DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Mentidero: Toda a vida numa noite- Por Duarte Palha




Texto: Duarte Palha
Design: Joaquim Pedro Quintella

Já o escrevi antes, mas volto a escrevê-lo como introdução a este texto – isto dos toiros é alimentado pelo pulsar dos sentimentos. 

Não podemos fugir deles, nem escondê-los, e este Mentidero é uma oportunidade privilegiada que tenho de os demonstrar e é isso que farei sempre que estes me empurrem para a escrita.
Há temporadas que são tudo numa só noite. 

Está lá toda a temporada, todas as dores, todos os treinos, todos os momentos de esforço. Tudo está lá e tudo se justifica numa só noite. Mais do que isso, num só momento, pode estar todo um grupo espelhado. 

Todos os 18 da trincheira, os da bancada, os retirados, as mulheres, os amigos. Há momentos, toiros, em que o grupo está lá todo. Todo o grupo o pega. Todos são cada um dos oito em praça. 

Cada um dos oito em praça tem em cima todos os anos e todos os cabos do grupo. Há noites, que não têm data. São todas as horas de um grupo resumidas e ficam acima de datas, perdidas no tempo mas guardadas na memória.

Não sei já que dia era. Era Setembro, acho. O dia passou mas ficou o momento, a história. Isso é que conta, o resto é para livros de atas. A noite na Nazaré seguia o seu rumo, normal, esperado. Os toiros cumpriam, os cavaleiros cumpriam, os grupos cumpriam, sem alarido, sem sobressalto, competentes.

Mas a história não se conta pelos competentes. Conta-se pelos que rompem a competência e atingem a excelência. 

Afonso Henriques recusou ser Conde competente. Queria mais. Queria ser Rei, estar na história, chegar ao mais alto. E o mesmo fez um grupo de forcados, nesta noite de data indefinida. Recusou a competência, que isso não chega. "Queremos mais".

Pela frente, uma guerra da independência, uma cruzada, uma restauração, tudo junto, em 650 kg. de toiro. Três tentativas, três invasões francesas, e um grupo, unido em Linhas de Torres, Linhas da Nazaré, Linhas das Caldas, lutando pela excelência, pelo nível acima - "Dos competentes não reza a história". Caiu o invasor. Ficou a Pátria que se veste com uma jaqueta nos ombros.

O toiro foi pegado por um grupo que mostrou tudo o que pode ser. Foi pegado por um grupo que mostrou tudo o que é. Naqueles minutos, o grupo não foram oito.
Foram todos. Foram os de dentro, os de fora e os que nunca foram mas sentem como se fossem. O momento não foi um momento. Foi uma época, foram mais, Vinte anos. 

O "Castro da Nazaré", como por muitos será lembrado. O último da noite, da última da época, gravou para sempre na memória como uma temporada, uma história e um grupo se podem resumir a um momento, e como se defende a Pátria que se sente. 

A Pátria que se leva vestida. – O Grupo de Forcados Amadores das Caldas da Rainha!