAS na praça do Montijo, tendo eu utilizado na altura uma linguagem mais brejeira (confesso) para “chamar à atenção” e, pelos vistos, consegui esse intento.
Ficou tudo chocado, a criticar, a dizer cobras e lagartos sobre a minha pessoa e que eu sou isto e aquilo e mais alguma coisa… Até gosto que falem de mim, confesso. Mal ou bem, gosto. Pronto!
Hoje não vou utilizar essa linguagem, podem suspirar de alívio, como podem também suspirar de alegria: A festa não acabou!
A coisa deu-se no Montijo e o mundo não desabou, nem os forcados morreram, nem a festa dos toiros, só mesmo na cabeça das mentes mais puritanas, mas adiante...
Nunca consegui perceber onde estava a polémica em torno desta matéria, só mesmo um pequena facção cá do burgo para ficar chocada com tal acontecimento.
A única polémica que encontro nesta história toda é o facto dos toureiros portugueses (bandarilheiros) não terem actuado nesta DEMONSTRAÇÃO DE PEGAS, mas também percebo a sua versão…
Para finalizar, gostaria apenas de alertar que os grupos de forcados que participaram no evento não foram obrigados, nem tão pouco lhes foi apontada uma pistola para aceitarem o desafio.
Aceitaram porque quiseram aceitar, aceitaram porque gostam de pegar toiros.
Em redor desta conversa gerou-se assim uma polémica que eu nunca entendi, uma vez que nem sequer a Associação Nacional de Grupos de Forcados se opôs.
No entanto critico duas situações, pois isto não são só rosas…Critico o facto de os grupos apresentarem-se de jaqueta (poderiam recorrer só à cinta e camisa) e à “ausência” de um delegado técnico tauromáquico devidamente credenciado para o efeito. Agora o resto? Não vejo nenhum problema.
Mas nós somos assim… Nós, os dos bois, somos eternamente assim.
Criticamos por criticar, somos uma espécie diferente, graças a Deus...
Fiquem bem e deixem-se dessas coisas.
Cumprimentos puritanos para todos vós.

Foto:Miguel Alvarenga/Cortesia farpasblogue