DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

“Galardão Prestígio 2014” para António Badajoz



A Administração da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno anunciou hoje a atribuição do “Galardão Prestígio 2014” ao antigo Bandarilheiro António Badajoz, como reconhecimento pela sua trajectória artística e profissional, de mais de 60 anos de actividade.
António Badajoz, considerado pela crítica tauromáquica como o maior bandarilheiro português de todos os tempos e um dos mais importantes a nível mundial, tomou alternativa no Campo Pequeno a 9 de Setembro de 1949, apadrinhado por José Segarra, tendo-se despedido das arenas, igualmente no Campo Pequeno, a 5 de Setembro de 1991.
Nascido em Coruche, a 22 de Setembro de 1922, actuou um pouco por todo o mundo taurino, integrado nas quadrilhas das maiores figuras do toureio de Portugal, como os Cavaleiros João Núncio, Luis Miguel da Veiga, Jose João Zoio e Paulo Caetano e os Matadores de Toiros Francisco Mendes, Manuel dos Santos, José Júlio e José Trincheira.
Com seu irmão Manuel Badajoz, também bandarilheiro, fundou uma escola de toureio em Coruche da qual saíram Matadores de Toiros como Joaquim Marques, José Simões, José Falcão, Óscar Rosmano, Vitor Mendes e “Parreirita Cigano” e vários bandarilheiros.
Antes de o Campo Pequeno ter encerrado para obras de restauro e requalificação, foi colaborador da Sociedade Campo Pequeno, SA.
A atribuição do “Galardão Prestigio” é da exclusiva responsabilidade da Administração da empresa da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno.
A data de entrega do “Galardão Prestígio 2014” será oportunamente anunciada.

Foto:Ricardo Relvas