DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O BALANÇO, OS NÚMEROS E OUTROS DETALHES DE JOÃO MOURA JR. EM 2011


 Temporada 2011
A temporada 2011 terminou, é tempo de esmiuçar todos os dados deste ano, apurar o que melhor aconteceu para que se possa repetir nos próximos anos e identificar as coisas que correram menos bem para que sejam corrigidas no futuro.
Depois de em 2010 João Moura Jr ter finalizado a temporada no primeiro lugar do escalafón taurino com 62 festejos realizados deixando uma marca importante ao longo da temporada, era complicado mas ao mesmo tempo motivador tentar manter este número de corridas ou mesmo superá-lo.
O ano de 2011 previa-se complicado, com menos espectáculos taurinos e com maiores dificuldades pela parte dos empresários em montar corridas, no que concerne a trabalho de apoderamento era necessário trabalhar muito e bem…   no final registaram-se 48 festejos, (10 em Portugal dos quais 2 nos Açores, 37 Espanha, 1 França).
No final do mês de Abril e apenas com 4 festejos realizados, João Moura Jr que tinha sido líder do escalafón no ano anterior não estava satisfeito com os poucos contratos que o seu apoderado apresentava e fora das principais feiras de Espanha acabou por romper apoderamento com Julian Alonso e a partir dessa data seria apoderado pela empresa Eventauro S.L.
A temporada iniciou numa tarde fria a 22 Janeiro, em Belvis de La Jara e terminou no dia 16 Outubro em Alba de Tormes, pelo caminho ficaram momentos de puro toureio, alegria, emoção sempre com muita entrega e garra, mas também momentos de tristeza e dor...
Momentos estes que fizeram e fazem com que João Moura Jr seja hoje um ainda melhor toureiro, mais conhecedor desta tão bonita Arte que escolheu para ser a sua profissão, mas sobretudo um jovem mais maduro que aos poucos está a construir uma bonita carreira.
 - Em Lisboa com três presenças importantes em que o cavaleiro teve prestações diferenciadas mas triunfais, o maior destaque vai para a noite de 05 Maio em que saiu pela porta Grande do Campo Pequeno pela quinta vez.
 - A presença na importantíssima Feira de Sevilha, na Real Maestranza realizou uma lide toureira que se viu privada de troféus pelo defeituoso uso do rojão de morte mas que em nada mancha a sua presença numa das mais importantes praças de todo o mundo.
 - A homenagem ao tio Francisco Romão Tenório que esgotou a praça de Arronches numa corrida extraordinária num ambiente familiar em que a competição esteve viva resultando numa noite que ficará para a história.
 - Nos Açores viveram-se momentos únicos, o importante apoio dos aficionados terceirenses e a forma como estes vivem a Festa Brava nesta ilha fazem com que qualquer toureiro se sinta maravilhado e muito motivado para estar presente em qualquer edição das Sanjoaninas, mas este ano ficou marcado pela perda do Belmontin em plena praça e no decorrer da lide deixando tudo e todos desolados.
 - Em Portalegre saiu triunfador numa corrida disputada, perante toiros de Fermín Bohorquez Moura Jr demonstrou sangue frio, arrimando-se de forma exemplar pisando terrenos de risco que resultaram num enorme êxito com uma noite extraordinário com o Perera.
 - No Coliseu de Arles onde saiu em ombros pela Porta Grande depois de mais uma memorável actuação por terras Gaulesas.
No final da temporada, o infortúnio “bateu novamente à porta” o Castella não resistiu a uma cólica e deixou-nos de forma abrupta… Um dos melhores cavalos de toureio de todos os tempos acabara de nos deixar!
Castella era um cavalo cruzado de pelagem ruça que exibia um porte físico pequeno mas com uma força física e uma capacidade fora do comum permitindo brilhar frente a todos os tipos de toiro, características que permitiram momentos de êxitos memoráveis.
João Moura Jr viu-se assim privado de uma das mais importantes montadas de toda a história e acima de tudo a perda de um companheiro de muitos êxitos e um amigo. Foi de facto um ano terrível no que se refere aos cavalos, o Gringo foi o primeiro a deixar-nos no inicio do ano, depois o Belmontim e agora o Castella…
A temporada fica sem dúvida marcada pela perda destes companheiros, mas tinha de seguir em frente e novos compromissos aproximavam-se, havia que seguir em frente e assim foi, em Salamanca obteve mais um memorável êxito numa tarde em que esteve sublime saindo em ombros pela Porta Grande, feito que repetiu por 28 ocasiões ao longo da temporada, totalizando 81 orelhas e 5 rabos.
 - E para fechar com chave de ouro, em Elvas numa corrida histórica em noite de comemoração dos 50º aniversário da Delta Cafés, João Moura Jr perante o coliseu Elvense esgotado realizou uma lide de mão cheia, como que um resumo da temporada que realizou.
Ao longo da temporada mostrou-se seguro nos compridos a citar de largo a dar todas as vantagens ao toiro a cravar de forma correcta e a dobrar-se de forma espectacular como fizera em muitas e muitas actuações ao longo da temporada o Xeque Mate foi a montada que mais se evidenciou revelando uma evolução notória e muito positiva.
Nas banderilhas com o Perera realizou uma temporada extraordinária com ferros impossíveis a pisar terrenos impossíveis a atacar os toiros em sortes frontais e a realizar quiebros ajustadíssimos que marcam sem dúvida uma temporada. É o cavalo que todos querem ver e qualquer cavaleiro gostaria de ter na sua quadra.
O Rio Grande que mostrou-se já a um nível superior relativamente ao ano passado e que no final da temporada se viu privado de actuar devido a uma lesão numa das mãos, mas que na próxima temporada estará de volta para mostrar que continua a evoluir e que tem muita margem de progressão ainda.
O Isidro foi o escolhido para o rojão de morte na maioria das vezes, apesar de ser uma das novas montadas permitiu realizar uma temporada com muita regularidade e ir aos toiros com muita confiança.
O Belmonte foi e ainda é, pela sua história, a maior figura da quadra de Moura Jr nos últimos anos, depois de tantos e tantos anos ao serviço da casa Moura chegou a altura de descansar e em Alba de Tormes foi a sua última lide nas arenas de todo o mundo, toureou em Portugal, Espanha, França, México, Colômbia, em todas as principais praças do mundo e em todas elas deixou a sua marca com o toureio que lhe é característico. Obrigado por tudo Belmonte!
No final, balanço muito positivo que deixa o cavaleiro e a sua equipa muito satisfeitos com o trabalho realizado e com o espírito de “missão cumprida”, mas com o sentimento de que se trata apenas do princípio de uma nova temporada que em breve se iniciará e que vai exigir mais e melhor de todos e à qual temos de responder positivamente com trabalho para que mais e maiores triunfos e êxitos sejam alcançados.
·         Corridas
Ano
Total Corridas
Portugal
Espanha
França
Colômbia
2009
45
16
24
1
4
2010
62
9
52
1
-
2011
48
10
37
1
-


