DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Henrique Gil quer dar "força" a Ana Rita (C/Foto)



 Hoje na Tertúlia do Gil: Horácio Lopes, Henrique Gil e sua esposa, Lúcia, com o cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira

Manuel Jorge de Oliveira visitou hoje, nas Caldas da Rainha, a Tertúlia do Gil, espaço pertencente ao empresário taurino Henrique Gil.
Este encontro serviu (de certeza absoluta) para assinalar a contratação de Ana Rita para o festival taurino de Cabeço de Vide, no dia 23 de Março, pelas 16:00.
O empresário da Toiros + está empenhado em relançar, em força, a jovem toureira e, nesse sentido, começam a ser efetuados contactos com a o “team” de Ana Rita para delinear estratégias…

Foto:D.R.

Cabeço de Vide: Cartel rematado



 Henrique Gil

Rui Salvador, Marco José, António Maria Brito Paes, Marcelo Mendes, Ana Rita e Jacobo Botero são os cavaleiros que vão marcar presença no festival inserido no fim de semana taurino em Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira.
A empresa de Henrique Gil (Toiros +) anuncia ainda toiros com cinco anos das ganadarias de Nuno Casquinha (3) e outros tantos de Santiago.
As pegas vão estar a cargo de dois grupos de forcados daquela região do distrito de Portalegre que, durante a manhã desse dia, vão estar em competição num concurso de cernelhas. Os vencedores pegam o festival com início marcado para as 16:00.

Foto:D.R.

Forcados de Portalegre lança desafio original


Grande evento!


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Guerra em Estremoz: Albino Caçoete não comenta tomada de posição da TTE

Albino Caçoete não comenta criticas da TTE: “Nós ouvimos, lemos e não fazemos comentários”, diz.


Albino Cacoete, um dos sócios da empresa Campo e Praça, Lda, com António Manuel Barata Gomes, escusou-se a tecer comentários sobre o comunicado enviado às redações pela Tertúlia Taurina de Estremoz (TTE).

A TTE, em carta enviada ao município de Estremoz, contesta a decisão do presidente da câmara de entregar a concessão da praça de toiros por um ano à nova empresa e coloca algumas interrogações sobre a sua capacidade de gestão naquele taurodromo, que será reinaugurado em Maio.

“A empresa Campo e Praça Lda não contesta nada, é um problema que nos passa ao lado, não contestamos qualquer tipo de opinião, estamos tranquilos”, começou por dizer ao Diário Taurino Albino Caçoete.

Nós não temos nada contra ninguém, pelo contrário, temos que nos dar bem com todas as pessoas”, sublinhou.

Sem querer acrescentar muito sobre a questão, Caçoete afirmou ainda que “nós ouvimos, lemos e não fazemos comentários”.

Nos próximos dias este caso promete “agitar as águas do mar taurino”, aguardando-se uma tomada de posição do presidente do município de Estremoz, Luís Mourinha.

Nota: Comunicado da Tertúlia Tauromáquica de Estremoz:


TTE - Tertúlia Tauromáquica de Estremoz
Quinta do Alto da Assumada
7100-150 Estremoz
Cont. 509392911
Telm.: 963722552

Exmo. Sr. Presidente do Município Luís Mourinha                     
 Exmo. Vice-presidente Francisco Ramos


                                                                                                 Estremoz, 29/01/2013 

Assunto: Concessão da Praça de Toiros

          Após reunião do dia 29 de janeiro de 2012 pelas 10 horas em que marcou presença o Sr. presidente do Município juntamente com o Presidente da TTE e o Presidente da Assembleia Geral vem a TTE por este meio manifestar o nosso desagrado sobre o processo de cedência para exploração da nova praça de toiros de Estremoz.

             Fundamentamos o nosso desagrado nos seguintes pontos:

1.         Sendo a TTE uma associação do concelho de vertente tauromáquica e com um exemplar trabalho desenvolvido ao longo de três anos de existência lamentamos não termos ido convidados para discussão do processo de cedência da praça de toiros.


