DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 22 de abril de 2012

Campino Canário homenageado em Vila Franca!





O CTV – Clube Taurino Vilafranquense, em colaboração da Câmara M.V.F.X,Escola toureio José Falcão, Junta F.V.FX. e as tertulias Cirófila, Farras, Zás e Vira, Estoque, Leziria, Recanto Taurino  homenageou no dia 21de Abril de 2012 a figura, que é símbolo dos campinos da região ribatejana, José Canário.
José Canário que nasceu a 7 de Abril de 1922 em plena Lezíria de Vila Franca na emposta da Rabicha foi homenageado na sede do Clube Taurino em Vila Franca de Xira por ser uma das figuras emblemáticas dos campinos de Vila Franca.Num almoço de confraternização que encheu por completo a sala do Clube Taurino estiveram presentes aficionados, campinos e ganadeiros que quiseram associar-se a esta homenagem. José Canário começou a sua actividade profissional na Casa de Júlio Borba, passou pela Casa Nechas, voltando à casa de Júlio Borba, regressou na Casa Nechas e quando este lavrador acabou com a ganadaria entrou na Casa Coimbra onde permaneceu 28 anos sem interrupção. Passou pelas Casas de Camarate, Ernesto de Castro, Quinta da Foz e terminou na Casa Balancho de João Vilaverde. Hoje fica-lhe a recordação e a saudade desses tempos vividos com paixão. O Toiro o campo e o seu Ribatejo estão indelevelmente marcados no seu corpo e no seu espírito. É uma figura, entre todas as figuras raras, de que os Ribatejanos se devem orgulhar.
Após o almoço realizou-se um colóquio subordinado ao tema: “Histórias de Campinos. Campinos com História.” Na mesa além de José Canário estiveram presentes o senhor Júlio Borba, senhor Fernando Palha, o campino senhor Joaquim Isidro dos Santos e o seu filho senhor Joaquim Carlos Santos tendo sido moderador Sérgio Perilhão.
Vila Franca reviveu tempos que ficam para história da cidade e da região ribatejana. As actividades de campo da Lezíria Ribatejana foram recordadas com paixão e sentimento profundo por todos num manancial de histórias de vidas de homens que viveram lado a lado com os patrões estimando-se reciprocamente como famílias. Memórias reavivadas por Júlio Borba e Fernando Palha e partilhadas com emoção pelo outros participantes na mesa e pelos aficionados presentes. Vila Franca colocou mais um marco na história das suas gentes. No final o vereador Vale Antunes em representação da Senhora Presidente da Câmara congratulou-se com o acontecimento realizado tecendo os maiores elogios à iniciativa e deixou como conclusão que a Câmara tudo fará para cimentar as raízes dos nossos antepassados nas memórias dos presentes e dos que a seguir a nós vierem. O clube taurino orgulha-se desta iniciativa que marcou mais uma vez a história de Vila Franca.
Como nota final desta tarde  durante o almoço realizou-se um concurso entre  tertulias para o melhor arroz doce, que foi ganha pela tertulia O Estoque.


Fotos e  texto:D.R.