DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quinta-feira, 13 de março de 2014

“Tratado de Alcochete” promete polémica na tauromaquia



A medida é polémica e promete fazer correr muita tinta nos próximos tempos. A reunião dos vários setores da festa, esta noite em Alcochete, entre várias matérias decidiu obrigar todos os profissionais do setor a contribuir para o Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses e para a Prótoiro.
Uma medida histórica em qualquer setor profissional deste país e que promete “aquecer” as hostes nos próximos tempos.
De seguinda o comunicado emitido pelas diversas associações com o resultado da reunião “bombástica” de Alcochete.


 Comunicado:

 As Associações representativas do sector tauromáquico em Portugal reuniram-se hoje, dia 13 de Março de 2014, para promover a união dos agentes da Festa e traçar caminhos de e para o futuro, tendo-se chegado às seguintes conclusões:
A Tauromaquia encontra-se num momento determinante para poder fortalecer e potenciar a sua posição na sociedade portuguesa.

Os problemas que afectam a Festa, quer internos quer externos, apenas serão ultrapassados com um compromisso sério e colectivo de todos os seus agentes: Empresários, Toureiros, Ganadeiros e Forcados.

Esse compromisso traduziu-se hoje num acordo entre as várias Associações sendo que, de ora em diante, todos os espectáculos tauromáquicos em Portugal, bem como os agentes que neles participam, deverão cumprir regras e contribuir, na medida das suas responsabilidades, para a defesa, promoção e divulgação da Tauromaquia.

Essa defesa, promoção e divulgação da Tauromaquia está a cargo da Protoiro – a Federação de todos nós - à qual todos os agentes deverão prestar o seu apoio.

O apoio ao Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses, obra assistencial de incontornável mérito e importância, passará também a constituir obrigação de todos aqueles que fazem da Tauromaquia sua profissão.

Os associados das associações signatárias não organizarão ou participarão em espectáculos tauromáquicos organizados ou em que participem agentes que não cumpram, antecipadamente, as suas obrigações para com o Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses e para com a Protoiro.

Pela primeira vez na história da Tauromaquia Lusa foi alcançado um acordo histórico, traduzido num consenso alargado e numa consciência comum.

A oportunidade hoje criada não pode ser desperdiçada, pelo que o compromisso hoje alcançado deve ser interiorizado e cumprido por todos aqueles que pretendem devolver a Tauromaquia ao lugar onde ela merece estar na Sociedade Portuguesa.   


João Santos Andrade

Presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide

João Ribeiro Telles

Presidente da Associação Nacional de Toureiros

José Fernando Potier

Presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados

Paulo Pessoa de Carvalho

Presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos

Foto:D.R. (arquivo)