DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 29 de abril de 2014

"Mentidero": A falta que Sevilha faz - por Duarte Palha



Imagem: Joaquim Pedro Quintella


Sevilha chegava sempre que fazia falta. Quando a primavera apertava. No final
dos primeiros dias de calor, depois dos primeiros dias de praia, se o calor fosse assim tanto. Nos primeiros fins de tarde com luz, com cervejas em esplanadas, e levava-nos da luz das esplanadas à luz da Maestranza, em frente à televisão. Chegava quando nos fazia falta, quando nos sabia bem.

Sevilha vinha quando a fome de toiros apertava. Depois dos meses de erva rente. Depois da chuva, que nos abrigava a afición em frente à lareira, em revistas, em livros, em vídeos, em qualquer coisa que nos matasse a fome, lá vinha Sevilha com erva pela barriga de toiros, de trapío, de figuras, de faenas, de arte. Eram quinze dias que nos enchiam de toureio.

Sevilha era uma desculpa para estarmos com os amigos, antes, quando o Canal Plus só chegava a meia dúzia de cafés, e as corridas eram sempre boas, em orelhas ou conversa. Escorriam com as cañas, as tapas, o jamón. Escorriam em gargalhadas e em assuntos que não eram dali, nem daquela tarde, nem daquele propósito. Eram simplesmente nossos, dos amigos, e surgiam porque sim, porque era ali que estávamos.

Então Sevilha começou a chegar por cabo, à casa de vários, à casa de muitos. Ganharam as sestas, perderam as conversas e a feria deixou de ser aquilo que era. A fome de toiros estava lá, a praça estava lá, as figuras estavam lá. Faltavam os amigos, os assuntos paralelos, o jamón e as cañas, mal substituídas por uma cerveja de lata. Passámos a ser eremitas solitários em frente à televisão. Mais confortáveis, mais atentos, mas menos alegres, menos aficionados por inteiro, que os toiros nunca foram solidão.

Hoje Sevilha já não nos chega. Nem aos cafés, nem a casa. Fechou-se aos olhares distantes e a bolsos que não a possam visitar. A primavera pode apertar, que o inverno se arrasta até Madrid. Com mais chuva, menos erva. Os livros e revistas folheiam-se mais vezes, e o bicho da aficion custa mais a alimentar. Faltam-nos os amigos, as tapas, as orelhas, os sustos. Faltam os toiros e os fins de tarde. Sevilha já não nos chega, e a falta que Sevilha faz...