2.         Desde a nossa fundação temos provas dadas no meio taurino quer em organização e divulgação de Festivais Taurinos e Corridas de toiros em praças portáteis, como temos uma boa relação com todos os taurinos, apoderados, toureiros e ganadeiros, pessoas que sempre apoiaram e ajudaram para a divulgação da Tauromaquia em Estremoz no interregno em que não havia praça de toiros em Estremoz.



3.         Como Estremocenses e conhecedores profundos do meio taurino não compreendemos como vai ser cedida a praça de toiros a título gratuito a uma empresa formada á 5 dias em que os seus sócios não eram nada mais que capitalistas de uma outra empresa, não levando em conta o Município o trabalho e desenvolvido pela TTE em benefício do nome da cidade de Estremoz e da Tauromaquia.


4.         A TTE lamenta esta atitude pois sempre nos manifestamos em reuniões e cartas entre a TTE e o Município o nosso interesse em cedência da praça de toiros para exploração direta pela TTE em igualdade de condições para com outros interessados, pois assim seria um processo conjunto entre o Município, a TTE e os aficionados de Estremoz, aqueles que como têm conhecimento tanto lutaram e deram a cara na defesa da recuperação da praça de toiros de Estremoz.



5.         Ao longo destes anos demostramos espirito organizativo e responsável em todos os eventos que realizamos e que são de conhecimento de Vossas excelências, ganhamos o respeito da fina flor da Tauromaquia Nacional, não compreendemos que uma empresa recém formada de fora de Estremoz venha realizar os espetáculos de reabertura da praça, onde a TTE pela relação que tem com todos os taurinos tem condições de exploração direta do recinto.


6.         Sempre nos fizeram sentir que quando a praça funcionasse teríamos uma palavra para aqueles que nos ajudaram como pessoal de curros, transportes de toiros, porteiros, gráficas, colagens, patrocinadores, artistas, ganadeiros, etc.… É agora?


7.         Como conhecedores das preferências da Aficion Estremocense iniciamos em 2010 um trabalho de recuperação de uma Aficion que já não existia. É lamentável depois de todo o nosso esforço a TTE não ser convidada a discutir um processo que desde o início nele nos envolvemos.
   É lamentável não ter sido levado em linha de conta o nosso trabalho desenvolvido quando é reconhecido a nível Nacional e elogiado por muitos aficionados, pois nós quando nos constituímos foram para fazermos alguma coisa pela Tauromaquia não para termos um local para beber copos.
    Quando em final de temporada juntamos a Aficion Nacional em Estremoz todos nos Honram com a sua presença e nos seus discursos nos pediam que continuássemos neste trabalho.


   Concluímos que fomos excluídos e ignorados de um processo que por mérito próprio tínhamos lugar de destaque como acontece na cidade de Redondo que os cinco anos que não pode levar a praça a concurso a entregou a uma associação tauromáquica do concelho que ali tem realizado um trabalho notável.
   Depois de tudo o que temos realizado pela promoção, defesa e divulgação da festa brava em Estremoz não poderíamos estar mais desagradados com esta situação.

   Como Munícipes gostaríamos que nos dessem a conhecer quais os fundamentos que levaram o Município a levar por diante esta concessão!

   Mais uma vitória para os anti taurinos ao saberem que os taurinos de Estremoz foram ignorados e ultrapassados num processo onde por direito próprio tinham todo o direito de se manifestarem, como quando foi visionado o projeto da praça, fomos nós que detetamos as anomalias que tinha para o bom funcionamento do recinto como praça de toiros.

   Esperamos que há tempo para remediar o erro pois não podemos aceitar que a praça da nossa terra seja entregue a uma empresa que nada fez pela festa brava em Estremoz, sem que os estremocenses sejam ouvidos e em conjunto serem discutidas ideias para o bom funcionamento e êxito desta nova etapa da nossa praça de toiros.

