DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 22 de setembro de 2013

Elvas: Noite de gala e de sonho! (C/Fotos)



 Joaquim Bastinhas abriu praça com esforço e entrega perante o pior toiro da noite
 Ana Batista espalhou classe
 Moura Caetano e o Temperamento: Uma união de êxitos!
 Com o cavalo Temperamento durante a volta triunfal
 João Moura Jr. Esteve enorme
 Marcos Tenório brindou a seu pai, Joaquim Bastinhas que ao longo da noite foi bastante acarinhado pela aficcion
 Marcos esteve assim: Com verdade e raça
 Um brinde aos céus
 Um palmito de Bastinhas
 Um valente par de Marcos Tenório
 Volta triunfal a cavalo, a fechar uma noite em grande!

A corrida de Gala à Antiga Portuguesa no Coliseu de Elvas foi crescendo de toiro para toiro, transformando-se num festejo recheado de êxitos. Pelas 19:00 os bilhetes esgotaram e tudo levava a querer que seria uma noite de glória para os artistas. Assim foi!
Perante seis toiros de Maria Guiomar Cortes de Moura, bem apresentados e a cumprir, exceptuando o primeiro, abriu praça o Maestro Joaquim Bastinhas que tudo fez para triunfar perante um astado imobilizado. Esteve correto nos compridos e nos curtos puxou de toda a sua veterania e alegria para triunfar frente ao dito toiro que nada fazia. Bastinhas fez das tripas coração para deixar a sua marca, num toiro que nada, mas mesmo nada, tinha para dar.
Seguiu-se Ana Batista, que bregou com qualidade, pautando uma lide de menos a mais a um toiro que se deixou. Uma senhora a cavalo e com classe.
João Moura Caetano colocava em Elvas um ponto final na sua triunfal temporada e fê-lo da melhor maneira arrancando grandes ovações na parte dos curtos.
Com o cavalo Temperamento assistiu-se a grandes momentos, valendo as batidas ao píton contrário e um ferro de parar a respiração com o cavalo a recuar para tábuas e o toiro a atacar. Tudo passou por milímetros e isso chegou ao conclave. Fechou com três grandes palmitos e na volta à arena houve chamada aos médios do cavalo Temperamento.
João Moura Jr abriu a segunda parte e bem! Foi buscar o toiro à porta gaiola e depois, a atacar o oponente fechado em tábuas, Moura Jr conquistou o público com a sua brega e pela forma como levou o toiro ao correr das tábuas.
Grandes ferros curtos, numa atuação que foi rematada por bons palmitos.
Moura Jr tem que tourear mais por Portugal, pois faz falta a sua entrega e competição.
Marcos Tenório está um toureiro maduro e preparado para lidar tudo o que lhe calhar em sorte.
Recebeu nos médios com valentia, dobrando-se bem com o oponente, deixou bandarilhas ao estribo,
partido para as sortes de frente, tendo fechado a sua actuação com um grande par a duas mãos. Olé!
Para fechar a noite a cereja no topo do bolo.
A lide a duo de Joaquim Bastinhas e Marcos Tenório foi de sonho, sincronizada e de verdade, muita verdade.
Uma lide a duo sem atropelos, perfeita pela forma como foi conduzida, pela forma como surgiram as bandarilhas, os palmos e os pares de bandarilhas para consagrar uma boa noite de toiros. Estão de parabéns pela forma como realizaram aquela atuação, dando expressão a um tipo de lide que muitos criticam, mas que tem nos Bastinhas grandes executantes.
Pegaram com galhardia os Amadores de Évora e Académicos de Elvas, mostrando em praça valor e recursos para resolver os problemas.
Dirigiu Rogério Joia, tendo sido cornetim Nuno Narciso que, mais uma vez, foi bastante ovacionado.
Ao intervalo foi prestada homenagem a Joaquim Bastinhas pelos 30 anos de alternativa e ao presidente da câmara, Rondão Almeida, pelo trabalho desenvolvido nos últimos 20 anos.
Nesta corrida os lucros revertiam a favor da APPACDM de Elvas que, de certeza, levou para casa uma boa quantia. Ainda bem!