DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Alter: Quem te viu e quem te vê…(C/Fotos)



João Romão Tavares e Filipe Gonçalves, vencedores dos troféus
 Luís Rouxinol rubricou duas boas actuações!
 Filipe Gonçalves brilhou no segundo do seu lote
Marcos Bastinhas está um toureiro maduro e que encanta o conclave. Em Alter esteve em grande!


-Enquanto uns andam entretidos a vetar este e aquele, a festa de toiros começa a cair numa onda perigosa, de miséria e de grande preocupação.
Enquanto os senhores que deveriam mandar/coordenar a festa andam entretidos em guerras de treta, hoje, em Alter do Chão, vimos uma casa pouco mais de meia.
De recordar que esta corrida, a 25 de Abril, estava sempre cheia até à última fila, mas este ano assim não sucedeu…
Sinais dos tempos, das carteiras e da falta de ânimo dos portugueses. Como é que a festa vai sobreviver a isto?
Uma coisa é certa, com tudo e mais alguma coisa, menos com vetos e guerras das tais.
Mas vamos à corrida.
A primeira parte foi morna, o jogo apresentado pelos toiros de São Marcos, a maioria com 5 anos, não permitiu o êxito aos toureiros, cumprindo a função Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcos Tenório “Bastinhas Jr”.
A segunda parte foi um pouco diferente.
Luís Rouxinol andou bastante ligado ao oponente, cravou bandarilhas de belo efeito ao astado que transmitia no momento do ferro, rematando a sua atuação com bons pormenores de brega.
Filipe Gonçalves teve por diante o mais colaborante da corrida, merecendo (?) no final volta a arena para o ganadero.
A lide foi marcada pela brega corrida em redor das tábuas e um bom par de bandarilhas, sem antes rubricar bonitos e vistosos cites.
Marcos Tenório também esteve bem no seu segundo toiro. Bregou também com eficácia, cravou bandarilhas de belo efeito, agarrando o público com um toureio alegre.
Culminou a atuação com um grande quite ao toiro quando já agradecia, apeado, os aplausos do público. Olé!
Mas a tarde também ficou marcada pelo excelente jogo de um toiro de Falé Filipe para o matador de toiros Sérgio dos Santos “Parrita”.
O diestro esteve muito bem de capote, principalmente por verónicas, veio de menos a mais nas bandarilhas e sacou uma boa série de derechazos ao astado.
Dois ou três pormenores por naturais e uma forte ovação a culminar o seu labor. Parrita esteve bem, mostrou mais uma vez que merece mais oportunidades.
No capítulo das pegas a tarde foi tranquila para os Amadores de Montemor, mais conturbada para os de Alter do Chão.
Por Montemor foram solistas Tiago Telles de Carvalho, João da Câmara e João Romão Tavares, todos à primeira tentativa.
Por Alter do Chão: Elias Santos à quarta tentativa, Jorge Nagy à primeira, após dobrar João Pedro Adegas, que executou duas tentativas e Diogo Bilé ao primeiro intento.
No final o júri atribuiu o troféu Luís Saramago para a melhor pega a João Romão Tavares do grupo de Montemor e de melhor lide, denominado por D. José de Athayde, para o cavaleiro Filipe Gonçalves.
O júri para a melhor lide era composto por D. José de Athayde, Pedro Pinto e Marco Gomes, tendo o mesmo jurado votado em cada um dos toureiros…
Como não houve consenso no final, decidiu o mais velho e, por sua vez titular do galardão, que o troféu fosse entregue a Filipe Gonçalves.
De destacar, ao intervalo, que a empresa JC Toiros de Jorge de Carvalho descerrou uma placa no pátio de quadrilhas para assinalar o gesto de Parrita, em 2012, que se encerrou naquela arena com seis toiros.
Dirigiu com acerto e competência Ricardo Pereira.