   Com os melhores cumprimentos,

 Atenciosamente,

O Presidente da TTE                                             O Vice Presidente daAssembleia Geral
Marco Pernas                                                                           Manuel rola



 Foto:D.R




   





Guerra em Estremoz: Aficionados contestam entrega da praça a Caçoete e Barata Gomes




A Tertúlia Tauromáquica de Estremoz contestou em carta enviada ao presidente da câmara daquela cidade alentejana a entrega da exploração da praça a uma empresa, nomeadamente à Campo e Praça, de Albino Caçoete e António Manuel Barata Gomes.
O Diário Taurino teve acesso à carta e publica o documento na integra já a seguir.
Guerra em Estremoz! Todos aos abrigos anti-nucleares!!!!!!





TTE - Tertúlia Tauromáquica de Estremoz
Quinta do Alto da Assumada
7100-150 Estremoz
Cont. 509392911
Telm.: 963722552

Exmo. Sr. Presidente do Município Luís Mourinha                     
 Exmo. Vice-presidente Francisco Ramos


                                                                                                 Estremoz, 29/01/2013 

Assunto: Concessão da Praça de Toiros

          Após reunião do dia 29 de janeiro de 2012 pelas 10 horas em que marcou presença o Sr. presidente do Município juntamente com o Presidente da TTE e o Presidente da Assembleia Geral vem a TTE por este meio manifestar o nosso desagrado sobre o processo de cedência para exploração da nova praça de toiros de Estremoz.

             Fundamentamos o nosso desagrado nos seguintes pontos:

1.         Sendo a TTE uma associação do concelho de vertente tauromáquica e com um exemplar trabalho desenvolvido ao longo de três anos de existência lamentamos não termos ido convidados para discussão do processo de cedência da praça de toiros.


2.         Desde a nossa fundação temos provas dadas no meio taurino quer em organização e divulgação de Festivais Taurinos e Corridas de toiros em praças portáteis, como temos uma boa relação com todos os taurinos, apoderados, toureiros e ganadeiros, pessoas que sempre apoiaram e ajudaram para a divulgação da Tauromaquia em Estremoz no interregno em que não havia praça de toiros em Estremoz.



3.         Como Estremocenses e conhecedores profundos do meio taurino não compreendemos como vai ser cedida a praça de toiros a título gratuito a uma empresa formada á 5 dias em que os seus sócios não eram nada mais que capitalistas de uma outra empresa, não levando em conta o Município o trabalho e desenvolvido pela TTE em benefício do nome da cidade de Estremoz e da Tauromaquia.


4.         A TTE lamenta esta atitude pois sempre nos manifestamos em reuniões e cartas entre a TTE e o Município o nosso interesse em cedência da praça de toiros para exploração direta pela TTE em igualdade de condições para com outros interessados, pois assim seria um processo conjunto entre o Município, a TTE e os aficionados de Estremoz, aqueles que como têm conhecimento tanto lutaram e deram a cara na defesa da recuperação da praça de toiros de Estremoz.



5.         Ao longo destes anos demostramos espirito organizativo e responsável em todos os eventos que realizamos e que são de conhecimento de Vossas excelências, ganhamos o respeito da fina flor da Tauromaquia Nacional, não compreendemos que uma empresa recém formada de fora de Estremoz venha realizar os espetáculos de reabertura da praça, onde a TTE pela relação que tem com todos os taurinos tem condições de exploração direta do recinto.


6.         Sempre nos fizeram sentir que quando a praça funcionasse teríamos uma palavra para aqueles que nos ajudaram como pessoal de curros, transportes de toiros, porteiros, gráficas, colagens, patrocinadores, artistas, ganadeiros, etc.… É agora?


7.         Como conhecedores das preferências da Aficion Estremocense iniciamos em 2010 um trabalho de recuperação de uma Aficion que já não existia. É lamentável depois de todo o nosso esforço a TTE não ser convidada a discutir um processo que desde o início nele nos envolvemos.
   É lamentável não ter sido levado em linha de conta o nosso trabalho desenvolvido quando é reconhecido a nível Nacional e elogiado por muitos aficionados, pois nós quando nos constituímos foram para fazermos alguma coisa pela Tauromaquia não para termos um local para beber copos.
    Quando em final de temporada juntamos a Aficion Nacional em Estremoz todos nos Honram com a sua presença e nos seus discursos nos pediam que continuássemos neste trabalho.