·         Troféus
2011
2010
2009
81 Orelhas
113 Orelhas
37 Orelhas
5 Rabos
7 Rabos
1 Rabo

·         Cavalos
Depois de uma pré-temporada de muito trabalho no picadeiro e no tentadero na Quinta de Santo António em Monforte, João Moura Jr apresentou duas novas montadas, o Isidro e o Bandolero ambos para o ultimo tércio.
Mas o maior trabalho residia em preparar e fazer evoluir aqueles que tinham transitado dos anos anteriores e que tinham poucos touros lidados, casos do Perera, Rio Grande ou Cordobés por exemplo.

Durante a temporada 2011 foram utilizados 19 montadas,

Tércio de Saída
Da Vinci
Xeque Mate
Barbero
Flamenco
Zacarias
Ultimo Tércio
Isidro
Bandolero
Morenito
Gringo
Tércio de Banderilhas:
Castella
Perera
Rio Grande
Merlin
Belmonte
Salteador
Belmontin
Cordobés
Spartacus
Villa



·         Apoderamento
A temporada começou com a mudança de apoderado, com poucos contratos e fora de Madrid pela primeira vez em 5 anos de Alternativa Moura Jr rompeu com Julian Alonso e a Eventauro S.L. foi a empresa que ficou a gerir a temporada do cavaleiro. Já com a temporada a decorrer e perante diversas dificuldades nunca viraram a cara à luta realizando um excelente trabalho com timmings apertadíssimos e negociações muito complicadas acabaram por conseguir somar contratos importantes, para todos vós um especial agradecimento pelo profissionalismo demonstrado.
Em 2012 vamos superar todas as espectativas! MUITO OBRIGADO!
Procurámos ter o sítio de internet ( www.joaomourajr.com) actualizado com informação das corridas e fotografias das actuações bem como de treinos ou reportagens diversas que se efectuaram com o cavaleiro ao longo da temporada, registaram-se praticamente 70 mil visitas ao longo desta última temporada o que revela uma ligeira subida de visitantes neste último ano.


Sabemos que temos muito caminho pela frente, que temos de melhorar na resposta aos aficionados que nos seguem via Internet, mas orgulhamo-nos do trabalho que realizamos e no que a cavaleiros diz respeito continuamos a ser os mais actualizados do nosso País, registámos fotograficamente 16 corridas entre as quais Açores, Lisboa, Sevilha e ainda tivemos a colaboração de alguns sites que nos permitiram mostrar imagens de pelo menos metade das corridas da temporada.

Contámos com a ajuda de diversos órgãos de comunicação social, foi importante a divulgação efectuada em torno do cavaleiro João Moura Jr e lamentamos não poder ajudar a todos permitindo-vos algum encaixe financeiro, no entanto lamentamos que alguns, pouco ou nada escreveram sobre o que ia acontecendo ao longo da temporada ou quando o faziam era para falar dos infelizes acontecimentos que foram surgindo.

Aos que sempre se mostraram disponíveis a ajudar de forma desinteressada o nosso

 MUITO OBRIGADO!
Tal como temos vindo a fazer nos últimos anos, durante a corrente temporada continuamos a apostar na imagem de apresentação e promoção do cavaleiro em 2011 renovámos o Lettering do Camião dos Cavalos, bem como das caixas das bandarilhas e mantivemos a distribuição de flyer’s promocionais e a elaboração de um Calendário.