DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 21 de agosto de 2012

A opinião de Chaubet


A FAZER DE ZARATRUSTA

Conhecendo a suscetibilidade dos Forcados, para que não hajam más interpretações e me atribuam intenções que não tenho nem nunca tive, faço sempre uma pequena introdução.

1º- Para se ser Forcado, no passado, no presente e, estou convencido no futuro, é preciso uma qualidade que não é monopólio de nenhuma geração – a valentia. 2º - A pega de toiros teve, tem e terá sempre perigo.

3º - Por isso, todos os Forcados têm, à partida, a minha simpatia. Assim, antes de reagirem negativamente a qualquer comentário que eu possa fazer e considerem menos agradável, lembrem-se do que acima escrevi.

 Posto  isto  vamos ao cerne da questão. À corrida do dia 19 de agosto no Montijo.

Os toiros espanhóis que apareceram nesse espectáculo, fizeram-me recordar os de há setenta, sessenta anos atrás. Embora os desse tempo, (felizmente), não fossem tão arrobados.

No entanto, tal como os saídos no Montijo, careciam de qualidade.
Isso fazia com que houvesse a “pega à meia volta”, “pega à quebra da mão”, “pega ao sopé”. Modalidades a que se recorria para obstar à falta de combatividade,  de  bravura  desses toiros.

Atualmente, de uma forma geral, o pegador chama o toiro de meia praça, ou pouco menos, o toiro investe e a pega acaba junto à trincheira. No tempo a que me refiro, era ainda mais raro o toiro arrancar-se de largo, do que agora não o fazer. A pega acabava antes de se chegar à trincheira porque o toiro parava a “bater”, a derrotar.

Ora para os toiros que surgiram no Montijo, nomeadamente para um, cuja falta de combatividade foi chocante, é que uma das modalidades a que me refiro, seria indicada.

Para pegar um toiro nestas condições tinha que se arriscar. Era preciso “ir busca-lo” , como se dizia na gíria dos forcados. Entrar no seu terreno. OBRIGÁ-LO a marrar. O espectáculo vinha depois.

O toiro marrava contrafeito. Não corria. A sua falta de combatividade levava-o a parar derrotando, procurando  desfazer-se  do pegador. A movimentação dos ajudas  igualmente era diferente. Hoje o toiro, no seu galope, vai ao seu  encontro. 

 Naquele tempo, quase se pode dizer que eram  os ajudas que tinham que correr para o toiro.

Enfim, lembrei-me disto porque, quanto a mim, era assim que se devia tentar pegar aquele toiro. Foi um teste positivo à valentia do Forcado que foi à cara.

 Mas desnecessariamente desgastante. O número de vezes, a convicção e determinação com que desafiou o toiro, merecia um prémio maior.

Carlos Patrício Álvares (Chaubet)  

 Foto:D.R.