   Concluímos que fomos excluídos e ignorados de um processo que por mérito próprio tínhamos lugar de destaque como acontece na cidade de Redondo que os cinco anos que não pode levar a praça a concurso a entregou a uma associação tauromáquica do concelho que ali tem realizado um trabalho notável.
   Depois de tudo o que temos realizado pela promoção, defesa e divulgação da festa brava em Estremoz não poderíamos estar mais desagradados com esta situação.

   Como Munícipes gostaríamos que nos dessem a conhecer quais os fundamentos que levaram o Município a levar por diante esta concessão!

   Mais uma vitória para os anti taurinos ao saberem que os taurinos de Estremoz foram ignorados e ultrapassados num processo onde por direito próprio tinham todo o direito de se manifestarem, como quando foi visionado o projeto da praça, fomos nós que detetamos as anomalias que tinha para o bom funcionamento do recinto como praça de toiros.

   Esperamos que há tempo para remediar o erro pois não podemos aceitar que a praça da nossa terra seja entregue a uma empresa que nada fez pela festa brava em Estremoz, sem que os estremocenses sejam ouvidos e em conjunto serem discutidas ideias para o bom funcionamento e êxito desta nova etapa da nossa praça de toiros.

   Com os melhores cumprimentos,

 Atenciosamente,

            O Presidente da TTE                                             O Vice Presidente da Assembleia Geral
                 Marco Pernas                                                                           Manuel rola



 Fotos:D.R




   


ANTI-TAURINO QUEIMA LIVRO DE LOBO ANTUNES E DESEJA A MORTE DOS AFICIONADOS




Rogério Correia é um animalista português, apoiante do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) e divulgou, na sua página de Facebook, um vídeo no qual surge de camuflado, pegando fogo a um livro de António Lobo Antunes, por este ser aficionado, ao mesmo tempo que insulta e deseja a morte de todos os adeptos das touradas. O vídeo já está no Youtube e a correr nas redes sociais.
Atitudes como esta vêm na senda de outras, em que animalistas demonstram todo o seu ódio e desrespeito pelos homens, seja menorizando os crimes de Hitler, por este ser vegetariano, seja defendendo a esterilização de humanos para controlo da população, como recentemente defendeu Rita Silva, presidente da Animal, numa entrevista concedida à revista Pública, no passado Domingo.
Na verdade, o fanatismo e o radicalismo em redor da defesa dos animais está a assumir proporções cada vez mais graves em Portugal, havendo já células da Animal Liberation Front - organização terrorista britânica - a operar em Portugal. Estas organizações aproveitam a simpatia imediata gerada pelos animais em situações precárias - veja-se o caso do cão Zico -, para atraírem militantes para as suas fileiras.
É tempo de se começar a investigar as ligações dessas associações animalistas e dos seus membros a organizações terroristas e a actos de vandalismo.
Nos Estados Unidos e no resto da Europa o terrorismo animalista é já um problema reconhecido e combatido pelos Estados e Portugal não lhe vai conseguir escapar.
Num Estado de Direito Democrático não pode haver lugar para fanatismos, intolerâncias, radicalismos, e muito menos para actos de violência tentando impedir o exercício de direitos fundamentais, como o são a liberdade cultural e a liberdade de expressão.



Prótoiro

Mourão: Mais uma troca!




A temporada em Portugal começa à portuguesa…cheia de confusões e de trocas e baldrocas. Depôs de colhidas, desgraças e mais desgraças que inviabilizam a vinda de uma carrada de matadores espanhóis, eis mais uma alteração no cartel de Moura.
O Diário Taurino apurou que Morenito de Aranda também não vem e será substituído por Miguelin Murilo.
Eis o cartel para sexta-feira, às 15:00:
Tiago Carreiras e Marcelo Mendes, toiros de Varela Crujo- Forcados da Póvoa de São Miguel.
A pé: Javier Sollis, Joselillo, Miguelin Murillo, Agustin de Espartinas e o novilheiro Manuel Dias Gomes.
Toiros de Murteira Grave

Foto:D.R.

