DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 26 de janeiro de 2014

Fórum Mundial de Tauromaquia- segundo dia (C/Fotos)



 Álvaro Arevalo e e Juan Pedro Prados
Alejandro Pitano, Marco Gomes, Juan Carlos, Miguel Sousa Tavares e Hélder Milheiro
 El Fundi, Cristina Sanchez, José Luís Bote e Patricia Navarro
 
Mauricio do Vale, Simão Comenda, João Simões, José Fernando Potier e Adalberto Belerique

 
Amanheceu chuvoso o dia na bonita cidade de Angra do Heroísmo, mas cedo o sol rompeu e o resplendor iluminou os aficionados que participam no Fórum Mundial  de Cultura Taurina.
Neste sábado, logo o primeiro painel foi apresentado por Arlindo Teles, intitulado “Os valores económicos da Tauromaquia” e contou com uma notável apresentação do professor de teoria económica da universidade da Extremadura, o catedrático Juan Medina. Neste painel o catedrático, mostrou a viabilidade económica do espectáculo tauromáquico, bem como o elevado número de aficionados, o que poderá tornar este espectáculo, num espectáculo emergente e pujante.
Após uma pausa para café o colóquio seguiu com “Os valores Sociais da Festa dos Touros”, com a participação do catedrático Alejandro Pizarro, o professor Marco Gomes, o jornalista Miguel Sousa Tavares e Hélder Milheiro, licenciado em filosofia e moderado pelo escritor e jornalista Juan Carlos Gil. Painel interessante, com pertinência da intervenção do professor Pizarro, Marco Gomes apresentou o seu projecto do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, o jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares mostrou o seu apoio a tauromaquia, enquanto parte integradora da cultura do povo.
 A Prótoiro apresentou um projecto de elevado interesse para divulgação e consolidação da Festa de Toiros.
Após almoço no emblemático hotel Caracol, iniciou-se o painel “O valor da solidariedade na arena”, onde um naipe de forcados de elevada craveira com Simão Comenda “a cabo” e constituído por João Simões, José Potier e Adalberto Belerique falou desse gesto que é a solidariedade entre forcados. Mas também se falou da solidariedade da Tauromaquia perante a comunidade portuguesa, nomeadamente a realização de Festivais de beneficência em prol daqueles que mais precisam. O orador de turno foi Maurício do Vale.
Encerrou-se o dia de trabalhos com a projecção do filme “Tú solo”, que mostra o maravilhoso mundo da escola de Madrid, e como oradores a matadora Cristina Sanchez, e os matadores El Fundi e José Luís Bote, moderou o debate Patrícia Navarro.

Texto e Fotos:Marco Gomes