DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Vila Franca dá o exemplo!

 
Vila Franca candidata festejos taurinos a património imaterial e cultural
Salvaguardar a raiz cultural dos festejos taurinos de todo o país e do Ribatejo é o objectivo da candidatura que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai apresentar este ano para que os festejos taurinos sejam reconhecidos e passem a constar no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial (I...NPCI) de Portugal.

O anúncio da candidatura foi feito pela presidente do município, Maria da Luz Rosinha (PS), na última reunião pública do executivo. Mas já começa a dividir opiniões. De um lado os aficionados aplaudem a iniciativa da presidente vila-franquense, do outro levantam-se vozes dentro das associações de protecção dos animais que prometem não ficar calados nem de braços cruzados face a esta candidatura.

“Nós avançaremos com Vila Franca porque temos uma raiz cultural muito forte na área da tauromaquia. Teremos oportunidade de perceber se a poderemos transformar numa candidatura alargada porque falamos nos festejos taurinos, não falamos exclusivamente nos festejos taurinos de Vila Franca”, explica Maria da Luz Rosinha a O MIRANTE. A candidatura nasce de um esforço conjunto com o Clube Taurino Vilafranquense. Depois de apresentada a candidatura esta terá de ser alvo de uma consulta pública e depois analisada por uma comissão para o Património Cultural e Imaterial. O registo no inventário nacional é condição indispensável para poder ser candidata a património cultural e imaterial da humanidade, como aconteceu recentemente com o Fado.

“Não me assustam as pessoas anti-tourada. Respeito muito quem não gosta da cultura tauromáquica e por isso só espero que os defensores dos animais tenham por mim o mesmo respeito. Se for assim não haverá problemas”, avisa Maria da Luz Rosinha.
Texto retirado das redes sociais/ O Mirante
Foto:D.R.