Todos ao MAIN


Sousel: Centro Taurino já mexe!


domingo, 27 de janeiro de 2013

Corrida adiada em Ajalvir por causa do mau tempo. Festejo passa para dia 2 de Fevereiro




O mau tempo inviabilizou hoje a realização da corrida de rejoneio em Ajalvir, festejo que contava com a presença de João Moura Jr e dos toiros de Inácio Ramos.
A corrida passou para o dia 02 de Fevereiro e deverá ser formada pelo mesmo cartel:
Álvaro Montes, João Moura Jr. e Roberto Armendariz. Toiros de Inácio Ramos.

Foto:D.R.

Acidente "trama" Ferrera. Mourão até para o ano!




A poucos dias do Festival de Mourão, ficámos a saber que António Ferrera não vai marcar presença, tendo sido substituído por Morenito de Aranda.
Ferrera sofreu um acidente durante um treino, tendo rasgado o pulso (como a foto documenta).
“10 dias de repouso” recomendam os médicos.

Foto: G.I de António Ferrera

Sousel: Vai nascer o Centro de Tauromaquia Pedro Louceiro

João Ganhão com o autarca de Sousel, Armando Varela!



A vila de Sousel vai criar, dentro de poucos dias, o Centro Tauromáquico Pedro Louceiro, cujo objetivo passa por criar aficionado e, quem sabem, um toureiro.
O anúncio foi feito pelo aficionado e presidente da Câmara de Sousel, Armando Varela (PSD) no decorrer da entrega de troféus da Tertúlia Tauromáquica Nossa Senhora do Carmo.
A iniciativa pretende aprofundar conhecimentos sobre a festa junto da juventude e promover aulas práticas de toureio a cavalo e a pé.
O centro vai ter um espaço físico, onde vai ser ministrada a parte teórica e as aulas práticas vão decorrer na praça de toiros local.
Nesta primeira fase junta-se ao projeto o matador de toiros Sérgio dos Santos “Parrita” para transmitir aos mais novos conhecimentos sobre o toureio a pé.

Sousel: Entrega de troféus da tertúlia foi um êxito! (C/Fotos)












A entrega de troféus da Tertúlia Nossa Senhora do Carmo foi um êxito! Um belo jantar, discursos bonitos e aficion qb, marcaram esta jornada.
Está de parabéns a organização, principalmente o bandarilheiro João Ganhão (presidente da tertúlia) pelo evento que decorreu na sexta-feira à noite em Sousel.
O Diário Taurino mais uma vez agradece o reconhecimento e mostra-se orgulhoso ao receber o galardão imprensa da tertúlia de Sousel.

Lista de premiados:

Cavaleiro Profissional - Luís Rouxinol;
Cavaleiro Praticante - Miguel Moura;
Cavaleiro Amador - Luís Rouxinol Jr.;
Cavaleiro revelação da Temporada - Filipe Gonçalves;
Cavaleiro Internacional - João Moura Jr.;
Matador - Nuno Casquinha;
Novilheiro - Manuel Dias Gomes;
Peão de Brega - David Antunes;
Grupo de Forcados - Amadores de Montemor;
Forcado - Francisco Borges;
Empresa - Aplaudir;
Ganadaria - Passanha;
Orgão de Comunicação Social -  Diário Taurino e TauromaquiaBlog;
Prémio Tertúlia Tauromáquica Nossa Senhora do Carmo - Andreia Oliveira;
Menções Honrosas: -Dr. Armando Varela (Autarca de Sousel e presidente da CIMAA);
                             - PRÓTOIRO;
                             - Sérgio dos Santos "Parrita".

