DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 29 de julho de 2012

Bronca da Lousada na imprensa nacional!


Centenas de pessoas que compraram bilhetes para uma corrida de touros em Lousada (norte) manifestaram-se este sábado contra o cancelamento do espetáculo e exigiram serem ressarcidas do valor dos ingressos.

Os protestos dos populares, que tentaram entrar numa praça de touros amovível montada em Lousada, obrigaram à intervenção de forças da GNR, segundo disse à Lusa um espetador.

O cancelamento da corrida foi anunciado pelo empresário responsável pelo espetáculo, João Oliveira, que informou, pela instalação sonora da praça, não existirem condições para a realização.

Um dos espetadores presentes, o autarca da freguesia de Nogueira, Lousada, António Ferreira, disse ter sido «uma vergonha o que se passou hoje (...) foi muito mau para a imagem de Lousada».

Alguns minutos depois, Pedro Salvador, um dos cavaleiros cuja atuação tinha sido anunciada, também usou a instalação sonora para informar os espetadores que não havia condições para a realização do evento, porque os cavaleiros não teriam sido pagos.

Além de Pedro Salvador, estavam previstas as atuações dos cavaleiros Alberto Conde e Verónica Cabaço e dos grupos de forcados da Moita e Arronches.

Apesar do descontentamento, os espetadores acabaram por abandonar as imediações da praça de touros.

José Magalhães, presidente da Associação de Produtores Melão Casca de Carvalho e Produtos Hortícolas do Vale do Sousa, entidade coorganizadora do evento, confirmou à Lusa o cancelamento da corrida de touros e os incidentes provocados pelos espetadores.

De referir que Vários coletivos e ativistas anti-touradas e de defesa dos direitos dos animais responderam ao apelo dum grupo de habitantes de Lousada e fizeram, no domingo anterior a realização desta tourada, uma concentração e marcha de protesto contra espetáculo anunciado para o passado dia 28 de julho que acabaria por não se realizar.

Na origem deste incidente esteve um empresário, da Póvoa de Varzim, que já antes tinha notícia do JN, em 2009, por ter promovido um espetáculo tauromáquico, em Vizela, como angariação de fundos para uma criança com paralisia cerebral sem nunca ter entregado qualquer verba à família. Pelo contrário, esta adiantou-lhe ainda 2000 euros.

Foto:D.R.