Nuno Carvalho "Mata": Solidariedade ás Toneladas (C/Fotos)





Terminou a campanha de solidariedade promovida pelo blog FORCADO AMADOR, durante o período de natal e ano novo, com a entrega de 5 toneladas de tampas plásticas à Associação "Eu acredito Nuno Carvalho".
No dia 5 de Janeiro foram então recolhidas tampas plásticas em vários pontos do Alentejo com o apoio dos grupos de forcados locais e que foram ontem entregues na Moita do Ribatejo, directamente na empresa que faz a reciclagem, pelos representantes do blog Forcado Amador, Vítor Besugo e António Santos e pelo vereador da Câmara Municipal de Fronteira, António Gomes. A receber estavam  representantes do Grupo de Forcados do Aposento da Moita e da Associação "Eu Acredito - Nuno Carvalho".
Estas 5 toneladas de tampas, apenas representam 750 euros, mas já é uma ajuda, e que acima de tudo representa a grande onda de solidariedade em volta de Nuno Carvalho.

A terminar o blog Forcado Amador, a Associação "Eu acredito Nuno Carvalho" e o Grupo de Forcados do Aposento da Moita agradecem às seguintes entidades/individualidades:
Câmara Municipal de Beja, Câmara Municipal de Fronteira, Câmara Municipal de Monforte, Junta de Freguesia de Alter do Chão, Santa Casa de Misericórdia de Arês, aos Grupos de Forcados de Cascais, Beja, Monforte, Montemor, S. Manços, Évora, Moura, Arronches, Portalegre, Académicos de Elvas, Redondo, Monsaraz, Alter do Chão, ao Mercado Municipal de Évora, Bombeiros Voluntários de Barrancos,  Associação Tauromáquica de Cabeço de Vide - Tentação em Festa, Bar Dallas, Daniel Mantinhas (Multibox), Hotel Brasa, Delta Cafés e a todos os anónimos que contribuíram para o sucesso desta causa.

Texto e Fotos:D.R.

Toiros regressam à RDP




O programa O TRIUNFO DA FESTA saúda todos os Agentes da Festa nesta temporada de 2013 e deseja, apesar das dificuldades, uma Temporada repleta de Triunfos. A 1ª emissão de 2013 é transmitida na próxima 3ª feira, 29 de Janeiro. Continuamos a apoiar, promover e divulgar a Festa Brava na RDP-Internacional.
 Luís Sarmento

Foto:Florindo Piteira

Grande festa do Toiro!


Cabeço de Vide - Jornadas Taurinas 2013




Na sequência do que tem vindo a realizar-se nos últimos anos a esta parte o Município de Fronteira irá realizar a IV Edição das Jornadas Taurinas em Cabeço de Vide.
 O evento irá decorrer na Praça de Toiros em Cabeço de Vide nos dias 22, 23 e 24 de Março.
 Diversas atividades de promoção do meio taurino irão ser abordadas:
Exposição de tema tauromáquico, 
Jornadas de Morfologia e Biomecânica do Cavalo de Toureio,
Concurso de Cavalos de toureio, Curso de Aficionado Prático, 
II Concurso de Cernelhas dos Grupos de Forcados do Norte Alentejano,
Aulas práticas de toureio a pé,  


Jovens sonham em Ciudad Rodrigo





Neste dia 26, mais de uma vintena de jovens fizeram o passeillo, com o sonho de serem toureiros. Iniciativa a decorrer no Hotel Conde Rodrigo II, inserida no Bolsín Taurino em Ciudad Rodrigo. As novilhas lidadas saíram de comportamento desigual, mas com seriedade para pôr à prova os jovens toureiros que sonham vir a ser matador de touros.
O Hotel Conde Rodrigo II, como sempre vestiu-se de gala para receber mais este evento que contou com um publico entusiasta e que rondava as quinhentas pessoas.
Pela noite com a afición que se respira neste local, as conversas andaram à volta do touro.

Fotos:D.R.
Texto: Marco Gomes

Clube taurino de Alter solidário



O trabalho desenvolvido pelos alunos do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão têm tido no presente ano lectivo uma forte componente solidária. Até ao momento  já desenvolveram actividades na recolha de tampas a favor do forcado Nuno Carvalho que já foram entregues na Moita (mais de 200kg) e a recolha de alimentos e brinquedos, que em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia de alter fizeram minorar as dificuldades de algumas famílias.
A iniciativa de recolha de tampas continuará neste ano lectivo pois o objectivo ainda não foi superado.
Cada vez mais estes alunos surpreendem pela positiva, desta vez com a forte componente solidária.

Fotos e texto:D.R.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Última Hora: José Cortes vence em Alpalhão





A empresa Papoila Silvestre de José Maldonado Cortes (na foto à direita) venceu hoje o concurso de adjudicação da praça de toiros de Alpalhão.
A concurso, por um ano de arrendamento, compareceram as empresas Toiros + que ofereceu 1550 euros, a empresa Ovação e Palmas que ofereceu 1500 euros e a empresa Papoila Silvestre apresentou uma proposta de 3 mil euros.

Fotos:D.R.

Após o adiamento, festa em Sousel realiza-se hoje!


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Prótoiro denuncia: Mais uma fraude dos anti tourada



COMUNICADO DA PRÓTOIRO

Pela segunda vez consecutiva o Governo lançou, através do seu site Internet, a iniciativa “O Meu Movimento”, cujo propósito era, através de votações electrónicas, dar voz aos cidadãos e, também pela segunda vez consecutiva, a vitória coube a um movimento anti-cultural de ataque à Tauromaquia. 

O mote, desta feita, foi o “fim dos apoios públicos às touradas”, uma mentira demagógica cujo único propósito é censurar, perseguir e segregar cultural e ideologicamente todos aqueles que apreciam a Tauromaquia, numa manifestação clara de falta de respeito democrático e de xenofobia cultural.

Com efeito, é uma mentira que o Estado Português gaste 16 milhões de euros por ano a apoiar as touradas e a PRÓTOIRO está já na posse de documentos oficiais do Ministério da Agricultura e do IFAP que negam liminarmente tais apoios.

Por outro lado, e tal como havia sucedido na passada edição d’ O Meu Movimento, esta segunda edição fica marcada por mais uma enorme fraude informática que levou a que, dos cinco movimentos mais votados, quatro dissessem respeito a movimentos anti-tauromaquia. 

Esta situação foi conseguida através de votos que, nuns casos, não correspondem a pessoas reais e, noutros casos, foram efectuados por cidadãos estrangeiros não-residentes em Portugal. A fraude foi de tal ordem que a organização d’ O Meu Movimento reconheceu e retirou cerca de 10.000 votos aos movimentos anti-taurinos mais votados.

Perante este cenário de comprovada e reconhecida fraude, cumpre perguntar porque continua o Governo a alimentar este tipo de mecanismos e a patrocinar tais burlas, desvirtuando o exercício da verdadeira cidadania? 

Está visto que o propósito inicial d’ O Meu Movimento – que era dar voz aos cidadãos - foi totalmente desvirtuado. Com efeito, apenas os interessados poderão acreditar que a Tauromaquia é um problema do País. Neste momento de graves problemas económicos e sociais para os cidadãos, estas votações estão muito longe de espelharem as verdadeiras preocupações dos portugueses. 

Trata-se, na verdade, de uma tentativa de colonialismo cultural, apoiada e financiada por fundações e instituições estrangeiras nesta campanha contra a cultura portuguesa, fazendo uso da mentira e da demagogia para atingirem os seus fins. 

Estas tentativas de totalitarismo cultural esbarrarão sempre na firme e convicta oposição da PRÓTOIRO, que lutará sempre pela Liberdade contra a censura, defendendo sempre o direito dos Portugueses a viverem e celebrarem a sua cultura, sem imposições, sem preconceitos e sem pensamento único. 

Em conformidade, a PRÓTOIRO iniciou já os procedimentos legais para responsabilizar judicialmente os promotores deste movimento mentiroso e difamatório, bem como aqueles que o promoveram e divulgaram. 

Concluindo: há que travar, judicialmente se necessário, estas manifestações que espelham uma crescente xenofobia cultural.